ACENOS

Apoio do PDT ao palanque de João Campos ainda não está descartado

O dialogo sobre a situação do Recife entre os socialistas e pedetistas continuam. Nesta segunda-feira (31), o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, devir vir a capital para uma definição

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 26/08/2020 às 22:37 | Atualizado em 22/09/2020 às 16:14
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Mesmo com as pré-candidaturas a Prefeitura de Recife, do deputado federal Túlio Gadêlha e da ex-vereadora Isabella de Roldão, ainda há no PDT uma ala que defende apoio ao deputado federal João Campos - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

 

.
Eleições 2020 - .

 Mesmo com a decisão da comissão provisória do PDT, de ter uma candidatura própria à Prefeitura do Recife, a situação do partido referente a possibilidade de manter-se na Frente Popular e declarar apoio a candidatura do deputado federal João Campos (PSB), ainda não está totalmente descartada.

>> PCdoB aguarda diálogos bilaterais para definir alianças em Pernambuco, diz Luciana Santos

>> Oposição deve definir nome de candidato no Recife até o final da semana, diz Armando Monteiro Neto

>> Executiva do PDT decide ter candidatura própria à Prefeitura do Recife

Os pedetistas contam com dois quadros para disputar as eleições municipais da capital: o deputado federal Túlio Gadêlha e a ex-secretária de Habitação do Recife, Isabella de Roldão, mas há uma ala capitaneada pelo presidente estadual e deputado Wolney Queiroz, que sempre defendeu a permanência na Frente Popular do Recife, assim como ocorreu na reeleição do prefeito Geraldo Julio em 2016.

Nesta quarta-feira (26), mesmo dia em que a Executiva Nacional do PDT se reuniria para avaliar uma pesquisa encomendada pelo partido, e então poder definir seu posicionamento no Recife, o governador Paulo Câmara (PSB) e o deputado João Campos (PSB) estiveram de passagem por Brasília.

Oficialmente, os compromissos seriam a respeito de questões administrativas, em relação ao chefe do Executivo, e de mandato, referente a agenda do parlamentar socialista. No entanto, nos bastidores, havia uma reunião prevista para ocorrer entre os dirigentes nacionais do PSB e PDT. Vale lembrar que Câmara é vice-presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro e João Campos é vice-presidente nacional de Relações Federativas da legenda.

>> João Campos diz estar preparado para ser prefeito do Recife e rebate críticas sobre sua herança política

O PDT também nega que tenha ocorrido uma reunião além da realizada, normalmente as quarta-feiras, entre a bancada do partido na Câmara dos Deputados e Senado. Na segunda-feira (31), dia em que o período das convenções partidárias se iniciam, o presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi, deve desembarcar no Recife para dar um direcionamento sobre o futuro do partido.

Um parlamentar, em reserva, afirmou apenas que até o momento não há avanços significativos sobre a situação dos partidos no Recife, mas que é importante pontuar as sinalizações que os socialistas têm feito ao PDT em outras cidades.

É o caso da disputa pela prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O diretório municipal do PSB, declarou apoio a pré-candidata a prefeita, a deputada estadual Juliana Brizola. No Rio de Janeiro, outro reduto estratégico, os socialistas devem subir no palanque da deputada estadual, Delegada Marha Rocha.

“Em Fortaleza, onde o PDT ainda não definiu quem será o candidato à sucessão municipal, o PSB já definiu que irá declarar apoio”, afirmou o parlamentar. Por outro lado, em São Paulo, o pré-candidato a prefeito do PSB, o ex-governador Márcio França conta com amplo apoio dos pedetistas na corrida eleitoral. Neste, caso o gesto de reciprocidade seria algo natural a ser esperado.

ABERTA A VAGA DE VICE

A ex-secretária de Habitação do Recife, Isabella de Roldão, afirmou em entrevista ao programa Resenha Política, que tem realizado uma série de sabatinas com os pré-candidatos a prefeito, que na política não existe descarte, "principalmente quando temos bandeiras em comum, projetos em comum". A pedetista tem endossado o mesmo discurso do deputado federal João Campos, de que é preciso ser um construtor de pontes e não de muros. 

A ex-vereadora do Recife, declarou na ocasiação estar a disposição do PDT para qualquer situação, caso a cogitação do partido em compor a vice na chapa socialista, seja concretizada. "Se o PDT vai caminhar para que o meu nome seja posto como candidata a prefeita, estou a disposição. Se o PDT compreender que o nome vai ser o de Túlio Gadelha (também pré-candidato do partido), estou também à disposição para pensar como essa coisa vai se dar, até como uma vice", afirmou.

O PSB está aguardando pela sinalização oficial de apoio da Rede Sustentabilidade, PP e PSD - que poderá ocorrer até sexta-feira (28). 

 

.
Eleições 2020 - FOTO:.

Comentários

Últimas notícias