ELEIÇÕES 2020

Mendonça Filho promete recolocar o Recife na liderança do turismo no Nordeste

O candidato a prefeito destacou que, entre as suas propostas para o turismo recifense, está a criação de opções de estadia em que os turistas comprem pacotes casados, ou seja, de alguns dias na capital combinados com períodos em outro destino

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 13/10/2020 às 22:42 | Atualizado em 13/10/2020 às 22:42
BRUNO CAMPOS/DIVULGAÇÃO
TRADE Democrata se reuniu com representantes do turismo, e reforçou suas propostas para o setor - FOTO: BRUNO CAMPOS/DIVULGAÇÃO

JC
Eleições 2020 - JC

O candidato a prefeito do Recife pela coligação “Recife Acima de Tudo” (DEM, PTB, PTB e PL), Mendonça Filho (DEM), prometeu recolocar o Recife na liderança do turismo no Nordeste, se eleito. Ao lado da candidata a vice em sua chapa, Priscila Krause (DEM), o democrata participou de reunião com o trade turístico na noite desta terça-feira (13) e recebeu um documento com as demandas do setor. 

De acordo com o candidato, o turista chega à capital pernambucana apenas para se deslocar para outros destinos, como o Litoral Sul ou o arquipélago de Fernando de Noronha. “Temos de criar um ambiente a favor do empreendedorismo, cooperativo com quem produz, o que inclui a área turística e cultural. A atual gestão persegue quem produz, só sabe cobrar imposto e taxa. Isso não é viável e tem de acabar para que o Recife volte a ser líder no turismo no Nordeste”, disse Mendonça.

No encontro, realizado em um hotel em Boa Viagem Zona Sul e que contou com a participação de órgãos como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), Associação Brasileira de Agentes de Viagens em Pernambuco (Abav-PE), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE) e Recife Convention & Visitors Bureau, entre outras, Mendonça Filho ressaltou a importância de que os turistas fiquem mais tempo no Recife, antes ou depois de irem a outros destinos. Para isso, segundo ele, é necessário requalificar os principais pontos turísticos da cidade, que estão hoje abandonados pela atual gestão.

Mendonça afirmou que, entre as suas propostas, está a de criar opções de estadia em que os turistas comprem pacotes casados, ou seja, de alguns dias na capital combinado com períodos em outro destino. “Cuidar da cidade é a base para que o Recife volte a ser atrativo. E o Recife sempre falou para o Brasil, mas está largado, no fundo do poço. No mundo todo, o mecanismo de criar combos e otimizar o tempo do turista em várias cidades próximas, é possível. Mas precisamos oferecer uma cidade limpa, segura. Recife precisa ser recuperada”, explicou.

Entre as principais propostas do programa do ex-ministro da Educação para o turismo recifense, estão a requalificação, iluminação e reordenamento das orlas de Boa Viagem e do Pina, além de recuperação do casario antigo e de equipamentos como os mercados públicos, museus, os teatros de Santa Isabel e do Parque e as pontes históricas. No Bairro do Recife, além do investimento na Rua do Bom Jesus, Mendonça Filho quer fazer um centro de convenções de médio porte, para atrair o turismo de negócios para a área central da capital. “Todo turista quer visitar o centro das cidades que vai. Mas o Centro do Recife está sujo, acabado. Temos de recuperar nossa vocação turística na área de serviços”, ressaltou.

Outra proposta da chapa é estender os horários de todos os equipamentos culturais e turísticos sob a responsabilidade da Prefeitura do Recife, uma demanda antiga do setor. A promoção de eventos que valorizem a cultura recifense e mostre que não há apenas as praias do Litoral Sul para o turista visitar é outro ponto importante a ser explorado em sua gestão, de acordo com o candidato. “Reafirmar a importância do Recife como símbolo cultural. Hoje, perdemos espaços para capitais de estados vizinhos, como Fortaleza e Salvador. É um desperdício do nosso potencial”, afirmou. “O Recife deve liderar o turismo no Nordeste.” Para isso, ainda segundo Mendonça Filho, é preciso também requalificar e treinar constantemente os agentes turísticos, dando espaço, principalmente, para a formação da juventude nesse esforço de geração de empregos no setor.

Agenda no TRE

Na manhã desta terça-feira (130, Mendonça Filho cumpriu agenda no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Na conversa com o presidente do órgão, desembargador Frederico Neves, o democrata reforçou a importância combater o compartilhamento de notícias falsas  junto à Justiça Eleitoral, tendo em vista que a campanha eleitoral 2020 tem sido muito explorada nas redes sociais em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a coligação, Mendonça Filho vem sendo alvo de notícias falsas desde quando assumiu a gestão do Ministério da Educação (MEC), em 2016, e, na campanha eleitoral deste ano, também vem sendo atacado nas redes sociais com a disseminação de conteúdos falsos, incluindo memes e vídeos. No entanto, a Justiça Eleitoral tem realizado uma fiscalização rigorosa nas plataformas e ordenado a retirada de postagens mentirosas contra o democrata.

JC
Eleições 2020 - FOTO:JC

Comentários

Últimas notícias