SEGURANÇA

Esquema de segurança nas eleições 2020 em Pernambuco contará com quase 39 mil postos de trabalho

Segundo a SDS, estão sendo investidos cerca de R$ 9 milhões para garantir a segurança durante o período de votação

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/09/2020 às 7:56
AGÊNCIA BRASIL
O presidente Jair Bolsonaro defende o voto impresso e disse diversas vezes que houve fraude na própria eleição que o elegeu em 2018 - FOTO: AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

As eleições municipais de novembro contarão com 38.950 postos de trabalho na segurança em Pernambuco. Para isso, estão sendo investidos R$ 9 milhões em jornadas extras dos policiais e servidores. Os detalhes da Operação Eleições 2020 foram divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) durante reunião com as forças de segurança do Estado, representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) e da Polícia Federal, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), no Recife, nessa terça-feira (22).

» Leia tudo sobre as eleições 2020

» TSE atualiza aplicativo Pardal, que recebe denúncias sobre eleições

Ao todo, a Polícia Militar (PM) contará com 32.828 postos de trabalho das 7h das sextas-feiras, 13 e 27 de novembro, até as 12h das segundas-feiras após a data do 1º e 2º turnos, que acontecem nos dias 15 e 29 de novembro, respectivamente. Já a Polícia Civil terá 3.571 postos de trabalho ativos durante o período, quando as delegacias estarão de prontidão. O Corpo de Bombeiros ativará 2.016 servidores, enquanto a Polícia Científica terá 140 lançamentos. Os demais postos serão da própria SDS, Corregedoria Geral da SDS e servidores da Operação Lei Seca.

De acordo com o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, o trabalho das forças de segurança será orientado por mapeamento de áreas com maior incidência de ocorrências. "Ativaremos o CICCR no Recife e os Centros de Comando e Controle de Caruaru e de Serra Talhada, que farão o monitoramento de todo o Estado, do Litoral ao Sertão. Os profissionais da segurança pública estarão atentos não só à prevenção e repressão de crimes eleitorais, mas de qualquer atividade delituosa", afirmou o gestor, lembrando que caberá ainda às equipes de segurança reforçar a fiscalização do cumprimento das medidas sanitárias de convivência com a covid-19.

» Medo da covid-19 deve aumentar abstenção nas eleições 2020, diz Lavareda

ORIENTAÇÕES AOS ELEITORES

Entre as condutas proibidas nos dias de votação e podem resultar em condução de infratores a delegacias, estão a realização de carreata, caminhada ou distribuição de material gráfico para divulgação de candidatos, bem como o uso de carro de som que transmita esse tipo de propaganda eleitoral.

Além disso, quando estiver votando o eleitor não pode portar celular, máquina fotográfica ou qualquer outro instrumento que comprometa o sigilo do voto. Outra conduta proibida é a aglomeração de pessoas com roupas, bandeiras ou outros materiais que configurem manifestação coletiva por algum candidato, atitude que também fere as normas contra a transmissão do novo coronavírus. Este ano, devido à pandemia, é obrigatório para o leitor estar de máscara e portar sua própria caneta no acesso à sua zona eleitoral.

Comentários

Últimas notícias