Eleições 2020

Candidato à reeleição, Professor Lupércio diz que Olinda terá carnaval em 2021 ‘’se tudo correr bem’’

Gestor falou sobre o tema durante sabatina na Rádio Jornal, que iniciou nesta semana uma série de entrevistas com os postulantes da cidade patrimônio

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 06/10/2020 às 11:47
FOTO: BETO DLC/JC IMAGEM
Professor Lupércio (SD) participa de sabatina na Rádio Jornal - FOTO: FOTO: BETO DLC/JC IMAGEM
Leitura:

.
Eleições 2020 - .

Prefeito de Olinda, o Professor Lupércio (SD) afirmou, na manhã desta terça-feira (6), que caso seja reeleito nas eleições deste ano pretende manter o carnaval de 2021 na cidade, desde que receba o aval do governo do Estado e da Secretaria de Saúde do município para a realização do evento. O gestor falou sobre o tema durante sabatina na Rádio Jornal, que iniciou nesta semana uma série de entrevistas com os postulantes da cidade patrimônio.

“Não tenho nenhuma dificuldade com isso (realizar o carnaval em 2021), mas claro que vamos ter o cuidado em relação à questão da saúde, ouvindo o governo do Estado, a minha secretária de Saúde. Mas se tudo correr bem, iremos fazer sim. Mas vamos ter que fazer isso com responsabilidade, até porque acima do carnaval está a vida do povo. Se estiver tudo 'ok' com relação ao Estado e ao município de Olinda, iremos fazer sim”, declarou Lupércio, na ocasião.

>> Em Olinda, candidatos a prefeito aproveitam o domingo para discutir projetos para a cidade

>> Veja quais são os candidatos a prefeito de Olinda nas eleições 2020

Devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, cidades brasileiras com tradição carnavalesca como Salvador, por exemplo, decidiram adiar os festejos no próximo ano. No caso da capital baiana, a festa será realizada no mês de julho. No fim do mês de setembro, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) informou sua decisão de adiar indefinidamente os desfiles que em geral ocorrem em fevereiro. Na sabatina, contudo, Lupércio não afirmou se pretende manter a data do evento ou realizá-lo em outra época do ano.

Durante a entrevista, Lupércio também relembrou ações desenvolvidas nos quase quatro anos em que está à frente da Prefeitura de Olinda em áreas como educação e infraestrutura, por exemplo. "Quando a gente recebeu a cidade, Olinda não tinha uma creche sequer com ar-condicionado. Hoje, todas as creches são climatizadas. Escolas? Não havia uma escola com ar-condicionado. Hoje, cerca de 40% das escolas têm o equipamento. Olinda foi a cidade da Região Metropolitana do Recife que mais cresceu no Ideb. Nós não tínhamos nenhum escola em tempo integral e hoje temos três e vamos entregar a quarta em breve", detalhou.

O prefeito garantiu, ainda, que se vencer a disputa nas urnas entregará à população da cidade uma Avenida Presidente Kennedy completamente requalificada, promessa que ele admite ter feito em 2016, mas que não conseguiu cumprir completamente. "Quando falamos em geração de empregos, uma coisa em que nós apostamos muito é na Avenida Presidente Kennedy. Essa via já foi um dos maiores polos varejistas do Estado de Pernambuco. (...) Já morei lá e lembro muito bem como era essa avenida. Houve uma resistência muito grande para que ela não fosse feita da maneira como está, mas a população não foi ouvida em momento algum. O resultado que temos é esse, uma obra que deu errado", pontuou Lupércio. A obra de requalificação da via a que o gestor se refere foi realizada na gestão do ex-prefeito e atual deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB).

"Quando assumimos a gestão nós trocamos toda a drenagem da Presidente Kennedy, de ponta a ponta, até o Caenga. Vamos trocar todas as paradas de ônibus, colocá-las nas calçadas, e substituir a iluminação da avenida, que será toda em LED. As calçadas, inclusive, serão requalificadas, então até quem tem alguma deficiência visual ou cadeirantes vão ter uma facilidade grande de transitar por lá", completou o prefeito.

Questionado por um ouvinte sobre a decisão municipal de realizar alterações na Feira de Peixinhos, Lupércio defendeu as medidas da prefeitura no equipamento. "Como era antes a Feira de Peixinhos? Principalmente aos domingos parecia que tinha havido um terremoto ali. Os feirantes às vezes tinham que fazer suas necessidades embaixo dos bancos da feira. O que nós fizemos? A requalificamos. Hoje a feira tem estacionário, homens fazendo a limpeza, banheiros, bancas novas, os comerciantes usam maquineta. Tudo isso fez com que a clientela de lá aumentasse muito", detalhou.

CAMPANHA

Sobre o fato de o PSB de Paulo Câmara ter decidido apoiar a candidatura de João Paulo (PCdoB) em Olinda, Lupércio disse não guardar "mágoa" do chefe do Executivo estadual. Em julho, durante entrevista à Rádio Jornal, o candidato afirmou que em 2018 o governador garantiu que apoiaria a sua campanha à reeleição. Na época, o próprio Paulo lutava pela própria reeleição e recebeu o apoio do SD para isso.

"A gente não pode deixar de reconhecer o que o governador fez para a cidade. Não podemos chutar o pau da barraca pelo fato de uma sigla não ter acompanhado o Solidariedade. (O apoio) Não aconteceu e eu não tenho nenhuma mágoa do governador", cravou. Quando perguntado de teria ficado chateado com o PSB por conta do acerto com os comunistas, o prefeito limitou-se a dizer que conta com "o apoio dos moradores da cidade de Olinda".

Ao comentar se os socialistas estão fazendo falta em sua campanha, Lupércio afirmou estar tranquilo com a frente de apoios que conseguiu consolidar para a corrida eleitoral este ano. "Com todo o respeito e sem subestimar o PSB, nós estamos muito tranquilos. Estou altamente motivado porque essa injeção de vitamina vem da população da cidade de Olinda, que reconhece que a cidade hoje é outra, mas eu reconheço também que ainda há muito o que fazer pela minha cidade, onde nasci e me criei. A maior sigla se chama povo, e esse sim é importante que esteja no nosso palanque", disparou.

.
Eleições 2020 - FOTO:.
Reprodução
Geraldo Freire e Celso Muniz - FOTO:Reprodução
Ao vivo: Celso Muniz (MDB), candidato a prefeito de Olinda, é sabatinado na Rádio Jornal
Foto: Reprodução/ Vídeo Rádio Jornal - FOTO:Ao vivo: Celso Muniz (MDB), candidato a prefeito de Olinda, é sabatinado na Rádio Jornal
Professor Lupércio (Solidariedade), candidato a prefeito de Olinda, é sabatinado na Rádio Jornal
Foto: Reprodução/ Vídeo Rádio Jornal - FOTO:Professor Lupércio (Solidariedade), candidato a prefeito de Olinda, é sabatinado na Rádio Jornal

Comentários

Últimas notícias