O Dia de Finados, que tradicionalmente leva milhares de pessoas a visitarem entes queridos que partiram, demanda uma atenção especial à zeladoria e uma série de serviços em cemitérios de todo o País. No Recife não é diferente, e a expectativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas circulem pelos cinco cemitérios públicos da capital.
A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), está realizando uma série de serviços nos cemitérios de Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea. Segundo a gestão pública, o trabalho de conservação foi intensificado.
Ao todo, 230 homens trabalhando nos cemitérios e também nas ruas do entorno. Ficam também à disposição dos visitantes, na administração dos Cemitérios, funcionários habilitados para ajudar na localização dos jazigos e ossuários.
Os cemitérios de Santo Amaro, Parque das Flores e Casa Amarela contarão com celebrações religiosas durante todo o dia. No primeiro, acontecerão às7h (missa), 8h30 (recitação do santo) e às 10h (celebração da missa), e às 12h (missa), às 14h30 (recitação do terço) e às 16h. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, irá celebrar, no dia dois, a missa das 10h em Santo Amaro, e a das 16h no Parque das Flores.
Um dos cemitérios mais visitados é o de Santo Amaro, na área central da cidade. Nomeado como Cemitério Senhor Bom Jesus da Redenção de Santo Amaro das Salinas, ele foi projetado pelo engenheiro José Mamede Alves Ferreira, sendo inaugurado em 1º de março de 1851 para sepultamento de pessoas vitimadas pelo surto de febre amarela, que não podiam ser sepultadas em igrejas, como era o costume da época.
Sua arquitetura é radial, com túmulos distribuídos ao longo de ruas que partem de um ponto central, agrupa centenas de mausoléus de grande porte. A capela, também projetada por José Mamede Alves Ferreira, foi construída por volta de 1853. Trata-se de um monumento de estilo gótico de cruz grega, fechada por uma só abóbada.
No cemitério estão personalidades como a Menina sem nome; Conselheiro Rosa e Silva; Barão de Itamaracá; Conde da Boa Vista; Joaquim Nabuco; José Mariano Carneiro da Cunha; Governador Manoel Borba; Capiba - Lourenço da Fonseca Barbosa; Dr. José Maria de Albuquerque Melo; Dona Leonor Porto; Chico Science e Augusto Lucena. Todos esses no setor 1 do cemitério.
Já no setor dois estão Visconde de Camaragibe; José Francisco de Moura Cavalcanti; Mário Mello; Barão de Mecejana; André Valli; Mário Sette; Maciel Pinheiro; José Isidoro Martins Júnior; Estácio Coimbra; Barão de Contendas; Marcos Freire; Monsenhor Muniz Tavares; José Rufino Bezerra Cavalcanti.
Nos setores três e quatro estão: Ascenso Ferreira; Paulo Pessoa Guerra; Antônio de Góis Cavalcanti; Antônio Arruda de Farias; Herculano Bandeira de Melo; Miguel Arraes de Alencar; Carlos de Lima Cavalcanti; Menino Alfredinho; Eduardo Henrique Accioly Campos; Agamenon Sérgio de Godói Magalhães; Aloísio Sérgio Barbosa de Magalhães; Heinrich Moser; Barão da Vitória e Carlos Pena Filho.
Confira a programação religiosa do dia 2/11:
Santo Amaro
Missas: 7h | 8h30 (terço) | 10h (com Dom Fernando Saburido)| 12h | 14h30 (terço)| 16h
Parque das Flores
Missas: 8h | 11h | 14h | 16h (com Dom Fernando Saburido)
Várzea
Missas: 7h | 10h
Culto evangélico: 15h
Hinos e louvores: das 7h às 16h
Casa Amarela
Missas: 7h | 10h | 16h