Eleições 2020

''Eu acho que o PT deveria sair da Prefeitura do Recife'', diz Gleisi Hoffmann, presidente do partido

Apesar de ter candidatura própria na capital pernambucana, o partido ainda ocupa cargos na gestão municipal

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 25/08/2020 às 10:46
 DIVULGAÇÃO
PERNAMBUCO Presidente do PT diz que atritos entre as duas siglas no Recife podem ser superados - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

.
Eleições 2020 - .

Em meio às discussões sobre a manutenção ou não dos cargos ocupados pelo PT no governo após o lançamento oficial da pré-candidatura de Marília Arraes (PT) à Prefeitura do Recife, a presidente nacional da legenda, deputada federal Gleisi Hoffmann, afirmou, nesta terça-feira (25), que a sigla deveria deixar o governo Geraldo Julio (PSB). De acordo com a dirigente partidária, neste momento os petistas da capital pernambucana deveriam estar concentrados na busca de unidade interna e na campanha municipal.

“Nós estamos fazendo um chamado a todos os nossos dirigentes, militantes, filiados, para estarmos juntos na candidatura (de Marília). Sobre essa questão de ocupar cargos, eu acho ruim, porque como nós vamos participar da gestão se temos uma candidatura que vai disputar a eleição contra o candidato do atual prefeito? Se temos críticas e propostas diferentes? Eu acho muito ruim o PT ficar. Eu acho que o PT deveria sair da Prefeitura do Recife. Os filiados e dirigentes do partido deveriam deixar a prefeitura e estar na campanha de Marília, uma campanha que tem muitas chances de ir para o segundo turno”, destacou Gleisi.

>> PT deve entregar cargos na Prefeitura do Recife, diz presidente estadual do partido

>> "Se Marília Arraes não fizesse oposição ao PSB, não estaríamos com ela", diz presidente nacional do PSOL

>> PSOL deve indicar vice de Marília Arraes, diz presidente nacional do partido

>> "De minha parte, a campanha não vai ser de baixaria", diz Marília Arraes sobre oposição ao PSB

Ontem, em entrevista ao JC, o presidente do Diretório Municipal do PT no Recife, Cirilo Mota, disse que ainda não há decisão sobre uma possível entrega de cargos nem previsão para que isso seja discutido internamente. “Essa discussão não está no nosso radar. Neste momento a gente está tratando sobre política, estratégia. Estamos trabalhando em cima da nossa chapa de vereadores, que é uma das nossas prioridades. A nossa convenção será no dia 16 de setembro e queremos inscrever o maior número de candidatos possível. Até lá, temos tempo para pensar na questão dos cargos”, comentou, na ocasião. 

O presidente do PT-PE, Doriel Barros, mostrou-se alinhado com a visão de Gleisi em entrevista à Rádio Jornal Petrolina na manhã da última segunda-feira (24). “É evidente que em um município onde o PT e o PSB estão disputando (a prefeitura), a permanência no governo fica comprometida, não tem como o PT permanecer nos cargos”, defendeu o deputado estadual. À tarde, porém, o parlamentar defendeu a autonomia do Diretório Municipal para decidir sobre o tema.

Questionada se a Executiva Nacional do PT pretende orientar a instância recifense da sigla a entregar os cargos, Gleisi afirmou que, a depender da sua opinião, isso deve ocorrer. “Nós não conversamos ainda em termos de orientação partidária, mas a primeira ação já foi de buscar unidade, de fazer reuniões, conversar, ajustar as posições do PT com a candidatura da Marília. As coisas estão começando a tomar um contorno e, nessa questão dos cargos da prefeitura, eu acho importante o partido ter uma orientação”, disparou a presidente.

Atualmente, o PT está à frente do comando da Secretaria de Saneamento do Recife, com Oscar Barreto; e da Secretaria de Agricultura de Pernambuco, com Dilson Peixoto.

.
Eleições 2020 - FOTO:.

Comentários

Últimas notícias