Prefeito

Em Olinda, Lupércio diz que não perderá tempo de campanha falando mal dos adversários

Lupércio vai para a disputa da reeleição em Olinda e disse que não vai ''descer o nível''

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/09/2020 às 13:10
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
OLINDA Lupércio (SD) será empossado às 16h - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), disse que não fará uma campanha de reeleição com ataques aos adversários. Na visão do gestor, um candidato deve ser propositivo. "Não fico perdendo meu tempo falando de A, falando de B, não será diferente de 2016, ninguém vai me tirar do foco. Infelizmente, você vê alguns casos (de críticas), mas sou centrado", afirmou Lupércio em entrevista à Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE) em parceria com o site Portal de Prefeitura.

>> Lupércio provoca adversários em Olinda: ‘Deixar para última hora é risco’

>> 'É uma pessoa de palavra', diz Lupércio sobre apoio de Paulo Câmara na sua reeleição

Lupércio não citou nomes, mas teve a gestão recentemente criticada por outros pré-candidatos como Pedro Mendes (PSB) e João Paulo (PCdoB). "Isso está ultrapassado, a pessoa tem de mostrar o que veio para fazer, ser propositivo, a eleição deve ser focada nisso. Uma das nossas grandes missões era resgatar a autoestima da população de Olinda, mas não sou salvador da pátria e não nego que temos muito o que ainda fazer", disse o gestor.

São poucos os municípios em que o gestor tem condições de andar nas ruas. Em Olinda, tenho gozado desse privilégio.
Lupércio Carlos, prefeito de Olinda

 

O prefeito disse não gostar de olhar para o retrovisor criticando gestões passadas, mas não deixou de alfinetar a gestão do PCdoB, que estava no comando quando Lupércio assumiu a cidade. "Quando recebemos a gestão, não tinha uma creche com ar-condicionado. Hoje, todas são climatizadas. Não havia uma escola sequer em tempo integral. Agora, estamos indo para a quarta escola em tempo integral", comentou.

Lupércio ainda aproveitou para destacar obras de sua gestão comoa do canal que liga o Bultrins ao Fragoso. "Essa obra é arrojada, o canal está sendo alargado em 12 metros e mais quatro metros de profundidade", ressaltou.

A gestão do prefeito foi criticada por João Paulo no que diz respeito à distribuição de cargos da Prefeitura. "O governo está muito ruim, pela falta de visão de gestão. A falta de apostar em quadros. Não é por ser do grupo religioso, ou político, que a pessoa deve estar num cargo de responsabilidade. Hoje, é reclamação por toda parte, saúde, escolas, áreas de barreiras", afirmou. Já Pedro Mendes disse ao Blog de Jamildo que não pode "desistir de Olinda e deixar continuar esse modelo de gestão do atual prefeito".

Bolsonaro

O gestor municipal ainda falou da relação com o Governo Bolsonaro e disse que a sua bandeira é "azul e amarela", as cores da bandeira de Olinda. Adversários, como João Paulo, já relacionaram o nome de Lupércio ao presidente Bolsonaro. "Não quero nacionalizar uma eleição que é municipal, não vou entrar num negócio desse. Mas, não tenho dificuldade quando precisa destravar algo em Brasília, não tenho dificuldade para destravar algo no governo do Estado. Não vou levantar bandeira de A, nem de B", afirmou. 

Campanha

A campanha de 2020 será diferente por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Os postulantes ainda estudam as estratégias sem aglomerações. "O Tribunal Eleitoral está certíssimo em manter restrições. Vimos o que aconteceu no dia 7 de Setembro. Mas, não vamos ter dificuldade de adentrar na casa das pessoas. Faço isso desde que fui vereador, sempre gostei desse trabalho nos lares", afirmou Lupércio.

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) decidiu que todos os atos públicos do processo eleitoral deverão cumprir as normas sanitárias estaduais e federais que têm objetivo de combater a pandemia. Assim, eventos de pré-campanha, como convenções partidárias, ou da própria campanha, como passeatas, carreatas e reuniões, não poderão provocar aglomerações.

Presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves acredita que decisão da Corte é de fundamental importância para evitar o agravamento da pandemia. Ele destaca que a Corte recomendou que os partidos optem pelo modelo virtual de convenções, o que já foi possibilitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, se não for possível, que respeitem as restrições impostas às reuniões presenciais.

"A conjuntura de extrema gravidade e incertezas decorrente da pandemia da covid-19, que vem atingindo milhares de pessoas, exige postura responsável de todos e sobretudo daqueles que almejam ocupar cargos nos Poderes Legislativo e Executivo, responsáveis pela definição e execução de políticas públicas", disse Neves.

Citação

São poucos os municípios em que o gestor tem condições de andar nas ruas. Em Olinda, tenho gozado desse privilégio.

Lupércio Carlos, prefeito de Olinda

Comentários

Últimas notícias