Recife

Ibope/JC/Rede Globo: Saúde, educação e segurança são as áreas que mais preocupam os eleitores no Recife

Temas como corrupção e transporte coletivo também incomodam os recifenses; confira os dados da pesquisa

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 03/10/2020 às 1:00
AGÊNCIA BRASIL
Nesta quarta, foram confirmados no Estado 23 óbitos e mais 922 casos confirmados pelo coronavírus - FOTO: AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19), a área que mais preocupa os recifenses é a saúde pública. Os dados são da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada nesta sexta-feira (2). Questionados sobre as três áreas em que a população da capital está enfrentando os maiores problemas, 52% dos entrevistados afirmaram que saúde é o ponto mais problemático, seguida de segurança pública, com 40%, e educação, com 30%. 

Além das três mais escolhidas, outros temas como o transporte coletivo (28%), geração de empregos (20%), corrupção (20%), rede de esgoto (17%) e limpeza pública (17%) estiveram entre os assuntos citados pelos entrevistados.

>> Ibope/JC/Rede Globo: João Campos (PSB) e Mendonça Filho (DEM) tecnicamente empatados na liderança em pesquisa para prefeito do Recife

>> Ibope/JC/Rede Globo: João Campos (PSB) e Mendonça Filho (DEM) empatam em rejeição na pesquisa para prefeito do Recife

Diante da campanha eleitoral que vai definir o novo prefeito ou prefeita do Recife, alguns dos temas que são debatidos pelos candidatos parecem preocupar um pouco menos a população, como opções de lazer, que foram lembradas por 2% e atividades esportivas, por 1%. Os entrevistados puderam citar mais de um ponto, portanto os resultados somam mais de 100%.

Habitação

Com um déficit que pode chegar a 70 mil unidades habitacionais no Recife, segundo o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) de 2017, o tema habitação só foi lembrado por 5% dos entrevistados. O mesmo percentual de cinco por cento foi visto em assuntos como administração pública, assistência social, atividades culturais e meio ambiente.

O JC repercutiu com políticos que disputam a eleição na capital sobre os problemas apontados pelos recifenses. Para a candidata a prefeita do Recife pelo pelo Podemos, Delegada Patrícia, os números "refletem a insatisfação" dos moradores com as últimas administrações . "É o que vemos na comunidade, é o que ouvimos todos os dias. O descaso com a saúde, com a segurança, com a educação. Esses números são o reflexo disso que está aí. As pesquisas indicam que 70% dos recifenses querem mudança. E essa mudança está começando agora", afirmou.

Já a candidata a vice-prefeita na chapa de João Campos (PSB), Isabella de Roldão (PDT), ressaltou que o maior desafio no quesito saúde é a humanização do atendimento. "Esse é o ponto chave. E quando falo a gente, estou falando de forma geral, independente de sexo ou classe social, a gente anseia por um atendimento humanizado. Talvez a pandemia trouxe isso à tona. Nós podemos ter um olhar ativo. João Campos é perceptível a essa questão. São pontos que já fazem parte do nosso debate. É impossível consertar em 100% tudo, mas temos disposição para fazer isso”, declarou.

Para o líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Isaltino Nascimento (PSB), em um ano atípico por causa da pandemia do novo coronavírus, ainda não é perceptível para a população, quais ações depende do governo do Estado e aqueles que são de competência do governo federal. 

"Hoje, a prioridade da gestão é investir para salvar vidas, estamos tendo um cuidado muito forte e trabalhando nisso. Muitas das questões dos compromissos não estão sendo avaliados, como a crise econômica e aí nós temos uma alta taxa de desemprego, a desvalorização das vidas atingidas pelo covid-19, têm a responsabilidade do governo federal”, declarou Isaltino.

Pesquisa

A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2020. Foram entrevistados 805 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o Número PE09685/2020.

Comentários

Últimas notícias