IRONIA

Bolsonaro ironiza resultado de exame positivo para coronavírus de Paulo Câmara

Em reposta a uma apoiadora, o presidente afirmou que os governadores de esquerda irão liberar o uso da cloroquina no combate ao novo coronavírus

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/05/2020 às 19:04 | Atualizado em 19/05/2020 às 19:16
REPRODUÇÃO
BOLSONARO FALANDO COM APOIADORES - FOTO: REPRODUÇÃO
Leitura:

Em tom de ironia, o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta terça-feira (19), que “governadores de esquerda estão liberando a cloroquina agora”, em resposta a uma apoiadora que comentou sobre o diagnóstico positivo para covid-19 do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

>> 'Nenhum ministro saiu por corrupção', diz Bolsonaro a apoiadores

 

 

O presidente tem defendido o uso da cloroquina no diagnóstico da covid-19, apesar da comunidade científica não ter apresentado comprovação conclusiva sobre a eficácia do medicamento. O uso da cloroquina, inclusive, teria sido uma das divergências que levaram à saída de Nelson Teich do Ministério da Saúde, na última sexta-feira (15).

No momento, o governador Paulo Câmara não irá comentar as declarações, segundo afirmou a comunicação do Palácio do Campo das Princesas. O chefe do Executivo deverá se encontrar com o presidente da República e outros governadores do país , por meio de videoconferência, nesta quinta-feira (21) às 10h.

Dentre os gastos milionários que o governo do Estado realizou até agora em ações de enfrentamento à covid-19, há uma parcela pequena, porém siginificativa, que foi reservada para compra de cloroquina, o polêmico medicamento que vem sendo desaconselhado por estudos científicos. Dos R$ 150,2 milhões liberados até maio no combate ao coronavírus para a área de saúde, R$ 100 mil foram gastos na compra do remédio em abril.

Segundo dados da Secretaria da Fazenda sobre os desembolsos do Fundo Estadual de Saúde (FES), não há novas previsões de compra da cloroquina até o final do ano.Em entrevista à Rádio Jornal na segunda-feira (18), o secretário da Saúde de Pernambuco, André Longo, criticou as "fake news" em torno do medicamento e disse Pernambuco recebeu 180 mil comprimidos da substância, e mais de 140 mil foram distribuídos em 63 unidades de saúde.

>> Cloroquina: "Há uma cortina de fumaça sobre essa questão", diz secretário de Saúde de Pernambuco

"O Ministério da Saúde que não entregou medicação suficiente para fazer em casos leves", disse. Ele criticou a postura do governo federal que quer mudar os procedimentos do uso da droga nos hospitais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). "Daqui a pouco vai ter uma medida estabelecendo cloroquina pra todo mundo. Não se faz prescrição médica por decreto, nem por medida provisória. A prescrição é uma prerrogativa do médico".

Três casos positivos para covid-19 no governo de Pernambuco

O governador Paulo Câmara usou suas redes sociais para comunicar que testou positivo para a covid-19, nessa segunda-feira (18). Ele também publicou o resultado do exame comprovando o diagnóstico. Além do gestor, o secretário estadual de Saúde, André Longo, e o chefe de Gabinete do Governador, Milton Coelho, também tiveram o resultado positivo para doença.

"O secretário Estadual de Saúde, André Longo, 48 anos, e o chefe de Gabinete do Governador, Milton Coelho, 55, testaram positivo pra Covid-19. Os dois se submeteram ao exame na segunda-feira, depois que o resultado positivo do governador Paulo Câmara foi divulgado. André Longo apresenta apenas sintomas leves e Milton Coelho está assintomático. Ambos permanecerão em isolamento domiciliar e comandando suas pastas de maneira remota", explica nota enviada pelo Palácio. Paulo Câmara encontra-se com sintomas leves e isolado em sua residência.

Comentários

Últimas notícias