RELIGIÃO

Campanha da Fraternidade 2024 será lançada na Missa de Cinzas, no Parque da Jaqueira

O tema da campanha este ano é "Fraternidade e amizade social" e o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs"

Cadastrado por

JC

Publicado em 10/02/2024 às 9:45 | Atualizado em 10/02/2024 às 9:53
Missa campal será presidida pelo arcebispo de Recife e Olinda, dom Paulo Jackson, às 15 h. São esperadas representações de todas as paróquias da Arquidiocese para a missa. - Dom Paulo Jackson

A Campanha da Fraternidade 2024 será lançada em Pernambuco na Missa de Cinzas realizada no Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife. Este ano, a Arquidiocese de Olinda e Recife decidiu que o evento vai acontecer durante a tradicional Missa de Cinzas, que marca o início da Quaresma – tempo litúrgico em preparação para a Páscoa. O local escolhido para o lançamento foi o Parque da Jaqueira, em missa campal presidida pelo arcebispo, dom Paulo Jackson, às 15 h.

São esperadas representações de todas as paróquias da Arquidiocese para a missa, durante a qual os fiéis receberão, na testa, o sinal da cruz feito com as cinzas que restaram da queima dos ramos de palmeiras abençoados na Semana Santa anterior (2023). A Missa de Cinzas traz a mensagem da finitude do corpo (“Lembra-te que és pó e ao pó voltarás” – Gn 3,19), mostrando a urgência da conversão para alcançar a vida eterna (“Convertei-vos e crede no Evangelho” – Mc 1,15).

Para este dia na Jaqueira, pouco antes da missa, haverá ainda a apresentação da campanha solidária que une a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) à Casa do Pão: trata-se de doação mensal de dinheiro, via conta de água, por meio do projeto Conta Comigo.

60 ANOS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Missa campal será presidida pelo arcebispo de Recife e Olinda, dom Paulo Jackson, às 15 h - ARTUR BORBA / JC IMAGENS

O ano de 2024 marca os 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. O tema é “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Durante o tempo quaresmal, a Igreja pede conversão e penitência, jejum, esmola e oração, em preparação para a Páscoa. Não se diz “Aleluia”, nem se colocam flores na igreja. Não devem ser usados muitos instrumentos e não se canta o Hino de Louvor. É um tempo de sacrifícios e mansidão, no qual se aprende sobre a misericórdia de Deus.

Algumas igrejas têm o costume de cobrir as imagens de Jesus e dos santos com um tecido roxo (cor litúrgica da Quaresma), descobrindo-as somente na Semana Santa – mais especificamente na vigília pascal celebrada no Sábado Santo.

Para refletir melhor sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2024, acesse o site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): cnbb.org.br.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS