A forte chuva ocorrida na Região Metropolitana do Recife na madrugada desta sexta-feira (16), marcada por trovões e relâmpagos, fez com que as cidades amanhecessem com diversos alagamentos e até possibilidades de deslizamentos na capital.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima emitiu um aviso meteorológico de "estado de atenção". Publicada por volta das 3h, a notificação também vale para a mesorregião da Zona da Mata - Mata Norte e Mata Sul de Pernambuco.
Mais cedo, por volta das 1h, a Apac já havia emitido um aviso de "estado de observação", mas elevou o nível "porque há ainda muita instabilidade sobre o oceano, que deve adentrar ao continente nas regiões citadas".
Ainda segundo a Agência, as chuvas moderadas e pontualmente fortes ocorreram por instabilidades associadas à Zona de Convergência Intertropical e Cavado de Altos Níveis.
A APAC divulgou que os municípios com maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas são: Itapissuma (157 mm), Maraial (87 mm), Camaragibe (76 mm), São José da Coroa Grande (71 mm) e Vitória de Santo Antão (70 mm).
Impactos no Agreste
Em entrevista à Rádio Jornal, o coronel Clóvis Ramalho, Secretário Executivo da Defesa Civil em Pernambuco, afirmou que os municípios mais afetado estão no Agreste. Bom Conselho está contabilizando mais de 20 pessoas desalojadas.
Em Garanhuns, os registros apontam oito pessoas desalojadas, quatro edificações interditadas e duas residências desabadas.
"Também foram registrados momentos fortes da chuva em Timbaúba, na Zona da Mata, que afetaram em torno de oito casas. Porém, não tivemos desalojados lá", explicou.
Suspenção de aulas no Recife
Na manhã desta sexta-feira, o Centro de Operações do Recife (COP) da Prefeitura do Recife reforçou que a cidade está em "estado de atenção".
"Identificamos algumas ocorrências por causa das chuvas, como alagamentos e a possibilidade de deslizamentos. Dependendo de onde você esteja, sua rotina pode ser impactada. Nossas equipes estão trabalhando para reverter a situação", diz a nota.
Em razão do acumulado de chuvas, o COP e a Defesa Civil também informaram que as aulas presenciais na rede municipal de ensino foram suspensas no turno da manhã desta sexta. Na rede estadual, as aulas estão mantidas.
O campus da UFPE no Recife também suspendeu aulas. Os demais campus de Vitória e Agreste devem seguir a orientação enviada por ofício no SIPAC nesta sexta-feira que determina as orientações regulares para dias de chuva. Um novo comunicado será divulgado às 13h informando sobre o expediente da tarde e noite no Recife.
Serviços não essenciais de forma remota
"A Prefeitura do Recife também recomenda a suspensão das atividades para toda a rede privada de ensino infantil, médio e superior. O COP recomenda ainda que serviços não essenciais sejam realizados de forma remota", diz a nota do COP.
A gestão municipal informa que as famílias que moram em áreas de risco devem buscar um local seguro ou acionar um dos abrigos da Prefeitura do Recife disponíveis no Conecta Recife ou no site acaoinverno.recife.pe.gov.br.
A Defesa Civil do Recife está em plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h.
Neoenergia aumenta equipes
Para atender com maior brevidade as ocorrências registradas devido às chuvas na Região Metropolitana, a Neoenergia Pernambuco aumentou em 300% o número de equipes em campo atuando em toda a região.
"O Centro de Operações Integradas também reforçou sua estrutura com o dobro do número de pessoas. Os técnicos da concessionária seguirão em esquema de reforço nas ruas até que todas as solicitações emergenciais registradas pelos clientes sejam atendidas", diz a instituição, em nota.
A Neoenergia Pernambuco solicita que os clientes informem possíveis ocorrências pelo WhatsApp (81) 3217.6990 ou pela central de atendimento, por meio do número 116.