Prefeito

Ibope/JC/Rede Globo: 52% desaprovam a gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB) no Recife

Entre os religiosos, os evangélicos são os que mais desaprovam a gestão; confira os números

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 03/10/2020 às 1:00
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
DESENVOLVIMENTO Ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio pode ser candidato a deputado federal pelo PSB - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Leitura:

Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada nesta sexta-feira (2), mostra que 52% dos recifenses desaprovam a forma como o prefeito Geraldo Julio (PSB) vem administrando o Recife. Os dados apontam ainda que outros 44% aprovam a gestão do socialista e 4% não sabem ou não responderam.

Em seu último ano de mandato, Geraldo vê a maior desaprovação de seu governo no público masculino. O índice fica em 53% entre os homens e 50% entre as mulheres. No público feminino, inclusive, a aprovação da gestão fica em 45% e 44% no masculino.

>> Ibope/JC/Rede Globo: João Campos (PSB) e Mendonça Filho (DEM) tecnicamente empatados na liderança em pesquisa para prefeito do Recife

>> Ibope/JC/Rede Globo: João Campos (PSB) e Mendonça Filho (DEM) empatam em rejeição na pesquisa para prefeito do Recife

O público jovem/adulto, entre 25 e 34 anos, não se mostra contente com a administração da capital. Nessa faixa etária, a gestão tem a maior desaprovação: 58%. Por outro lado, a maior aprovação está no público entre 45 e 54 anos, com 52%.

ESCOLARIDADE

Na divisão por grau de escolaridade, a maior desaprovação da gestão Geraldo Julio está entre os recifenses que possuem ensino superior. São 56% que desaprovam contra 40% que aprovam e 4% que não souberam ou não responderam.

>> Maioria de mulheres e com ensino médio completo. Veja o perfil do eleitorado do Recife

Já nos eleitores com ensino fundamental está o maior contentamento com o governo chegando a 51% o índice dos que aprovam e 46% os que desaprovam. Dois por cento não souberam ou não responderam.

RELIGIÃO

Partindo para o âmbito religioso, os evangélicos são os que mais desaprovam a forma como Geraldo administra a capital pernambucana. São 54% de desaprovação contra 41% de aprovação. Entre os católicos, 49% desaprovam e 47% aprovam.

>> Votem em prefeitos que tenham Deus no coração, pede Bolsonaro durante visita a Pernambuco

A pesquisa ainda ouviu pessoas que se disseram de outras religiões. Neste grupo, 53% disseram desaprovar e 43% disseram aprovar a forma de governo no Recife.

CLASSIFICAÇÃO

Os entrevistados ainda classificaram a gestão da capital, com 9% afirmando ser ótima, 18% boa, 40% regular, 9% ruim e 23% péssima. Um por cento dos entrevistados não soube ou não respondeu.

A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2020. Foram entrevistados 805 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o Número PE09685/2020.

Problemas

Em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19), a pesquisa ainda mostrou que área que mais preocupa os recifenses é a saúde pública. Questionados sobre as três áreas em que a população da capital está enfrentando os maiores problemas, 52% dos entrevistados afirmaram que saúde é o ponto mais problemático, seguida de segurança pública, com 40%, e educação, com 30%.

Além das três mais escolhidas, outros temas como o transporte coletivo (28%), geração de empregos (20%), corrupção (20%), rede de esgoto (17%) e limpeza pública (17%) estiveram entre os assuntos citados pelos entrevistados.

PAULO CÂMARA

WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco. - WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

Além do governo do Recife, a gestão do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), também foi avaliada no levantamento Ibope/JC/Rede Globo. Do total, apenas 5% classificaram como ótima. Outros 14% afirmaram que a administração é boa, 39% regular, 12% ruim e 28% disse ser péssima. Dois por cento não souberam ou não responderam.

Para os opositores, a gestão de Paulo Câmara pode impactar na campanha de João Campos a prefeito do Recife, visto que ambos são do PSB e João já foi chefe de gabinete do governador. "A rejeição de Paulo Câmara não me surpreende, em todas as pesquisas ele aparece muito mal avaliado. Isso vai estar presente no debate, pois o João se vincula a um governo, a um sistema de forças que tem esses problemas, que tem um governador mal avaliado", afirmou o ex-ministro Armando Monteiro Neto (PTB).

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
DEFESA Secretário disse que a apuração faz parte da democracia e negou irregularidades em atos da prefeitura - FOTO:ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
O governador Paulo Câmara (PSB) - FOTO:WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias