ELEIÇÕES 2020

Executiva do PDT decide ter candidatura própria à Prefeitura do Recife

A Executiva municipal do PDT decidiu por ter candidatura própria. Agora, serão realizadas reuniões para chegar a um consenso. A convenção do partido será no dia 1º de setembro

Angela Fernanda Belfort
Cadastrado por
Angela Fernanda Belfort
Publicado em 25/08/2020 às 15:59
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
NOME 1 Deputado Túlio Gadêlha tem apoio da Nacional do partido - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Leitura:

A Frente Popular vai mais dividida para a próxima eleição. Os membros da comissão provisória municipal do PDT decidiram ter candidatura própria à Prefeitura do Recife numa reunião da executiva que ocorreu nesta segunda-feira (24). O encontro reuniu a direção municipal do partido e alguns pré candidatos a vereador da chapa proporcional. O partido tem dois pré-candidatos: o deputado federal Túlio Gadelha e a advogada e ex-secretária de Habitação da gestão socialista, Isabella de Roldão. O PDT fez parte do grupo de 20 partidos que compuseram a Frente Popular na última eleição municipal, em 2016, com a reeleição do prefeito Geraldo Júlio (PSB).

>> Carlos Lupi diz que haverá uma definição esta semana sobre a pré-candidatura de Túlio Gadelha

No Recife, o PDT está dividido em dois grandes grupos, cada um apoiando um pré-candidato diferente. "A segunda etapa agora é um diálogo interno desses dois grupos. No dia 31, teremos uma reunião com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e a executiva municipal para ver se chegamos a um acordo sobre o melhor nome", conta o pré-candidato, Túlio Gadelha, também presidente da Comissão Provisória do PDT em Recife. Túlio Gadelha é bem quisto por Carlos Lupi e tem o apoio de novos pré-candidatos a vereador que ingressaram na legenda. Já Isabella de Roldão tem o apoio de uma ala tradicional do PDT que inclui o deputado federal Wolney Queiroz e o ex-prefeito de Caruaru Zé Queiroz. O partido tem 12.746 filiados somente no Recife. 

Caso não ocorra um consenso, a decisão sobre o nome que vai disputar o pleito ocorrerá no dia 1º de setembro, quando será realizada um convenção híbrida do partido, com uma parte dos integrantes participando de forma presencial e a outra metade acompanhando a convenção pela internet. Esse formato novo vai ocorrer por causa da pandemia do coronavírus.

Na segunda-feira (24), o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse, em entrevista que a definição do nome sairia até esta terça-feira (25) depois do partido analisar uma pesquisa sobre a intenção de votos dos recifenses. "Tivemos acesso à pesquisa, mas não podemos divulgar. Isso só pode ocorrer depois do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)", contou Túlio. A executiva do PDT também vai se reunir, nesta quarta-feira (26) para analisar o resultado da pesquisa registrada - no último sábado na Justiça Eleitoral - e encomendada à Datamétrica.


OUTRO LADO

A pré-candidata Isabella de Roldão disse não ter participado do encontro da executiva municipal, porque não faz parte desse grupo. "Será mantida a decisão da reunião", disse, se referindo a decisão do partido de ter candidatura própria. A pré-candidatura de Isabella foi anunciada pouco depois de Túlio Gadelha se declarar pré-candidato. 

Na eleição de 2018, Isabella foi candidata a vice-governadora na chapa que tinha Maurício Rands (PROS) como candidato a governador e os Queiroz apoiaram a reeleição de Paulo Câmara. No começo deste ano, também ocorreram especulações de que Isabella poderia ser a vice de João Campos, pré-candidato socialista à Prefeitura do Recife. O deputado federal Wolney Queiroz foi contactado, mas não retornou a ligação da reportagem.

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
O deputado federal Túlio Gadelha (PDT) diz que agora começam as etapas para chegar a um nome de consenso na disputa pela Prefeitura do Recife - FOTO:FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
DIVULGAÇÃO
PDT Isabella de Roldão desistiu da pré-candidatura para compor chapa - FOTO:DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias