O candidato a prefeito do Recife João Campos (PSB) cresceu 10 pontos percentuais (p.p.) em relação à primeira pesquisa Ibope/JC/Rede Globo. De acordo com o novo levantamento divulgado nesta quinta-feira (15), o candidato socialista agora assume a liderança da disputa com 33% das intenções de voto. O candidato Mendonça Filho (DEM) aparece em segundo lugar com 18% das menções, tecnicamente empatado com a candidata Marília Arraes (PT), que permanece com 14% das intenções, e a Delegada Patrícia (Podemos), que pontuou 13%. Ou seja, dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o segundo lugar da disputa pela Prefeitura do Recife está indefinido.
A segunda rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo foi realizada entre os dias 13 e 15 de outubro de 2020, sendo a primeira após o início do guia eleitoral. Foram entrevistados presencialmente 1001 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PE08776/2020. O levantamento foi encomendado pelo Jornal do Commercio e Rede Globo.
>> Ibope/JC/Rede Globo: Rejeição de João, Mendonça e Marília cai, e da Delegada Patrícia cresce no Recife
>> Ibope/JC/Rede Globo: Delegada Patrícia é nome mais forte contra João Campos em eventual 2º turno no Recife
Com 1% das intenções de voto estão Claudia Ribeiro (PSTU), Coronel Feitosa (PSC) e Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB). Carlos (PSL) também atinge agora 1% das menções (tinha 0% no levantamento anterior). Charbel (NOVO) e Thiago Santos (UP) novamente são mencionados, mas não chegam a atingir 1%. Victor Assis (PCO) não foi citado neste levantamento.
Os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 14%, ao passo que 3% não sabem ou preferem não responder (eram 22% e 7%, respectivamente, na pesquisa anterior).
Rejeição
Os candidatos a prefeito do Recife João Campos (PSB) e Mendonça Filho (DEM) tiveram uma melhora de seis pontos em relação à rejeição no Recife, mas, ao lado do Coronel Feitosa (PSC), ambos ainda são os mais rejeitados pelos eleitores recifenses, de acordo com os dados da 2º pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada nesta quinta-feira (15).
Na primeira rodada do levantamento, João e Mendonça tinham, 36% de rejeição, cada. Agora, ambos pontuaram 28% quando os eleitores foram questionados sobre em "quem não votariam de jeito nenhum". Já Feitosa, possuía 17% de rejeição e, agora, vê esse número subir, também, para 28%.
A candidata do PT a prefeita da Recife, Marília Arraes, tinha rejeição de 20% na primeira pesquisa e viu esse índice diminuir um ponto, indo para 19%, se mantendo dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Primeira rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo
Na primeira pesquisa, divulgada no dia 2 de outubro, o deputado federal João Campos (PSB) e o ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) estavam tecnicamente empatados na liderança com, respectivamente, 23% e 19% das intenções de voto.
Mendonça Filho também aparecia em empate técnico com Marília Arraes (PT), citada por 14% do eleitorado na primeira pesquisa. Na terceira posição, o empate técnico ainda prevalecia entre a candidata do PT e a Delegada Patrícia (Podemos), que aparecia com 11% das intenções de voto.
- Ibope/JC/Rede Globo: João Campos (PSB) e Mendonça Filho (DEM) tecnicamente empatados na liderança em pesquisa para prefeito do Recife
- Ibope/JC/Rede Globo: João Campos (PSB) e Mendonça Filho (DEM) empatam em rejeição na pesquisa para prefeito do Recife
- Ibope/JC/Rede Globo: Delegada Patrícia diz que "recebe com alegria" os números da pesquisa para prefeito do Recife
- Ibope/JC/Rede Globo: 52% desaprovam a gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB) no Recife
- Marília Arraes registra 14% na Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo; Aliados veem resultado com 'tranquilidade'
- ''Nome mais competitivo da oposição no Recife", diz Armando Monteiro sobre o desempenho de Mendonça Filho na pesquisa Ibope/JC/Rede Globo
- Aliados de João Campos avaliam com otimismo resultado da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo e apostam no crescimento do socialista
- Ibope/JC/Rede Globo: no Recife, 43% avaliam como ruim ou péssima gestão do presidente Jair Bolsonaro
- Sete dos 11 candidatos a prefeito do Recife não têm mais do que 1% das intenções de voto, diz pesquisa Ibope/JC/Rede Globo
- Ibope/JC/Rede Globo: Saúde, educação e segurança são as áreas que mais preocupam os eleitores no Recife
- Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo surpreende analistas, que apostam em polarização entre direita e esquerda no Recife
- Resultado da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo pode mudar rumos da campanha pela Prefeitura do Recife
Comentários