Com a saída do de Lucas Ramos (PSB) do páreo nas eleições municipais de Petrolina, no Sertão do Estado, o PSB ficou sem uma candidatura própria no município. Porém, de acordo com o deputado federal Gonzaga Patriota, presidente municipal do partido, o PSB ainda planeja ter candidatura própria em Petrolina e um dos nomes possíveis é o do próprio deputado. Em entrevista à Rádio Jornal de Petrolina, Patriota reiterou seu apoio à candidatura de Odacy Amorim (PT) mas falou que, caso o PSB decida por seu nome, ele concorrerá à Prefeitura de Petrolina.
"Eu falei com Sileno (presidente estadual do PSB) e ele falou que o PSB teria uma candidatura própria em Petrolina. Eu até conversei ontem com Odacy, mantive meu apoio à candidatura dele. Meu apoio continua, mas claro que não só depende do meu apoio", explicou.
Anteriormente, o deputado Lucas Ramos era o nome cotado para disputar as eleições municipais em Petrolina mas, após convite do governo do Estado, Lucas decidiu assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, deixando o PSB sem candidato próprio para disputar.
De acordo com Gonzaga, não somente Sileno, como também o governador Paulo Câmara (PSB) quer uma candidatura própria em Petrolina. O PSB estaria fazendo pesquisas eleitorais para escolher o melhor nome para o partido.
Mesmo apoiando Odacy, Gonzaga se mostrou disposto a concorrer ao pleito e disse esperar pelo resultado das pesquisas. Gonzaga não soube informar qual era a previsão para o lançamento dessas pesquisas.
"Não sou pré-candidato. Vou esperar o que a pesquisa e o partido dizem. Mesmo que eu seja candidato, estarei apoiando Odacy de forma indireta porque facilita a ter um segundo turno com a junção de pré-candidatos de oposição".
A reportagem tentou contato com o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, mas não obteve resposta até a última atualização da matéria.
Odacy Amorim
Em conversa com a reportagem do JC, o pré-candidato Odacy Amorim afirmou não saber de nenhuma discussão a favor de uma candidatura própria do PSB no município, e frisou o apoio de Gonzaga Patriota à sua candidatura. Odacy já foi prefeito de Petrolina e pretende voltar ao posto com apoio do PSB.
"Não tem discussão sobre isso, até por que o movimento do PSB não tem candidato a vereador aqui. É uma questão que falta o PSB decidir para onde vai. Gonzaga já declarou que está comigo nisso, mas que vai respeitar a decisão do PSB."
Nota de Gonzaga Patriota
"Em relação às eleições em Petrolina, minha decisão permanece a mesma: não serei candidato a prefeito. Como presidente do Diretório Municipal do PSB, reconheço que o partido tem estrutura e capacidade para concorrer às eleições e, o nosso compromisso era apoiar o amigo deputado Lucas Ramos, mas, tendo ele recebido o convite do governador Paulo Câmara e assumido a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, sua candidatura foi inviabilizada.
Depois desse fato, analisando o cenário político da Capital do Sertão, com respeito aos demais pré-candidatos do município, escolhi Odacy Amorim, pelo seu histórico de apoio entre o meu partido e o Partido dos Trabalhadores. Porém, em nível estadual, o PSB vai indicar no momento certo os seus candidatos e as suas alianças partidárias, já que tem até o dia 16 de setembro para tais definições.
Comentários