URBANISMO

Jaboatão dos Guararapes é a 4ª cidade do Brasil com mais gente vivendo em áreas de risco

Levantamento da Casa Civil e do Ministério das Cidades mostrou que mais de 188 mil habitantes do município localizado no Grande Recife vivem em áreas de risco

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 23/01/2024 às 12:18
Notícia
X

Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, é a quarta cidade do Brasil com mais moradores vivendo em áreas de risco. Segundo levantamento inédito feito pela Casa Civil e pelo Ministério das Cidades, 29,2% dos habitantes do município — 188.026 pessoas — moram em locais suscetíveis ao risco.

Em primeiro lugar, está Salvador (BA), com 1,2 milhão de pessoas morando em locais suscetíveis a enchentes, deslizamentos e enxurradas. Depois, vem São Paulo (SP), com 674 mil habitantes, e Belo Horizonte (MG), com 389 mil pessoas nessa situação. Após Jaboatão (PE), está Fortaleza (CE), com 102 mil habitantes em risco.

O estudo, obtido pelo O Globo, mostrou que, em todo o País, há 8,9 milhões de pessoas em áreas de risco, distribuídas por 1.942 municípios. Ainda, pontuou que o número de cidades em situação crítica cresceu 136% em relação a um levantamento feito em 2012 pela Casa Civil, quando eram 821 municípios.

O mapeamento foi construído com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Serviço Geológico do Brasil e do Atlas de Vulnerabilidade a Inundações, produzido pela Agência Nacional de Águas (ANA). Também participaram de sua construção o Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério de Minas e Energia e Ministério do Meio Ambiente.

Segundo informações do O Globo, ele vai fazer parte do primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, que deve ser divulgado em breve, priorizando os municípios em maior risco. A análise também serviu de apoio para a construção do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que prevê R$ 14,9 bilhões para a atender a essas áreas até 2026.

PLANO MUNICIPAL DE REDUÇÃO DE RISCOS

No último mês, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e a Prefeitura de Olinda se reuniram com o governo federal para dar início à elaboração de seus planos municipais de redução de riscos. A intenção é aperfeiçoar o instrumento de planejamento urbano, revisar a metodologia e fortalecer a formação de profissionais da área frente à crise climática.

Os projetos, que vão contemplar outros 18 municípios brasileiros, serão tocados em parceria entre o Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco (SNP), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e universidades públicas.

Jaboatão dos Guararapes foi a cidade mais afetada pela tragédia das chuvas em Pernambuco em 2022, com 64 mortes provocadas por deslizamentos de barreira e alagamentos. Em todo o Estado, estima-se que maisde 130 mil pessoas foram afetadas.

Algumas das causas apontadas por especialistas, à época, foram o mal planejamento urbano das grandes cidades, o alto déficit habitacional de Pernambuco, que leva 207 mil pessoas (13,4% da população) a viverem em áreas de risco no Recife e 188 mil (29,2%) em Jaboatão.

 

Tags

Autor