Reunião

Após polêmica com governadores, Bolsonaro diz que terá reunião com todos para discutir coronavírus

Reunião será feita com os governadores da região Norte e Nordeste e depois com os das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

Gabriela Carvalho Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Estadão Conteúdo
Publicado em 23/03/2020 às 10:34 | Atualizado em 23/03/2020 às 11:57
ANTÔNIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) - FOTO: ANTÔNIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

Após atacar governadores e chamá-los de "exterminadores de empregos", o presidente Jair Bolsonaro informou nesta segunda-feira (23) que deve ouvir nesta data governadores das regiões Nordeste e Norte. Os encontros serão separados e ocorrerão por videoconferência.

>> O povo saberá que foi enganado pelos governadores e pela mídia sobre coronavírus, diz Bolsonaro

O objetivo é debater medidas de atuação contra o novo coronavírus. Bolsonaro afirmou ainda que deve se reunir na terça-feira, também remotamente, com governadores das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

>> Governadores do Nordeste pedem ajuda à China para combater coronavírus

As reuniões ocorrem após sucessivas críticas de Bolsonaro à atuação de governadores que adotaram ações de restrições em seus estados, especialmente na área do comércio, para prevenir a covid-19.

No domingo, em entrevista à TV Record, Bolsonaro chegou a dizer que os chefes estaduais estavam "de olho na sua cadeira" de presidente e que eram "exterminadores de empregos".

"Tem algumas autoridades que estão ministrando remédio em excesso", disse para jornalistas em frente ao Palácio da Alvorada nesta segunda. "A dose do remédio não pode ser excessiva de modo que o efeito colateral seja mais danoso que o próprio vírus", declarou.

Governadores do Nordeste

O presidente Jair Bolsonaro e os governadores do Nordeste já têm um histórico de desavenças desde o início de seu mandato. Relembre algumas:

>> Haddad diz que Bolsonaro 'demonstra desprezo pelo Nordeste'

13º do Bolsa Família

>> Bolsonaro chama Paulo Câmara de 'espertalhão' em briga por paternidade do 13º do Bolsa Família

O governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), em outubro de 2019, através das suas redes sociais, rebateu as acusações do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de que teria sido desonesto ao assumir a paternidade pela criação do 13º do Bolsa Família. “Fui surpreendido, agora pela manhã, com um ataque direto do Presidente da República, que, de maneira desinformada, falta com o respeito ao governador e ao estado de Pernambuco”, disparou.

O socialista se referia a um post feito pelo presidente Jair Bolsonaro, em sua página no Facebook, mostrando um vídeo feito no município de Toritama, por um apoiador chamado Abimael Santos em frente a uma propaganda do Governo do Estado sobre o 13º do Bolsa Família. O homem afirma que o governador é “mentiroso” e “enganador” e questiona a falta do símbolo do Governo Federal na peça. “Tu estás querendo surfar na onda Bolsonaro é?”, crítica o rapaz. Na legenda, Bolsonaro declarou: “A desonestidade ainda persiste na política. O espertalhão da vez agora é o Governador de Pernambuco, do PSB. Mas o povo de bem reage às mentiras. Bom dia a todos”.

Na época, outros governadores do Nordeste divulgaram carta de apoio a Paulo Câmara.

Escolas cívico militares

>> Para Bolsonaro, governadores do Nordeste fazem política ao não aderir as escolas cívico-militares

Em fevereiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não poupou críticas aos governadores do Nordeste, ao afirmar que os gestores fazem política ao não aderirem ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, de iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Defesa.

“Oito dos nove governadores do Nordeste não aceitaram [apenas o CE aderiu] a escola cívico-militar. Para eles, a educação vai indo muito bem, formando militantes e desinformando lamentavelmente. Aqui no Sudeste também, tivemos dois governadores que não aceitaram [RJ e ES]”, disparou o presidente, durante a inauguração da pedra fundamental do Colégio Militar de São Paulo.

O Governo de Pernambuco se posicionou sobre as críticas, por meio de nota assinada pelo secretário estadual de Educação, Fred Amancio. Ele explica que quando o projeto do Ministério da Educação foi anunciado, não houve detalhamento do modelo que seria adotado e quais as suas bases de implantação. “Também não havia clareza dos parâmetros que seriam utilizados, uma vez que não foram apresentados estudos ou análises mais aprofundados sobre resultados das poucas escolas com esse modelo em funcionamento no Brasil”, afirmou Fred.

Nordeste 'paraíba'

>> Bolsonaro ataca governador do Maranhão e chama Nordeste de 'Paraíba'

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) aparece criticando o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e se referindo aos estados da região Nordeste pelo termo 'Paraíba'. O áudio foi capturado por um dos microfones da mesa do café da manhã com jornalistas, em uma conversa informal entre o presidente e o ministro Onyx Lorenzoni.

Na publicação, Bolsonaro diz que dos governadores do Nordeste, o pior é Flávio Dino. "Dos governadores de 'Paraíba', o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara", disparou o presidente.

O uso de um termo pejorativo para se referir aos nordestinos provocou a reação de governadores da região, que manifestaram "espanto e profunda indignação". Bolsonaro disse que foi "uma crítica em três segundos" e que a imprensa "fez uma festa" com a declaração.

"Eles, os governadores, são unidos. Eles têm uma ideologia, perderam as eleições e tentam o tempo todo por meio da desinformação manipular eleitores nordestinos", disse o presidente

Comentários

Últimas notícias