Eleições 2020

Mendonça Filho assume compromisso de garantir 10 mil vagas em creches do Recife

O candidato a prefeito do Recife Mendonça Filho (DEM) e a candidata a vice Priscila Krause (DEM) assinaram nesta segunda-feira (12) a Carta Compromisso Primeira Infância Prioritária

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 12/10/2020 às 22:39
GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO
GARANTIA Mendonça e Priscila assinaram carta compromisso para a área - FOTO: GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

O candidato a prefeito do Recife Mendonça Filho (DEM) e a candidata a vice Priscila Krause (DEM) assinaram nesta segunda-feira (12) a Carta Compromisso Primeira Infância Prioritária, que propõe ações para ampliar os investimentos na área, garantir a oferta de 10 mil vagas em creches do Recife e envolver setores do poder público para proporcionar o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos. A carta foi assinada pelos candidatos durante uma cerimônia no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife. 

>> Dia das Crianças: Pauta dedicada à primeira infância deve ir além da construção de creches nestas eleições

>> Mendonça diz que colocará Recife de volta em posição estratégica no País

"A educação na primeira infância é determinante para o desenvolvimento das crianças e o suporte do poder público é essencial para que elas tenham um futuro promissor. A falta dessas oportunidades causa desigualdade, violência, pobreza e miséria, como temos visto no Recife. Vamos mudar essa triste realidade e priorizar a educação básica no Recife, começando com a oferta de 10 mil novas vagas em creches", afirmou Mendonça. 

Mendonça lembrou da liberação de R$ 10,8 milhões para a construção de creches na cidade no ano de 2018 pelo Ministério da Educação, quando ele chefiava a pasta no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). As obras não foram feitas, segundo ele, pois a gestão municipal não ofereceu terrenos regularizados, o critério para a transferência do recurso.

"Vamos mudar este cenário com a construção de novas creches e chegar a 15 mil vagas para e reduzir esse déficit na educação básica", disse o candidato, que prometeu ainda criar um orçamento voltado para implementação de políticas públicas voltadas para as crianças e suas famílias. 

Para Priscila Krause, o poder público deve assumir a responsabilidade de oferecer políticas públicas de saúde e ensino para auxiliar no desenvolvimento das crianças. "É preciso promover o acesso à saúde, às primeiras consultas médicas do pré-natal das mães, bem como a assistência social para que as famílias possam ser estimuladores e participantes do processo educacional das crianças, principalmente nessa faixa etária de 0 a 6 anos", afirmou Priscila Krause. 

Documento

Também integram o documento ações de acompanhamento da saúde e bem-estar das gestantes e bebês durante os primeiros anos de vida, além de orientação para mães adolescentes, prevenção à mortalidade infantil e fortalecimento dos vínculos afetivos e familiares. Ainda há o compromisso de desenvolver projetos para a melhoria da rede pública de ensino na pré-escola.

Estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife (Comdica), Alexandre Cabral, o advogado e membro do Conselho de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil Pernambuco (OAB-PE) Cassius Guerra e o diretor de uma creche no bairro do Bongi, Mauro Cavalcanti. 

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias