SABATINA

Mendonça diz que colocará Recife de volta em posição estratégica no País

Para o candidato a prefeito pelo DEM, a esquerda se beneficiou com o discurso de proteção aos mais pobres, mas é justamente essa parcela da população que tem mais sofrido no Recife.

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 12/10/2020 às 18:38 | Atualizado em 12/10/2020 às 18:38
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
"Fui o cara da chamada resistência contra a hegemonia de esquerda, lulapetista e socialista no Recife", diz Mendonça Filho (DEM). - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

O ex-ministro da Educação e candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM), assegurou que pretende trazer o Recife de volta a posição estratégica de suas vocações naturais, a exemplo das áreas do turismo, empreendedorismo e tecnologia da informação. "Evidentemente que a gente apresenta uma plataforma que vai incentivar o empreendedorismo, a geração de oportunidade de trabalho.  Vamos vincular a nossa base cultural, uma das mais robusta do Brasil, a atividade turística, e potencializando a área de tecnologia da informação", afirmou. 

>> Mendonça critica atual gestão do Recife sobre o atendimento básico de saúde

>> Mendonça Filho vai ao mercado e promete desburocratizar abertura de pequenos negócios no Recife

>> Dissidentes do PV declaram apoio a Mendonça Filho no Recife. Oficialmente, o partido está na base de João Campos

Mendonça Filho pontuou diversas críticas sobre a atual gestão do PSB, citando a deficiência na prestação de serviços básicos a população. Na área da Educação, o candidato falou sobre suas propostas de elevar o IDEB da cidade, para que esteja entre as cinco capitais de melhor ranking do Brasil. "Nós vamos instituir o tempo integral no ensino fundamental, fizemos isso no Ministério da Educação (MEC), apoiando políticas públicas nessa posição. Também vamos enfatizar  a questão da conexão para os estudantes. Depois da pandemia, precisamos levar em consideração que o ensino presencial é a base de tudo, da transformação de qualquer sociedade. Mas, ele vai estar cada vez mais conectados para pesquisa e acompanhamento dos professores", pontuou o candidato ao participar, nesta segunda-feira (12), da sabatina promovida pelo UOL e Folha de São Paulo. 

Uma das propostas do programa de governo do democrata é o fornecimento da internet de 10 Mega, custeado pela Prefeitura do Recife, para os alunos da rede pública municipal - o programa Aluno Conectado. "Priorizando via provedores de bairro, micro e pequenos empresários, que geram empregos na própria comunidade. Porque entendo que a gente vai mudar de rumo a capital pernambucana, deixando de ser a capital do desemprego e corrupção para se tornar a capital da boa gestão e educação", declarou. 

Questionado sobre o fato de ter disputado eleições majoritárias desde 2006, na época a Governo do Estado, e posteriormente em outras ocasiões a Prefeitura do Recife e Senado Federal, e não ter obtido vitória nas urnas, o candidato Mendonça Filho não considera que esse histórico seja uma rechaça da população recifense, mas ressalta que sua trajetória é limpa e de ganhos políticos na base das ideias. 

>> João Campos lidera com 26% na Pesquisa Datafolha; Marília Arraes e Mendonça Filho tecnicamente empatados em segundo lugar

"Fui o senador mais votado na cidade do Recife (em 2018). Bati Jarbas, que ganhou todas as eleições do Recife, também bati Humberto Costa, onde o PT ainda é muito forte. O que ocorre com as eleições pretéritas e não quero aqui fazer uma discussão olhando só no retrovisor, é que fui o cara da chamada resistência contra a hegemonia de esquerda, lulapetista e socialista no Recife. Minha posição foi muito mais de reafirmar espaço do contraditório, o espaço democrático de um estado que nunca se curvou a hegemonia, acho que é mais mérito meu, e capacidade de resistência dialética e política, do que demérito", defendeu. 

Para Mendonça Filho, que forma chapa com a candidata a vice, Priscila Krause, a população recifense estão saturadas dessa polarização PT e PSB, diante do afundamento da esquerda. "A esquerda sempre se beneficiou de um discurso de proteção aos mais pobres, e os mais pobres são os mais sacrificados. O Recife hoje, é uma cidade que tem na educação uma das piores do Brasil, que perde no IDEB para a cidade de Teresina. A atenção básica e primária, que é a missão da prefeitura, é uma coisa terrível e não atende a população, tanto é que a pandemia nos colocou numa situação ainda mais tristes, com um dos maiores índices de mortalidade per capita, o dobro de Salvador", dispara o democrata, afirmando ainda que está se colocando como um bom gestor que compreende a pluralidade que um governo deve possuir. 

