Abastecimento de água suspenso em mais de 30 bairros no Recife; 320 mil pessoas são afetadas
Danos causados por maquinário da Prefeitura do Recife em adutora durante obras em Afogados afetam abastecimento de água em 33 bairros da cidade
A perfuração de uma adutora ocasionou interrupção no abastecimento de água em 33 bairros da cidade na Área Central, Zona Norte e Zona Oeste, afetando cerca de 320 mil pessoas.
O incidente ocorreu na tarde desta terça-feira (14), após uma adutora de grande porte, com 1.200 mm de diâmetro, ser atingida por maquinário utilizado em uma obra da Prefeitura do Recife, na Rua Professor Augusto Wanderley Filho, no bairro de Afogados.
Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a adutora danificada é uma das principais responsáveis pelo fornecimento de água para várias áreas da capital pernambucana.
O abastecimento de água foi interrompido para deter o vazamentto e impedir danos maiores. Técnicos da companhia. A expectativa é que o diagnóstico dos danos seja concluído até o meio-dia desta quarta-feira (15).
Bairros afetados
As localidades afetadas incluem áreas centrais e das Zonas Norte e Oeste:
- Aflitos;
- Afogados;
- Bongi;
- Boa Vista;
- Cabanga;
- Coelhos;
- Coque;
- Cordeiro;
- Derby;
- Espinheiro;
- Graças;
- Ilha de Joana Bezerra;
- Ilha do Leite;
- Ilha do Retiro;
- Jiquiá;
- Madalena;
- Mangueira;
- Mustardinha;
- Paissandu;
- Prado;
- Recife Antigo;
- Rosarinho;
- San Martin;
- Santo Amaro;
- Santo Antônio;
- São José;
- Soledade;
- Torre;
- Torrões;
- Zumbi.
Previsão de normalização
De acordo com a Compesa, o diagnóstico para os serviços de reparo do trecho da adutora rompida foram concluídos. Mas foi necessário confeccionar uma peça específica para o tipo e diâmetro da tubulação, que já foi entregue pelo fornecedor, levando a previsão de conclusão do serviço para esta quinta-feira (16).
"Os técnicos da Compesa estão mobilizando profissionais, equipamentos e materiais para o início do conserto do tubo, previsto para as 19h desta quarta-feira (15). A expectativa é finalizar os trabalhos até as 06h de quinta-feira (16), pois equipes serão reforçadas para dar celeridade às intervenções. Após a conclusão das atividades, será retomada a operação da adutora e iniciado o processo de regularização de água para as localidades afetadas de forma gradativa".
Para reduzir o impacto no abastecimento de água de bairros do Recife, os técnicos da Companhia realizaram um reparo emergencial para que a adutora pudesse funcionar com pressão reduzida, possibilitando que a água chegasse a algumas áreas.
"Entretanto, para executar os serviços desta noite (quarta), os registros serão fechados novamente até a conclusão dos reparos", informa a companhia.