A Defesa Civil do Recife informou que, nas últimas 12h, foram registradas chuvas que chegaram a 158 mm em algumas partes da cidade, o equivalente a mais de 125% do total previsto para o mês, que é de 122,90 mm.
Nesta manhã, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) alterou o Estado de Observação (amarelo) para Estado de Atenção (laranja).
O cenário se estende da Região Metropolitana do Recife para a Mata Sul e Mata Norte. A previsão coloca que o sistema deve continuar durante a manhã e diminuir somente pela tarde.
Algumas partes das cidades pernambucanas já sofrem com diversos pontos de alagamento, queda de energia e suspensão de atividades.
A Defesa Civil recebeu 207 chamados da população no período citado, referentes a solicitações de lonas e pedidos de vistorias, nenhuma delas com gravidade.
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) destacou que, nas últimas horas, foram registradas nove ocorrências com de árvores na cidade, sendo queda total ou parcial. Até o momento, quatro já foram concluídas. A população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 0800-081-3400, que é gratuito e funciona 24h.
A Rede Municipal de Ensino do Recife não suspendeu as aulas. Apenas as unidades que ficam em áreas de alagamento e não puderam receber os estudantes estão sem atividades no momento. As escolas que ficam em localidades que não estão alagadas seguem com aulas normais.
Para o turno da tarde, a Secretaria de Educação irá avaliar durante o dia, a depender da intensidade da chuva, para tomar a decisão sobre suspender ou não.
Equipes formadas por 150 agentes e 165 orientadores de trânsito da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. Entre as 0h e 12h da segunda-feira (6), não foram registrados sinistros de trânsito com vítimas.
No período, a CTTU registrou ocorrências em 27 semáforos, 7 já atendidas e 20 em atendimento. Segundo a Prefeitura, a Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 162 câmeras de videomonitoramento.