TRADIÇÃO

Procissão das Bandeiras resguarda os festejos juninos no Recife

No fim da tarde, houve a sagração das bandeiras celebrada pelos redentoristas do Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte da capital

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 19/06/2024 às 20:20
Notícia

O Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, foi o ponto de partida de mais uma edição da tradicional Procissão das Bandeiras dos Santos Juninos. Nesta quarta-feira (19), um total de 19 bandeiras de agremiações da Região Metropolitana do Recife (RMR) participaram da liturgia, que seguiu em direção ao principal polo junino da cidade: o Sítio Trindade.

BÊNÇÃOS E TRADIÇÃO

No fim da tarde, houve a sagração das bandeiras celebrada pelos redentoristas do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. “As festividades juninas têm as bênçãos dos seus santos padroeiros, que são muito populares, reverenciados com fervor pelo povo da nossa região. Entre tantas marcas bem particulares desse ciclo cultural, esta religiosidade se manifesta fortemente, como acontece na Procissão dos Santos. A sagração das bandeiras, na Igreja do Morro da Conceição, a ocupação das ruas em cortejo, a chegada a um polo de festa, tudo isso congrega um importante sentimento de comunidade, que se junta em fé e em comemoração", afirmou o secretário de cultura do Recife, Ricardo Mello.

O cortejo religioso da Procissão das Bandeiras é antecipado pelo Desfile das Bandeiras, que ocorreu no último domingo (16), no Centro do Recife. Nesta quarta, o ato religioso celebrou os santos católicos considerados padroeiros do ciclo, São José, Santo Antônio, São João e São Pedro.

 

Tags

Autor