Propostas

''O meu compromisso é garantir uma revolução educacional no Recife'', diz Mendonça Filho durante visita ao Porto Digital

Além do parque tecnológico, o candidato a prefeito do Recife também participou de sabatina na Rádio Olinda nesta terça-feira (6), onde apresentou ideias para um projeto de combate ao uso de drogas entre os jovens

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 06/10/2020 às 16:20
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Mendonça Filho (DEM), candidato a prefeito do Recife - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Leitura:

.
Eleições 2020 - .

Candidato a prefeito pela coligação “Recife Acima de Tudo” (DEM, PSDB, PTB e PL), o ex-governador Mendonça Filho (DEM) reafirmou, em dois compromissos de campanha nesta terça-feira (6), sua intenção de investir na educação básica da cidade e no combate à dependência química de jovens, caso venha a ser eleito. Pela manhã, o democrata visitou o Porto Digital, no Bairro do Recife, onde conversou com empresários que atuam no parque tecnológico. No início da tarde, ele participou de sabatina na Rádio Olinda, apresentando suas principais propostas de governo.

No Porto Digital, Mendonça fez questão de ressaltar que a semente para criação do parque foi plantada ainda no governo Jarbas Vasconcelos (MDB), quando ele ocupava a cadeira de vice-governador, e que foi o autor, enquanto deputado federal, da Lei da Informática, que prorrogou por 10 anos os incentivos para o setor no Brasil. Como proposta de gestão local para estimular a área, o candidato colocou as ações em educação em primeiro lugar e garantiu que realizará uma “revolução educacional” se conseguir vencer a disputa eleitoral.

>> Ibope/JC/Rede Globo: João Campos (PSB) e Mendonça Filho (DEM) tecnicamente empatados na liderança em pesquisa para prefeito do Recife

>> Internamente, PSB considera definido que Mendonça é o principal adversário de João Campos

>> Mendonça Filho promete dar apoio a pequenos comerciantes do Recife em agenda no bairro de Nova Descoberta

“O meu compromisso primeiro neste ambiente de tecnologia da informação é garantir uma revolução educacional na cidade. Eu quero colocar o Recife entre as cinco melhores cidades do País na área da educação. Nós temos histórico nessa área, pois lançamos o Ginásio Pernambucano como modelo de educação integral e vamos implementar o integral para o ensino fundamental. Vamos ampliar a oferta de vagas em creches, pelo menos 10 mil novas vagas no ciclo de quatro anos, e vamos conectar as crianças com o mundo da web, com o programa Aluno Conectado, em que todos os alunos do Recife terão um voucher para acessar a internet dentro de casa”, assegurou Mendonça.

Na ocasião, o candidato também se comprometeu com os empresários a sugerir à Câmara Municipal um projeto de lei que incentive experimentos tecnológicos no Recife. “Eu assumo o compromisso público de mandar para a Câmara dos Vereadores uma legislação municipal que garanta o direito a experimentos aqui na cidade do Recife, em espaços pré-determinados, que pode ser até no Bairro do Recife. Evidentemente que temos que avaliar qual será o âmbito e o espaço dessa legislação, mas eu sou provocativo, sou ousado, gosto dessas ousadias", detalhou.

DROGAS

Mais tarde, na Rádio Olinda, Mendonça voltou a falar de vários pontos do seu programa de governo e disse ter um projeto para tratar, em parceria com igrejas e comunidades terapêuticas, jovens que tenham envolvimento com drogas na capital. “A gente vive hoje um flagelo. Muitas famílias têm filhos dependentes químicos, drogados, e não têm a quem recorrer, no caso dos poderes públicos, Estado e prefeitura. Nós vamos socorrer essas famílias. Vamos atender os jovens em comunidades terapêuticas, fazendo parcerias com a comunidade cristã, católica e evangélica, para que a gente possa recuperar os jovens dependentes químicos”, disse.

O ex-ministro da Educação afirmou, ainda, que as famílias dos atendidos nesse projeto também receberão a atenção municipal. “Criaremos também a Casa da Família, que será o ambiente para ajuda psicológica das mães, que muitas vezes desesperadas, não sabem a quem recorrer quando os seus filhos vendem os bens deles e os dela. Televisor, fogão, relógio, (vendem tudo) porque estão desesperados para comprar drogas e as mães não sabem como proceder em uma situação crítica como essa. (...) A prefeitura vai atuar para proteger essas famílias, para que essas pessoas não sejam tratadas como invisíveis, pessoas desprezadas, cenário que muitas vezes no leva para o caminho que aumenta a violência na nossa cidade”, explicou o democrata.

Ainda falando sobre o quesito segurança pública, Mendonça Filho disse que pretende manter os Compaz implementados durante as gestões do PSB no Recife, mas que tem o objetivo maior de ampliar esse conceito, retomando a ideia dos Centros Sociais Urbanos (CSUs). “A gente precisa fazer com que o Compaz continue preservando as suas atividades de acolhimento das famílias e dos jovens, mas, paralelamente a isso, a gente precisa resgatar os projetos antigos, como os CSUs, que são os Compaz do passado e apenas mudaram de nome. O do Totó, por exemplo, está abandonado. O da Mustardinha está desativado. Não adianta você ter dois ou três Compaz funcionando e o resto da cidade ser esquecida. O que eu quero é levar espaços de cultura, esportes e lazer para toda a periferia do Recife. Isso é o que gera uma cidade harmônica”, defendeu.

.
Eleições 2020 - FOTO:.

Comentários

Últimas notícias