A candidata a prefeita do Recife Delegada Patrícia (Podemos) foi a surpresa na segunda rodada da Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada na noite desta quinta-feira (15). Ela saiu de 11% para 13% das intenções de voto e antes em terceiro lugar, agora está empatada tecnicamente com Mendonça Filho (DEM), com 18%, e Marília Arraes (PT), com 14%, considerando a margem de erro máxima de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Em um cenário de segundo turno, Patrícia só perde numericamente para João Campos, ele com 44% e ela com 39% das intenções de voto, mas os dois estão em um situação de empate técnico. Ela é a candidata mais forte contra João caso a disputa vá para o segundo turno. A maior vantagem da Delegada Patrícia é em relação a Mendonça, que tem 38% enquanto ela tem 43%, e João. Já tendo Marília como adversária, Patrícia possui 42% e a petista, 38%. Mas com ambos ela também empata tecnicamente.
Entre os quatro primeiro colocados, a sua rejeição de Patrícia a única que subiu, de 10% para 14%, mas ainda assim ela é a menos rejeitada entre todos os 11 postulantes.
- Ibope/JC/Rede Globo: Rejeição de João, Mendonça e Marília cai, e da Delegada Patrícia cresce no Recife
- Ibope/JC/Rede Globo: Delegada Patrícia é nome mais forte contra João Campos em eventual 2º turno no Recife
- Marília Arraes permanece com 14% na Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo e empata tecnicamente com Mendonça e Patrícia no 2º lugar na disputa no Recife
- Ibope/JC/Rede Globo: Após dividir 1º lugar com João Campos, Mendonça Filho briga pela 2ª colocação no Recife com outras duas candidatas
- Na segunda rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, 7 dos 11 candidatos a prefeito do Recife não ultrapassam 1% das intenções de voto
Expectativa
A candidata se destaca entre os entrevistados com renda familiar superior a 5 salários mínimos, cuja intenção de voto saiu de 11% para 21% na segunda rodada.
Por meio de nota, Patrícia ressalta que o resultado da pesquisa demonstra o desejo de mudança por parte da população recifense. "Estamos felizes, estamos fortes e nossa campanha ganha ainda mais energia. Vamos devolver ao povo do Recife cada centavo arrecadado nos impostos. Devolver a dignidade de cada morador, que têm o justo direito de serem felizes. Nós fazemos uma campanha junto das pessoas, olho no olho", diz a candidata por meio de nota.
A mudança é mesmo uma força incomparável. Agora conto com cada um de vocês para virarmos mais a mais votos para mudar a história da nossa cidade!#MudançaJá #LibertaRecife #DP19 pic.twitter.com/KY0Ry3B111
— Delegada Patrícia (@DelPatricia19) October 16, 2020
Agenda
Patrícia começou a agenda desta quinta (15) com uma panfletagem e adesivaço na Avenida Antônio de Góes, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. Ela esteve acompanhada do candidato a vice, Leo Salazar (Cidadania) e dos candidatos a vereador Thiago Lira (Podemos) e Rosaline Silva (Podemos). Essa prática de contato direto tem sido uma estratégia adotada pela candidata, que prioriza a panfletagem corpo a corpo e agendas mais simples. "Somos uma campanha lisa, mas uma campanha limpa. Sem caixa-dois, dentro da lei. Nosso foco é no contato com a população, olho no olho. O retorno tem sido maravilhoso. O carinho com que as pessoas nos recebem é uma prova de que o Recife quer uma mudança real", disse Patrícia.
A candidata também participou de uma reunião com comerciantes do centro do Recife, ao lado do seu candidato a vice, Leo Salazar (Cidadania) e de vereador Jayme Asfora (Cidadania), candidato à reeleição, e os candidatos a vereador Ernesto do Rossi (Podemos) e Cristiano Lins (Podemos).
Na agenda, Patrícia ressaltou o seu projeto para melhoria do ambiente de negócios, chamado "cidade amiga do empreendedor", cujo objetivo é desburocratizar os processos relacionados à iniciativa empreendedora. Ainda para o centro do Recife, ela propõe a implementação de um sistema de monitoramento através de câmeras com a parceria da iniciativa privada.
- Com direito a boliche, guia eleitoral da Delegada Patrícia promete "derrubar a velha política" no Recife
- Daniel Coelho surge no guia eleitoral e diz que só Delegada Patrícia pode "vencer o PSB" no Recife
- Delegada Patrícia promete "soluções definitivas" para áreas de barreira no Recife
- 'Não sou política por profissão', diz Delegada Patrícia em encontro com produtores culturais do Recife
Armar a guarda municipal, segundo ela, vai proporcionar a segurança para quem frequenta e trabalha no centro. "Vamos implementar medidas de segurança e revitalizar o centro do Recife. Vamos fomentar a moradia nessa região, levando movimentação no centro e aquecendo a economia da cidade", disse Patrícia.
Á tarde, ela fez caminhada na comunidade do Bueiro, na Zona Oeste do Recife, acompanhada do candidato a vereador Luciano Moura (Podemos). Os moradores da comunidade - que vivem de catar mariscos e sururu - fizeram queixas sobre a falta de saneamento.
"Vamos voltar aqui ano que vem e em todos os anos. Nossa gestão vai resolver o problema de saneamento nessa comunidade. É uma situação inadmissível. Eu não consigo imaginar como o prefeito consegue dormir em paz sabendo que tem pessoas que vivem dessa forma Vamos dar uma solução para esse problema e dignidade para os moradores da comunidade do Bueiro", disse a delegada.
Durante a agenda, Patrícia adotou uma cadela, chamada de "Pipoca". Foi com ela que a candidata gravou o vídeo em que comemora o resultado da pesquisa Ibope.
Veja outros possíveis cenários em caso de segundo turno no Recife:
Comentários