A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes dará continuidade, a partir desta segunda-feira (25), às oficinas de escuta popular sobre a revisão do Plano Diretor, que tem o objetivo de adequar o município a várias questões que garantam à população uma cidade mais resiliente, inclusiva e sustentável. Os debates iniciaram no dia 18, com a participação de moradores, empresários, dos setores cultural, da saúde e educação, entre outros, em Jaboatão Centro, Piedade e no Curado. O prefeito Mano Medeiros considera a presença ativa da população como fundamental, pois o objetivo comum do poder público e da sociedade é preparar Jaboatão para o futuro.
Nesta segunda-feira (25), a escuta será no Colégio Instituto Brasília, situado na Avenida Gonçalves Dias, S/N, em Jardim Jordão, das 17h45 às 20h. Na terça (26), moradores de Cavaleiro participarão da oficina na sede da Regional 2, localizada na Praça Severina Rita Coelho, 20. O debate com representantes da Muribeca e do Conjunto Marcos Freire está marcado para quarta-feira (27), na Regional 4, que fica no Eixo da Integração. Esta primeira etapa de escuta encerra em 2 de outubro, ouvindo moradores da Regional 5, em Prazeres.
Para confirmar os locais das oficinas e obter atualizações e se manter informado sobre outros eventos programados, basta consultar a agenda no portal planodiretor.jaboatao.pe.gov.br/agenda. Também é possível dar sugestões preenchendo o formulário que está no mesmo portal. Em todas as escutas há tradução em libras, como forma de inclusão de pessoas com deficiência auditiva.
“Esse início de escuta nos deixou muito satisfeitos, porque deu para sentir a confiança dos participantes em querer contribuir com o novo Plano Diretor. Estamos preparando Jaboatão para os próximos anos, por isso vamos a cada Regional para ouvir todos os segmentos da sociedade porque quem mora nas comunidades e vive o dia a dia da cidade pode apontar as demandas, dizer o que está dando certo e o que pode melhorar”, destacou o prefeito Mano.
Nas oficinas, os participantes se dividem em grupos, conforme os temas que têm mais interesse. A revisão do Plano Diretor está ancorada nos cinco pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030: Pessoas, Parcerias, Planeta, Prosperidade e Paz. E foram adicionados os temas Patrimônio e Poder Público.
NOVA ORLA
O prefeito Mano Medeiros ressaltou que, em paralelo à revisão do Plano Diretor, a gestão municipal já está atuando para garantir o desenvolvimento social e econômico de Jaboatão. “Ouvir a população é uma prática da nossa gestão e um exemplo disso é a requalificação da orla do município. Foi ouvindo moradores, comerciantes, a construção civil, o trade turístico que decidimos oferecer uma orla com melhor estrutura. Já fizemos uma parte em Piedade e com estas novas etapas da requalificação, estamos criando mais espaços de lazer e oportunidades para atrair empreendimentos que vão valorizar ainda mais a região, fazer a economia girar e criar empregos.”, ressaltou.
As obras, que têm um investimento de R$ 14,9 milhões, tiveram início na sexta-feira passada, com a construção de calçadão, pista de cooper, ciclovia nos bairros de Piedade, entre a Igrejinha de Piedade e a divisa com o Recife, e em Barra de Jangada até a fronteira com Cabo de Santo Agostinho. O projeto também contempla Candeias, com a ciclovia na Avenida Bernardo Vieira de Melo. Com estes novos percursos, os ciclistas terão 8,7 km para se deslocarem ao trabalho e no lazer.