eleições 2020

''Estamos tranquilos em relação ao processo eleitoral'', afirma Lupércio sobre campanha para reeleição à Prefeitura de Olinda

No entanto, o prefeito de Olinda destacou que "não se pode subestimar e nem tampouco soberba"

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 12/08/2020 às 18:34
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
OLINDA Lupércio (SD) será empossado às 16h - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

Em entrevista ao Debate CBN desta quarta-feira (12), o prefeito de Olinda, professor Lupércio (SD), que vai disputar a reeleição no município, demonstrou tranquilidade em relação à campanha por estar mais "preocupado com a cidade", e disse ter uma boa relação com o governador Paulo Câmara (PSB).

Com relação ao processo eleitoral de reeleição, Lupércio comentou que não se pode subestimar "e nem tampouco com soberba" e se mostrou confiante com a população olindense. "Já fui subestimado em 2016 (quando venceu as eleições) e demos uma demonstração com muita humildade. Desde os primeiros dias (como prefeito), já dávamos o pontapé inicial na limpeza urbana da cidade de Olinda. A população aqui é muito bairrista e inteligente, já passou por algumas dificuldades na questão do compromisso com a cidade".

>> 'É uma pessoa de palavra', diz Lupércio sobre apoio de Paulo Câmara na sua reeleição em Olinda

"Eu, particularmente, posso dar esse testemunho. Fui vereador por dois mandatos e deputado por Olinda, tenho a identificação por toda a minha trajetória. Agora, claro, vamos para um processo e a população daqui não tem dúvidas que reconhece o trabalho. Claro que a gente nunca se colocou aqui como salvador da pátria, a cidade tem uma peculiaridade, hoje, temos 43 km² e mais de 400 mil habitantes. É uma desproporcionalidade muito grande mas, na medida do possível, vamos correspondendo à expectativa. Temos o sentimento que ainda temos muito o que fazer para a população, que reconhece que a cidade hoje é outra", ele também destacou a importância de um gestor ter a liberdade de andar nas ruas da cidade "eu tenho essa peculiaridade".

>> MPCO pede explicações de Lupércio por licitação de R$ 1 milhão para estádio de futebol em meio à pandemia

O prefeito disse estar coligado com aproximadamente 13 partidos no município. "Além disso, temos quase 300 pessoas conosco que estão acompanhando o governo, a reeleição. Temos esse trabalho aqui no dia a dia, estamos tranquilos em relação ao processo eleitoral, sem demagogia. Ainda não entrei na questão da eleição, estou procurando cuidar da cidade, isso é um processo onde se vai lá na frente colher os frutos. Vamos trabalhar. Não estamos subestimando ninguém". Em vantagem na Câmara dos Vereadores, dos 17 parlamentares, 13 compõem a bancada do governo dando apoio à reeleição, e apenas quatro fazem oposição.

Dificuldades durante a pandemia

De acordo com o prefeito, a pandemia do coronavírus acabou atrapalhando alguns planos para a cidade, mas "na medida do possível" houve um bom desempenho. "Um dos maiores desafios nosso era resgatar a auto estima da população de Olinda e ao longo desses três anos e poucos meses temos visto isso, a população depositando confiança na nossa gestão. A pandemia veio e pegou todo mundo de calças curtas, mas vimos aqui nesse enfrentamento, hospital de campanha em parceria com o governo do Estado, abrirmos o centro de referência covid-19. Estamos entregando álcool nas feiras, mercados e ônibus, fazendo o monitoramento nos 32 bairros com teste rápido e várias atividades no enfrentamento ao covid-19. Na pandemia você acaba recuando em alguns processos, mas nem por isso fez com que a gente deixasse de estar nas ruas, deixando de assistir a população".

>> Em Olinda, Lupércio pretende gastar R$ 61 milhões em obras antes das eleições

Ele comentou que a primeira etapa da obra de requalificação da Avenida Presidente Kennedy será entregue na sexta-feira (14), e a segunda etapa será entregue de 45 a 60 dias.

Boa relação com Paulo Câmara

Na ocasião, o gestor municipal também comentou ter uma boa relação com o governador Paulo Câmara e que o PSB tem ajudado. "Sempre tive uma relação boa e próxima a ele, o governo do Estado não tem sido diferente. Como prefeito, tenho que reconhecer que são 184 municípios que ele tem que administrar. Mas aqui em Olinda, na medida do possível, ele vem ajudando. Na Presidente Kennedy, o governo do Estado também ajudou no canal do Fragoso, que também é uma parceria com o governo federal. No Carnaval também. Aqui, já pavimentamos mais de 100 ruas e algumas delas temos parceria com o governo de Pernambuco".

>> Igor Maciel: Apoio do PSB a Lupércio em Olinda não está garantido e proximidade com adversários não ajuda

Futuro de Olinda

Por Olinda ser conhecida como cidade dormitório, Lupércio disse que a fama acaba dificultando no desenvolvimento econômico com relação a investimentos. "Estamos lutando para começar a tirar essa imagem. Temos visto que o turismo na cidade, evidentemente antes da pandemia, vinha crescendo muito. A Secretaria de Cultura e Turismo vem fazendo um trabalho de tirar o chapéu. Quando iniciamos aqui, eram apenas duas jardineiras e em pouco tempo fomos para sete jardineiras. O turismo estava bem aquecido, o movimento era grande, fora os eventos que não tinham na cidade e resgatamos, inovamos, como o próprio São João, que praticamente não se fazia. Também não temos espaço físico como outros municípios tem para que possa instalar uma grande empresa. Nossa grande dificuldade é a questão territorial".

Comentários

Últimas notícias