Com informações do repórter Waldson Balbino, da TV Jornal
Um apartamento no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, foi alvo de um incêndio na manhã desta terça-feira (19). O fogo iniciou na cozinha, mas não se espalhou graças à cadelinha Maqui, que acordou a tutora e dona da casa, às 5h.
"Eu estava deitada e ela pulou da cama, correu até a cozinha e começou a latir forte. Eu fui ver o que estava acontecendo. Quando cheguei lá o fogo já estava no freezer. Eu corri para pegar o extintor no hall", relatou a advogada Rose Asfora.
Os vizinhos também se assustaram com o fogo, como a aposentada Ivanise Ramos, que mora no térreo do prédio, situado na Avenida Boa Viagem. "Comecei a gritar: gente, incêndio, desce! Desliguei o botijão de gás e vim embora", contou ela.
Então, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) foi acionado para apagar as chamas. A corporação enviou quatro viaturas até o local.
"Efetuamos a evacuação total do prédio. As chamas se restringiram à cozinha, porém a fumaça tomou conta de todo o apartamento, que teve sérios danos materiais", disse o Tenente Teles, que atendeu a ocorrência.
Segundo ele, há possibilidade do fogo ter sido causado por um curto-circuito em um eletrodoméstico. "Aparentemente, o incêndio começou em um forno, tanto que as chamas consumiram totalmente um armário metálico próximo ao fogão. Dessa forma, temos indícios que o foco começou ali", afirmou.
No entanto, a hipótese ainda será investigada pelo Instituto de Criminalística (IC).
O incêndio foi considerado de média proporção e felizmente ninguém se feriu. Contudo, algumas pessoas precisaram ser atendidas no local após inalarem fumaça.