EleiçõesSJCC

PCdoB sela apoio para a pré-candidatura de João Campos

Com anuncio feito na sede estadual do PCdoB, o pré-candidato socialista conta agora com o apoio de oito partidos que compõem a Frente Popular do Recife

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 04/09/2020 às 15:36
RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
HOMOLOGAÇÃO Convenção de João Campos será dia 15 de setembro - FOTO: RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
Leitura:

.
Eleições 2020 - .

Atualizada às 18h01

Na presença da vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, o partido formalizou o apoio a pré-candidatura do deputado federal João Campos, à Prefeitura do Recife. O anuncio foi feito, nesta sexta-feira (4), na sede do PCdoB. Agora, o socialista conta com oito partidos em seu palanque para disputar a sucessão do prefeito Geraldo Julio - PSB, PCdoB, Republicanos, Avante, PV, PSD, PROS e MDB - e até a realização da convenção no dia 15 de setembro, que será em formato virtual, a Frente Popular também aguarda o posicionamento de partidos como a Rede Sustentabilidade, o PP, o Solidariedade e pela definição do PDT. 

 >> PSD bate o martelo e decide apoiar a candidatura de João Campos no Recife

>>Apoio do PDT ao palanque de João Campos ainda não está descartado

>>João Campos diz estar preparado para ser prefeito do Recife e rebate críticas sobre sua herança política

"Esse foi um caminho natural. Foi um processo de culminância em que obtivemos a unanimidade do comitê municipal. Fizemos um debate e as ideias do que a candidatura de João Campos representa na cidade do Recife, tem muita ligação com as posições do PCdoB. Desde a eleição de Bolsonaro (2018), nós precisamos construir uma ampla frente política para derrotar as forças que estão desorganizando e causando miséria ao povo brasileiro. E João Campos representa essa frente ampla", declarou o presidente municipal do PCdoB, George Braga. 

Para João Campos, o apoio do PCdoB vem para fortalecer uma aliança que não é de hoje. "Nós celebramos aquilo que já tínhamos conquistado. A candidatura é a culminância de pensamentos, de um conjunto de forças e uma frente ampla. É a construção de um programa que está sendo desenhado pela frente, porque o Brasil precisa disso. O que tem sido visto é a construção de muros e quebra de pontes", declarou o socialista. 

Na ocasião, o pré-candidato a prefeito, aproveitou para destacar que estará pronto para enfrentar "aqueles que vão querer baixar o nível, e vir com todo tipo de jogo". "Vamos estar pronto para jogar e fazer o debate que as pessoas merecem e precisam ouvir", declarou Campos. 

"É muito importante contar com o apoio e a confiança de um partido com posições muito firmes e sempre em defesa da população. O PCdoB tem uma atuação muito forte e destacada no campo nacional e, historicamente, vem desempenhando um papel importante na Frente do Recife, com muitos serviços prestados ao nosso povo", afirmou o socialista. 

A presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, ressaltou que a aliança com o PSB tem sido construída há gerações e que a consolidação deste apoio, faz jus a coerência de posicionamento do partido. "Uma aliança que vem desde Pelópidas e de Arraes, formada em torno de um projeto democrático e popular, na defesa de cidades inclusivas, com políticas públicas arrojadas e avançadas para aqueles que mais precisam. Não tenho dúvida de que João Campos tem talento, capacidade politica e a empatia necessária para representar esse projeto", afirmou a dirigente.

Vaga de Vice

O PCdoB ocupa a vaga de vice-prefeito na Prefeitura do Recife, há quase oito anos, com Luciano Siqueira - que já havia sido vice-prefeito nas duas gestões de João Paulo, quando foi prefeito da capital pelo PT. No governo de Paulo Câmara, o partido é representado pela vice-governadora Luciana Santos. Sobre a possibilidade de vir, novamente, indicar um quadro próprio para a vaga, o presidente municipal do partido afirma que quem deverá conduzir esse processo é o candidato a prefeito.

"Esse e um debate que acontecerá naturalmente. O PCdoB tem quadros a disposição, mas o candidato a prefeito deve ter toda liberdade para encaminhar e decidir isso da maneira que for conveniente . Sempre ocupamos vaga de vice, mas nós consideramos que essa é uma questão que o prefeito deve liderar e decidir. Podemos dar nossa opinião, para que saia o resultado", afirmou George Braga. 

O partido deve lançar nestas eleições, 50 candidatos a vereador do Recife. Atualmente a legenda possui apenas um representante na Câmara Municipal, o vereador Almir Fernando. Segundo Braga, a chapa cumprirá as determinações da legislação eleitoral e 30% destas candidaturas serão de mulheres. O encontro que selou o apoio ao palanque do PSB também contou com a presença do deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB), o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, o ex-presidente do PCdoB Alanis Cardozo, a secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros e o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes. 



.
Eleições 2020 - FOTO:.

Comentários

Últimas notícias