O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) lançam, nesta quarta-feira (21), um projeto voltado para a promoção da produção agroecológica e empoderamento de grupos de mulheres pertencentes aos povos e comunidades tradicionais do Nordeste e do estado de Minas Gerais. A solenidade vai acontecer às 9h no Salão Nobre da UFRPE, no Recife.
O Projeto Jandaíras: Mulheres e Saberes Tradicionais Transformando a Sociobiodiversidade Nordestina é uma iniciativa que visa gerar renda e inserir mulheres dos Povos e Comunidades Tradicionais em mercados a partir do desenvolvimento ou melhoria de alimentos, bebidas e artesanatos elaborados com produtos da sociobiodiversidade brasileira em agroindústrias comunitárias ou grupos produtivos.
Segundo o governo federal, isso permitirá a agregação de valor, aumento da renda, garantia da segurança alimentar e nutricional para as famílias beneficiadas, além de valorizar os saberes ancestrais das mulheres nordestinas e dos jovens.
"A grande diversidade de segmentos de povos e comunidades tradicionais envolvidos no Projeto Jandaíras e o fato de priorizar Mulheres e Juventudes fazem desta iniciativa uma resposta concreta para a inclusão produtiva e o etnodesenvolvimento nos biomas onde as ações serão realizadas", afirmou Edmilton Cerqueira, Secretário Nacional de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA.
“Para a UFRPE essa é uma grande oportunidade de reafirmar sua vocação em ser uma instituição pública que cumpre seu papel social no apoio às ações de combate às desigualdades e que fortaleça a democracia no Brasil. O Jandaíras é um projeto de extensão que de mãos dadas ao MDA pretende fortalecer grupos de mulheres e as juventudes de PCTs na construção da autonomia e empoderamento, produzindo alimentos, garantindo a segurança alimentar e no enfrentamento ao racismo e à violência de gênero”, disse Laetícia Jalil, coordenadora do Projeto e professora da UFRPE.
A cerimônia contará com mais de 150 convidados de 10 estados brasileiros, entre gestores públicos, representantes de organizações não governamentais, pesquisadoras(es), professoras(es) universitários, estudantes, agricultoras, quebradeiras de coco babaçu, pescadoras artesanais, marisqueiras, catadoras de mangaba, quilombolas, extrativistas, caatingueiras, fundo de pasto e indígenas.
Na ocasião, será assinado um Termo de Execução Descentralizada (TED), com a presença do reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, do Secretário de Território e Sistemas Produtivos de Quilombolas e Povos Tradicionais (SETEQ),Edmilton Cerqueira, da Secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia, Patrícia Vasconcelos, da sub-secretaria de Mulheres Rurais, Conceição Dantas, da Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal,
Ainda, participam o Presidente do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, Samuel Leite Caetano, a representante da Rede PCT Brasil, Tainara Nascimento Vidal, e os professores Fernando Freire, Ricardo Cavalcanti e Moisés de Melo.
SEMINÁRIO
De 20 a 23 de fevereiro, o projeto promove uma série de atividades que visam promover o intercâmbio de experiências, diálogos construtivos e formação, com foco no fortalecimento das mulheres e juventudes pertencentes aos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) do Nordeste do Brasil. O evento acontece no Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (SINDSPREV) - BR-101, Km 57 - s/n - Guabiraba, Recife.
Programação:
Dia 20 de fevereiro:
Intercâmbio de experiências com visitas aos grupos:
- Grupo de Mulheres Marisqueiras e Pescadoras Artesanais de Barra de Sirinhaém e Aver-o-Mar, em Sirinhaém.
- Centro de Agricultura Xukuru do Ororubá (CAXO) da Mata da Boa Vista e Casa das Sementes Mãe Zenilda Xukuru do Ororubá, em Pesqueira.
- Comunidade Quilombola do Xambá – Grupo Cultural Bongar Nação Xambá, em Olinda.
Dia 21 de fevereiro
Manhã (UFRPE):
Assinatura do TED com realizadores e parceiros do projeto.
Tarde (Sindisprev):
1. Mesa de diálogos: "A atuação da SETEQ/ MDA para o fortalecimento das Mulheres e Juventudes PCTs do Nordeste do Brasil. Construção da Rede de Mulheres de PCTs do Nordeste do Brasil."
2. Mesa sobre a Gestão do Jandaíras.
3. Oficinas:
- Tranças Afro - Isabel Santos, UFRB.
- Danças Circulares - Edneida Cavalcante, FUNDAJ.
- Turbantes - Edclea Santos - Associação Grupo Espaço Mulher .
Dia 22 de fevereiro:
- Espaço de diálogo com o MDA e formação com as mulheres.
- Seminário de Juventudes PCTs: "Juventudes sujeitos do presente, dialogando ancestralidades e futuros."
- Apresentação cultural de Maracatu e Coco de Roda.
Dia 23 de fevereiro:
- Construção do Cronograma e acordos coletivos do Projeto Jandaíra
- Encerramento com almoço.