Eleições 2020

Em Petrolina, PSB desiste da candidatura do deputado federal Gonzaga Patriota para a prefeitura

O deputado era um possível nome para concorrer à Prefeitura de Petrolina pelo PSB, mas confirmou que não vai se candidatar

Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Publicado em 02/09/2020 às 10:15
LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS
DEPUTADO Gonzaga Patriota afirmou que seu nome foi descartado - FOTO: LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS
Leitura:

Cotado para ser o candidato do PSB em Petrolina, o deputado federal Gonzaga Patriota contou ao JC que seu nome foi descartado pelo partido. Na semana passada, em entrevista à Rádio Jornal de Petrolina, o socialista tinha afirmado que o presidente estadual do partido, Sileno Guedes, planejava uma candidatura própria do PSB no município, e que Gonzaga seria um dos nomes possíveis para encabeçar a chapa majoritária na disputa pela prefeitura.

>> Gonzaga Patriota afirma que pode disputar a Prefeitura de Petrolina se for determinação do PSB

De acordo com Gonzaga, com esse descarte, o partido não vai mais ter candidatura própria na cidade sertaneja - hoje governada por Miguel Coelho (MDB), ex-PSB que migrou junto com o seu pai, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), para o campo da oposição ao governo do Estado - nas eleições municipais de 2020.

"Eu tenho muito desejo em ser candidato a prefeito em Petrolina, mas não vai dar para ser assim dessa vez. O partido não deve ter candidato esse ano. Além disso, eu gosto muito da política de rua, da campanha nas ruas, e esse modelo digital de campanha não é o que eu gosto", explicou. 

Alianças

Anteriormente, o deputado Lucas Ramos era o nome cotado para disputar as eleições municipais em Petrolina pelo PSB mas, após convite do governo do Estado, Lucas decidiu assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, deixando a vaga de candidatura própria em aberta. 

Agora, com o também descarte do nome de Gonzaga, há dois cenários para o PSB em Petrolina: apoiar a candidatura do ex-secretário do Instituto Agronômico de Pernambuco, Odacy Amorim (PT), ou apoiar a candidatura de Júlio Lóssio Filho (PSD). No entanto, a possibilidade de apoio ao nome de Odacy vem perdendo força, muito por conta da indefinição sobre a aliança entre PT e PSB no Recife, já que a pré-candidatura de Marília Arraes segue posta.

Com o recente anúncio de que o PSD apoiaria João Campos (PSB) no Recife, ficou claro que, em um gesto de reciprocidade, o PSB apoiaria o PSD em outras candidaturas municipais. Esse apoio do PSB foi confirmado pelo próprio Júlio Lóssio Filho.

"Foi uma contribuição do deputado Lucas Ramos com o deputado André de Paula (presidente estadual do PSD). Foi uma forma do PSB, João Campos e Lucas retribuírem o gesto de André no Recife, subindo em nosso palanque aqui em Petrolina", contou.

Odacy Amorim

Assim como alegou não saber dos planos para a candidatura de Gonzaga antes, Odacy também disse desconhecer o apoio do PSB a Júlio Lóssio Filho agora. "Eu sei que a gente tem um entendimento com Gonzaga, mas eu não estou sabendo dessa questão do PSB", afirmou ao JC

Odacy comentou que estava no Recife para uma reunião com o governador Paulo Câmara (PSB) e que esperava uma conversa frutífera. No entanto, o encontro foi cancelado, e sem previsão de remarcação. Odacy já foi prefeito de Petrolina e pretendia voltar ao posto com apoio do PSB. 

"O governador até agora não conversou nada com a gente sobre política, tanto que a gente espera ter uma boa conversa com ele. Vamos ver o que acontece amanhã", complementou. 

>> Na espera de apoio do partido, Odacy Amorim diz não ter discussão sobre candidatura do PSB para Prefeitura de Petrolina

O deputado Gonzaga Patriota, que é presidente PSB em Petrolina, defendia a candidatura de Odacy Amorim mesmo quando seu nome era cotado para a prefeitura. Agora, com seu nome fora do páreo, o parlamentar reiterou seu apoio ao petista.

"Como eu já havia dito antes, vou manter meu apoio à candidatura de Odacy. Mesmo com a confirmação de que eu seria candidato, eu ainda o apoiaria", contou.


 

 

 

ROBERTO SOARES/ALEPE
PT Odacy Amorim busca o apoio socialista, mas sigla deve fechar com PSD - FOTO:ROBERTO SOARES/ALEPE

Comentários

Últimas notícias