O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, desembarcou no Recife nesta terça-feira (13) para cumprir agendas com os candidatos majoritários e proporcionais da legenda na Região Metropolitana. Essa, é a primeira vez que Lupi vem a capital pernambucana, após o imbróglio em torno do apoio a candidatura de João Campos (PSB), que tem em sua chapa, a candidata a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT).
>>PDT bate o martelo e indica a ex-vereadora Isabella de Roldão para compor a vice de João Campos no Recife
O encontro com o socialista deve ocorrer nesta quarta-feira (14), em um jantar mas, os detalhes da agenda ainda não foram confirmados. Para a ex-vereadora e ex-secretária de Habitação do Recife, Isabella de Roldão, ter o dirigente nacional neste momento da campanha é considerado muito simbólico. “É muito significativo para nós, porque já desejávamos esse encontro. Tudo tem fluido muito bem dentro do nosso grupo e com os demais partidos da Frente Popular”, declarou Isabella, ao JC.
Ainda segundo a candidata pedetista, mesmo diante de toda a discussão interna da legenda sobre ter candidatura majoritária própria, até a indicação de outro nome para compor a chapa do PSB, a construção dentro do partido hoje parece ter encontrado harmonia. “As coisas aconteceram, os caminhos não foram fáceis, mas temos conseguido construir de forma respeitosa e harmônica esse projeto. Ter o nosso presidente nacional aqui é uma maneira de referendar essa consolidação do meu nome como vice de João Campos”, pontuou.
CANDIDATOS
Na manhã desta terça-feira, Carlos Lupi participou de uma reunião com os candidatos do partido à Câmara Municipal do Recife. O PDT apresentou 23 postulantes, sendo 16 homens e 7 mulheres
“Temos que ir às ruas, bater nas portas das pessoas e conversar sobre a mensagem que temos a defender. Nosso partido tem uma história marcada pelo compromisso com a classe trabalhadora, a defesa dos direitos e a educação”, afirmou Lupi. “É fundamental que a gente leve o nome da majoritária em nossas campanhas proporcionais. Isabella representa o PDT ao lado de João Campos para prefeito”, ressaltou.
O dirigente também esteve presente no lançamento da candidatura da professora e advogada Maíra Vilar, em Jaboatão dos Guararapes. O evento, contou com a participação do presidente estadual e municipal do partido, o deputado federal Wolney Queiroz.
Lupi ressaltou o papel da educação, que é um dos pontos principais da campanha de Maíra. “A educação é o instrumento da luta por uma sociedade mais justa, mais fraterna, menos desigual. Nada transforma mais uma sociedade que a educação. A educação é instrumento libertador, da consciência, da formação, e que fazem as pessoas compreenderem seus direitos e suas obrigações”, discursou o pedetista.
Em seguida, Carlos Lupi também participa de agenda partidária nos municípios de Paulista, com o candidato a prefeito Fabio Barros, e em Abreu e Lima, com a candidata a prefeita Katiana Gadêlha. Já em Olinda, Lupi estará presente no no comitê do candidato a prefeito de Olinda, Guto Santa Cruz, às 20h30, junto com o deputado federal Túlio Gadêlha - rifado da disputa majoritária no Recife e destituído do comando do diretório municipal.
O parlamentar havia desistido de lançar sua candidatura a prefeito do Recife, diante da permanência do partido na Frente Popular liderada pelo PSB. Em contrapartida, Gadêlha indicou o nome do enfermeiro Rodrigo Patriota, crítico ferrenho da gestão socialista. A direção nacional do PDT interveio nesse processo e indicou o nome de Isabella de Roldão para compor a vice na chapa de João Campos. Mesmo com essa decisão, Túlio voltou atrás e lançou sua pré-candidatura, quando foi destituído da direção municipal do PDT.
>> Sem disputar a corrida majoritária, Túlio Gadêlha afirma em carta aberta que seu Plano de Governo será defendido pelos candidatos a vereador do PDT Recife
Agora, Gadêlha tem atuado para fortalecer os candidatos a vereador e a prefeito da legenda, em diversas cidades. No Recife, ele apoia a chapa coletiva de vereadores, intitulada de Ativistas - composta por Rodrigo Patriota, a jornalista Sylvia Siqueira e a advogada Bruna Albuquerque.
Comentários