ELEIÇÕES 2020

Rádio Jornal inicia sabatinas de candidatos à Prefeitura do Recife e aquece as eleições no SJCC

A série de entrevistas começa na próxima segunda-feira (28) e cobertura de todo os veículos do SJCC, um trabalho integrado que envolverá o Jornal do Commercio, a Rádio Jornal, a TV Jornal e o portal NE10

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 27/09/2020 às 6:00
DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
A Rádio Jornal sabatinou os onze candidatos a prefeito do Recife - FOTO: DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM

JC
Eleições 2020 - JC

Com o objetivo de aproximar os eleitores das propostas dos candidatos durante a disputa pela Prefeitura do Recife, a partir desta segunda-feira (28), a Rádio Jornal realiza uma série de sabatinas com todos os candidatos à sucessão de Geraldo Julio (PSB). As entrevistas ocorrerão no Debate da Super Manhã, na Rádio Jornal, às 10h35 e às 11h15, sob o comando de Geraldo Freire, sempre com a participação de jornalistas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). Os primeiros sabatinado serão Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) e Victor Assis (PCO).

» Pela segunda eleição seguida, JC firma parceira com Ibope e Rede Globo para pesquisas eleitorais no Recife

» Receba as notícias das Eleições 2020 no seu WhatsApp

» Cadastre-se e receba as principais notícias sobre as Eleições 2020 diariamente no seu e-mail

Será um momento em que os postulantes serão questionados sobre os desafios da capital pernambucana, como, segurança, saúde, educação e infraestrutura. “Mesmo em meio a uma pandemia, entendemos que não podíamos deixar nossos ouvintes e telespectadores sem a oportunidade de conhecer quem são aqueles que pretendem administrar o Recife pelos próximos quatro anos”, diz a diretora de Jornalismo da Rádio e TV Jornal, Mônica Carvalho.

O encontro contará com a cobertura dos demais veículos do SJCC, um trabalho integrado que envolverá o Jornal do Commercio, a TV Jornal e o portal NE10. Além de sintonizar na Rádio Jornal, será possível ainda acompanhar as sabatinas pelas redes sociais e pela TV JC, no YouTube.

» Ferramenta Confere.ai começa a funcionar nesta quinta-feira (24)

» Projeto Confere.ai integra a Rede Nacional de Combate à Desinformação

“Já há alguns anos trabalhamos o tema eleições de forma integrada, porque compreendemos que o eleitor constrói sua jornada de informação passando por várias mídias”, afirma a diretora de Estratégias Digitais do SJCC, Maria Luiza Borges. “Isso faz a nossa audiência perceber que pode estar bem informada seja qual for o veículo que esteja à mão naquele momento”, acrescenta.

A cobertura integrada está possibilitando o SJCC a ir além do factual. É o que defende o diretor de redação do Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira. “Nós estamos trazendo reportagens apontando para os grandes problemas do Recife, das cidades da Região Metropolitana e de Pernambuco, além de uma parceria do JC com a TV Globo e Ibope, mostrando como está sendo o comportamento do eleitor recifense, como ele está percebendo essa movimentação”, afirma.

“Com a integração de todos os veículos do SJCC, a notícia de qualidade, que é a nossa marca, chega do Litoral ao Sertão”, defende a editora-assistente de política do JC, Juliana Sampaio, lembrando que os eleitores já estão tendo a oportunidade de ter acesso diário e em tempo real de todas as movimentações dos candidatos às prefeituras espalhadas pelo Estado.

“A eleição municipal é a mais importante e a que demanda maior cobertura e atenção dos veículos de comunicação. A cidade é o lugar em que nós vivemos e enfrentamos os problemas do dia-a-dia. Isso aumenta a responsabilidade de qualquer cobertura”, assinala o jornalista Igor Maciel, titular da coluna Cena Política, neste JC.

Neste ano, o SJCC estreou dois serviços inéditos sobre as eleições: uma newsletter e um boletim diário de notícias enviado pelo whatsapp com informações do JC, Blog de Jamildo, TV Jornal e Rádio Jornal sobre o que acontece em Pernambuco e no Brasil relacionado ao pleito. “Dessa forma, esperamos ajudar o eleitor a tomar a melhor decisão, escolhendo seus representantes da forma mais responsável possível”, conta o editor-executivo do portal NE10 e do JC Online, Elton Ponce, ressaltando que nos sites do SJCC serão disponibilizados agregadores de notícias para que os internautas pesquisem sobre seus candidatos e temas que envolvem a corrida eleitoral.

Na avaliação o jornalista Jamildo Melo, titular do blog que leva seu nome, em meio a tanta desinformação nas redes sociais é fundamental que o jornalismo se aproprie das novas possibilidades tecnológicas para distribuir conteúdos informativos e de qualidade. “O desafio do jornalismo profissional continua sendo o mesmo de sempre, bem informar a sociedade, com isenção e equilíbrio, agora e sempre", pontua ele.

Confere.ai

Com o objetivo de ampliar a cultura da verificação e criar mecanismos para ajudar a audiência a identificar de forma mais rápida e segura conteúdos falsos ou enganosos, começou a funcionar na última quinta-feira (24) o Confere.ai, uma ferramenta de checagem automática de notícias e de produção de conteúdos sobre desinformação desenvolvida pela startup Verific.ai e pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) junto ao SJCC.

"A preocupação com a desinformação, que as pessoas costumam chamar de ‘fake news’, é uma constante no Sistema Jornal do Commercio. É muito bom conseguir dar vida ao projeto Confere.ai exatamente nesse início de período eleitoral, momento em que boatos e mentiras costumam correr em alta velocidade. Nós esperamos com isso que nosso leitores, ouvintes e telespectadores adquiram o saudável hábito de conferir o que recebem antes de compartilhar", diz Maria Luiza Borges.

ARTES JC
SABATINA - ARTES JC

JC
Eleições 2020 - FOTO:JC
ARTES JC
SABATINA - FOTO:ARTES JC

Comentários

Últimas notícias