A primavera no Hemisfério Sul começou. Neste sábado, 23 de setembro, desde as 3h50, o País entrou na estação das flores. No Nordeste, a previsão climática indica condições favoráveis para o predomínio de chuva abaixo da média histórica em grande parte da região, principalmente no Maranhão e Piauí. No leste dos estados da Paraíba e de Pernambuco, há possibilidade de chuva próxima da média, mas com muito calor sendo registrado no restante do País.
Assim como na Região Norte, as condições de chuva prevista para a Região Nordeste estão associadas aos impactos do El Niño. A previsão de temperatura do ar indica predomínio de condições favoráveis para
temperaturas acima da média histórica em toda a região nos próximos meses.
CALOR INTENSO
Apesar de ainda não ser verão, a onda de calor que veio sendo vivenciada nos últimos dias do inverno deverá permanecer neste início da primavera. O Instituto Nacional de Meteorologia segue alertando para as altas temperaturas a serem registradas no País neste fim de semana.
O Inmet tem emitido alertas sobre a onda de calor e a baixa umidade do ar. Pelo menos 14 estados estão no alerta amarelo (perigo potencial), podendo registrar umidade relativa do ar entre 30% e 20% até domingo (24).
Já em relação à onda de calor, pelo menos 11 estados estão sob alerta vermelho (grande perigo), com temperatura máxima ficando 5ºC acima da média do mês por mais de cinco dias consecutivos.