Mais de 250 mulheres devem ter acesso à qualificação em moda no município de Glória do Goitá, Zona da Mata Norte do estado. Inaugurada na última quinta-feira (20), a Escola de Moda da Giral, da Organização Não Governamental Giral, prevê geração de emprego e renda na região, que tem como principais atividades econômicas a agricultura e o comércio.
A iniciativa se inspira no conhecido Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco, formado pelas cidades de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, um dos maiores do Brasil. Para dar início às atividades, a escola recebeu 40 máquinas de costura industriais, destinadas aos cursos de Modelagem, Corte e Costura da organização.
Durante a formação, as participantes irão produzir diferentes peças do vestuário, incluindo fardamentos para os estudantes da ONG. A Organização Não Governamental Giral já promove cursos de corte e costura em seu espaço e capacita, periodicamente, idosos e idosas com a perspectiva de recomeçar uma carreira profissional.
Para o professor de Corte e Costura, Jhonne Cleibison, pelo menos 60 idosas já foram beneficiadas. “Com a implantação da Escola de Moda elas estão descobrindo que a idade não é nenhum empecilho para criarem um vestido que sonhavam usar. Além disso, elas começam a ter condições de uma renda extra, costurando para amigos, parentes e vizinhos”, destacou.