Nem mesmo o índice de rejeição apresentado pesquisa da Datafolha, no dia 8 de outubro, em que Mendonça Filho aparece com 36%, seguido do candidato a prefeito pelo PSB, João Campos, com 30%, - tecnicamente empatados ao considerar a margem de erro percentual -, não é considerado um problema para o postulante do DEM. 

“Eu tenho uma posição nítida, do ponto de vista ideológico e quem conhece pesquisa de opinião, sabe que essa rejeição é admitida por parte do desconhecimento de uma parcela do eleitorado, a respeito do meu histórico. A medida que a campanha avança, a gente vai reduzir essa rejeição”, declara. “Não é uma posição que venha me inviabilizar, não tenho rejeição recorrente de proximidade com o mal feito, com a corrupção”, complementou o ex-ministro, assegurando que estará no segundo turno das eleições e sairá vitorioso. 

BOLSONARO 

Um ponto abordado na sabatina da UOL e Folha de São Paulo, foi o fato do candidato a prefeito pelo DEM, ter usado durante sua convenção uma música do cantor Alcymar Monteiro que dizia: "Mendonça é Bolsonaro. Bolsonaro é Mendonça", além disso,  o nome de sua coligação é Recife Acima de Tudo, semelhante ao jargão usado pelo presidente - "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos". 

Sobre o fato de se considerar o candidato de Bolsonaro, Mendonça Filho foi direto em sua resposta. "Essa consideração tem que ser feita ao presidente, não a mim. O presidente se pronunciou do ponto de vista público, de que não participaria das eleições no primeiro turno. Ontem (11),  ele anunciou que possivelmente , 15 dias antes, anunciaria apoio para algumas candidaturas no Brasil. Mas, como posso falar pelo presidente da República? Ao slogan, é 'Mendonça Prefeito de Verdade'", afirmou.

Sobre o nome da coligação, o postulante defende que a cidade precisa sim estar acima de tudo para que o cuidado com a população seja priorizado. Mendonça já esteve em agenda com nove ministros para tratar de projetos estratégicos para áreas como habitação e infraestrutura, ressaltando o bom diálogo que manterá com o governo federal, caso eleito. 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Sobre a área da segurança pública, o candidato Mendonça Filho, falou sobre o armamento da Guarda Municipal do Recife, através da criação da Academia da Guarda Municipal, que irá atuar na capacitação especializada destes servidores. "A atuação será em complementação à Polícia Militar, para que os guardas possam proteger o patrimônio público e em defesa das pessoas quando estiver em atuação pública", declarou. 

O investimento no combate as drogas e prevenção da criminalidade na juventude, também foram destacados. Apesar de reconhecer a importância do equipamento Compaz, um dos marcos da gestão do prefeito Geraldo Julio, ao longo destes quase oito anos a frente da Prefeitura do Recife, Mendonça avalia que é necessário ter atenção voltada para outras áreas de impacto. Ele defende a valorização dos centros sociais urbanos como o Bidu Krause, que estaria abandonado pela gestão. 

A qualidade de vida de quem mora na região de morro da cidade, foi outra questão respondida pelo ex-governador de Pernambuco. Além da construção de barreiras e escadarias, Mendonça também destaca o saneamento básico nestas localidades. "Um crime se cometeu quando os candidatos do PT (Marília Arraes) e do PSB (João Campos),  se opuseram ao Marco Legal de Saneamento. Recife tem apenas 40% dela com coleta de esgoto", disparou. Ele critica o contrato por Parceria Público Privado (PPP) feito com a Compesa, em que as metas e a cobertura de 60% de coleta de esgoto seriam cumpridas até 2024, mas foram postergadas por mais 12 anos. 

Já na questão da educação, além da proposta de adotar o modelo das escolas cívicas em áreas de maior vulnerabilidade e risco, na implementação das unidades de tempo integral para o ensino fundamental, Mendonça Filho comentou sobre a polêmica a respeito do retorno das aulas durante a pandemia do coronavírus. "O ano está praticamente perdido, principalmente para os mais pobres.  Aqueles que estão em escolas particulares têm condições de usar o ensino remoto. Defendo a discussão para a retomada das aulas respeitando as condições sanitárias. Não me cabe como candidato, sem elementos técnicos, responder se o momento é exatamente agora, mas precisamos acelerar o momento porque as crianças precisam voltar a estudar", afirmou. 

 

 

Confira o vídeo completo da sabatina com o candidato Mendonça Filho (DEM)

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias