CARNAVAL

Recife já pensa em integrar a Data Magna ao Carnaval de 2025, diz secretário

Secretário de Turismo diz que ouvirá a população recifense sobre a proposta

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 14/02/2024 às 9:30 | Atualizado em 14/02/2024 às 10:39
Carnaval do Recife 2024 - Wesley D'Almeida

O secretário de Turismo do Recife, Antônio Coelho, revelou que a Prefeitura já considera integrar a Data Magna ao Carnaval da capital em 2025. Isso porque o feriado estadual, celebrado em 6 de março, cairá na quinta-feira seguinte à Quarta-Feira de Cinzas.

"Nós iremos iniciar um processo de escuta da população para saber como nós poderemos integrar a Data Magna de Pernambuco, como o aniversário do Recife, no período do próximo Carnaval. Mas certamente nossas decisões serão tomadas sempre ouvindo a voz do povo recifense", disse ele, durante entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (14).

A atual gestão também pretende estruturar a festa para começar novamente na quinta-feira, como neste ano. Contudo, o só martelo será batido pelo prefeito eleito em 2024.

"A gente vai deixar tudo estruturado e montado para ter essa extensão no ano que vem. Naturalmente, após as eleições, quem vier ganhar a eleição vai poder tomar a decisão, mas nossa gestão vai deixar toda a parte de estruturação prévia, entendendo que é um legado", disse o prefeito João Campos (PSB).

Dessa forma, a folia pode começar na quinta e ir, no mínimo, até a outra quinta-feira. 

CARNAVAL 2024

As declarações foram dadas durante apresentação do balanço do Carnaval de 2024. Nela, o município anunciou que a festa atraiu 3,4 milhões de foliões até a cidade - 20% a mais que no último ano. Ainda, foram criados 57 mil postos de trabalho temporários, o que movimentou mais de R$ 2,4 bilhões na economia local.

A festa, que pela primeira vez começou ainda na quinta-feira, contou com 49 polos e mais de 3 mil atrações, incluindo 1,7 mil da Cultura Popular, sendo 98% da grade formada por artistas locais. Foram registradas 2 milhões de pessoas no Bairro do Recife e 1,4 milhão nos palcos descentralizados.

Segundo dados coletados pelo Observatório do Turismo do Recife (OTREC), a movimentação no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Freyre, ultrapassou a faixa de 150 mil pessoas no período.

Para o Carnaval, as principais companhias aéreas como Azul, Gol e Latam incrementaram a oferta de voos, injetando 196 voos extras para atender a demanda, além dos 1.477 voos regulares. Atualmente, Recife realiza ligações diretas com 20 estados, sendo 41 voos diretos nacionais e 5 diretos internacionais.

A ocupação hoteleira na cidade, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) é de 96%, considerando o período de 9 a 13 de fevereiro. Uma pesquisa de satisfação feita pelo município apontou que 98% do público entrevistado pretende voltar a brincar a folia na cidade no ano que vem.

APRESENTAÇÕES

O Concurso de Agremiações reuniu 226 agremiações, entre entre escolas de samba, blocos de pau e corda, tribos de índios, troças carnavalescas, maracatus de baque solto, maracatus de baque virado, clubes de frevo, clubes de boneco, caboclinhos, bois e ursos. O resultado será divulgado nesta quinta-feira (15), no Pátio de São Pedro, na Casa 10, a partir das 10h.

Os espetáculos batizados de Matriz de Cultura Popular (MCP) trouxeram 1.700 apresentações da cultura popular, festa adentro e Recife afora, entre bois de carnaval, caboclinhos, afoxés, maracatus e tantas outras manifestações locais, incluindo o frevo.

A Noite dos Tambores Silenciosos reuniu 29 grupos de maracatus em saudação aos orixás e aos ancestrais da cultura de matriz africana que formou a identidade do povo recifense, pernambucano e brasileiro. No Pátio de Santa Cruz, Bois, Ursos, Caboclinhos e Índios se encontraram, do domingo à terça, em cerca de 40 apresentações, convidando o Recife a se encontrar também com suas origens.

NÚMEROS DO CARNAVAL DO RECIFE

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS