explicações

Após ofício do Ministério Público Eleitoral, Pernambuco adia possibilidade de realização de eventos para até 1.500 pessoas

O procurador do Ministério Público Eleitoral em Pernambuco, Wellington Cabral Saraiva, enviou um ofício ao governador Paulo Câmara (PSB) questionando os critérios técnicos que amparam a flexibilização e se ela alcançará os atos de campanha eleitoral

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 09/10/2020 às 21:09
ALUÍSIO MOREIRA/SEI
Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco - FOTO: ALUÍSIO MOREIRA/SEI
Leitura:

Após procurador regional eleitoral de Pernambuco, Wellington Cabral Saraiva, ter pedido explicações ao governador Paulo Câmara (PSB) sobre a nova etapa de flexibilização do Estado, que pretendia liberar a realização de eventos com até 1,5 mil pessoas a partir do dia 3 de novembro, o governo decidiu mudar a data. Em resposta através de nota, o governo de Pernambuco adiou a possibilidade da realização dos eventos para 1º de dezembro. O prazo para análise das solicitações permanece a partir de 13 de outubro.

>> Governo de Pernambuco define data para liberar eventos com até 1,5 mil pessoas

"Levando em consideração ofício do Ministério Público Eleitoral, o Governo de Pernambuco informa que adiou de 3 de novembro para 1° de dezembro a possibilidade de realização de eventos para até 1.500 pessoas. O prazo para o início da análise das solicitações permanece a partir de 13 de outubro", diz a nota do governo. No ofício do Ministério Público Eleitoral, o procurador questiona os critérios técnicos que amparam a decisão durante a pandemia e se a liberação alcançará os atos de campanha eleitoral.

>> Veja o ofício do Ministério Público Eleitoral na íntegra

O anúncio da liberação da 11 etapa foi feito no dia 7 de outubro, quando o Estado confirmou 23 vidas perdidas para o coronavírus e 922 casos confirmados, totalizando na época 151.139 casos e 8.379 mortes em Pernambuco.

No momento, o Estado permite encontros com, no máximo, 100 pessoas, liberados na etapa 6 do plano de convivência. Na Região Metropolitana do Recife e em Caruaru, os eventos passam para o limite de até 50% da capacidade do local ou até 300 pessoas já a partir desta segunda-feira (12).

>> Confira o protocolo para o retorno dos eventos sociais em Pernambuco

O ofício questionando os critérios que apoiam a decisão foi enviado pelo procurador Wellington Cabral Saraiva ao governador de Pernambuco nessa quinta-feira (8), e o governador tinha até cinco dias úteis para responder a solicitação. No documento, o procurador ressalta que "não está claro se essa flexibilização das regras sanitárias vigentes, caso ocorra, alcançará atos de campanha eleitoral".

>> Média móvel de mortes pela covid-19 em Pernambuco cai 18%

Na declaração, Wellington acentua que os "episódios de aglomeração de pessoas, sem respeito às medidas sanitárias de prevenção da pandemia, por atitudes irresponsáveis, egoístas e criminosas de candidatos, estão fora de controle neste momento", mesmo com a vigência das normas estaduais sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras e o decreto de estado de calamidade pública em virtude da pandemia do coronavírus.

>> "Vi imagens de eventos políticos que mais pareciam um Carnaval", diz secretário sobre aglomerações em Pernambuco

Ele destaca, ainda, que caso a definição da data para liberar os eventos com até 1,5 mil pessoas se confirme, "terá efeito devastador sobre os esforços do Ministério Público Eleitoral e da Justiça Eleitoral". "Para prevenir atos de campanha eleitoral que facilitem a propagação do novo coronavírus, inclusive pela impossibilidade de fiscalização de todos os atos de campanha eleitoral ao redor do estado".

>> Veja como foi a estreia dos candidatos a prefeito do Recife na primeira parte do guia eleitoral desta sexta

O documento também coloca que a "hipótese altamente provável" da flexibilização pode ser associada a um possível aumento de casos da covid-19 em Pernambuco. "Poderá haver consequências jurídicas para as autoridades que hajam concorrido para o fenômeno, a serem oportunamente examinadas, tudo a depender do desenvolver dos acontecimentos", pontua. Ao final, o procurador questiona os critérios técnicos que amparam a decisão e se a liberação deve alcançar os atos de campanha.

HÉLIA SCHEPPA/DIVULGAÇÃO
Através de nota, o governo de Pernambuco respondeu que "adiou de 3 de novembro para 1º de dezembro" a possibilidade da flexibilização de eventos para até 1.500 pessoas - FOTO:HÉLIA SCHEPPA/DIVULGAÇÃO
Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC
Jaqueline Maia/ Ascom - PRR5
OFÍCIO Wellington Saraiva cobrou explicações sobre decreto do Executivo - FOTO:Jaqueline Maia/ Ascom - PRR5

Comentários

Últimas notícias