ex-presidente

Após saída de Moro, FHC diz que Bolsonaro precisa renunciar "antes de ser renunciado"

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se manifestou sobre a saída de Sergio Moro do governo

Cássio Oliveira
Cadastrado por
Cássio Oliveira
Publicado em 24/04/2020 às 15:08 | Atualizado em 28/04/2020 às 12:50
Foto: Agência Brasil
Fernando Henrique Cardoso foi o único a conquistar eleições no primeiro turno após a redemocratização - FOTO: Foto: Agência Brasil

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), está "cavando sua fossa" e que deveria renunciar "antes de ser renunciado". FHC se manifestou depois do anúncio de demissão feito pelo agora ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, nesta sexta-feira (24).

"Poupe-nos de, além do coronavírus, termos um longo processo de impeachment. Que assuma logo o vice para voltarmos ao foco: a saúde e o emprego. Menos instabilidade, mais ação pelo Brasil", escreveu Fernando Henrique em publicação no Twitter.

>> Confira reação de parlamentares de Pernambuco à demissão do ministro Sergio Moro

>> Veja trajetória de Sergio Moro: da ascensão na Lava Jato à saída do governo Bolsonaro

Sergio Moro anunciou a demissão após um ano e quatro meses no primeiro escalão do governo. A demissão foi motivada pela decisão de Bolsonaro de trocar o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, braço direito de Moro. 

Em pronunciamento nesta manhã, Moro afirmou que disse para Bolsonaro que não se opunha à troca de comando na PF, desde que o presidente lhe apresentasse uma razão para isso e criticou a interferência política na Polícia Federal.

"O presidente me disse que queria ter uma pessoa do contato pessoal dele, que ele pudesse ligar, que ele pudesse colher informações, que ele pudesse colher relatórios de inteligência, seja diretor, seja superintendente. E realmente não é o papel da Polícia Federal prestar esse tipo de informação", declarou Moro.

Recentemente, Fernando Henrique também negou que queira derrubar o presidente Bolsonaro por críticas que faz a gestão. "Em entrevista no Estadão um ex-deputado fala em complô meu com Rodrigo Maia e João Doria para derrubar Bolsonaro. Nada mais errado: não quero tal. Melhor ter paciência histórica. Respeito o voto popular. Discordar é normal, sem derrubadas. Coesão contra o vírus, é preciso. Não intrigas", escreveu ele também no Twitter.

Impeachment

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição no Senado, afirmou que pedirá o impeachment de Bolsonaro ainda nesta sexta-feira, diante das "graves denúncias feitas pelo agora ex-ministro da Justiça". A declaração foi feita em sua conta no Twitter.

O presidente ainda não se manifestou sobre o assunto, mas fará um pronunciamento às 17h desta sexta-feira para dar esclarecimentos após o anúncio de Moro.

Comentários

Últimas notícias