Eleições 2020

Marília Arraes reafirma proposta de revitalização do Centro em debate na CDL

Para a candidata, revitalização e reurbanização do centro estão diretamente ligadas à retomada econômica do Recife

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 22/10/2020 às 20:09
RICARDO LABASTIER/DIVULGAÇÃO
CDL Marília Arraes foi a última postulante a ser sabatinada pela entidade - FOTO: RICARDO LABASTIER/DIVULGAÇÃO
Leitura:

A candidata a prefeita do Recife Marília Arraes (PT) reforçou nesta quinta-feira (22) a sua proposta de revitalização e reurbanização do Centro da capital pernambucana, que segundo ela, está diretamente relacionado à retomada econômica. As declarações foram dadas nesta quinta-feira (22) pela manhã durante um debate promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Recife e lojistas recifenses.

>> Programa de governo de Marília Arraes e João Arnaldo para o Recife prega garantia de direitos sociais

>> Trajetória e ideias de Marília Arraes, candidata a prefeita do Recife pelo PT

Marília foi a última postulante à Prefeitura do Recife a participar do evento, que tem entre os seus objetivos a apresentação do projeto "Centro do Recife: Passado, Presente e Futuro Pós-Pandemia", elaborado pelo consultor Francisco Cunha, diretor da TGI Consultoria em Gestão, além de outras demandas do setor do varejo. O encontro foi realizado por meio de videoconferência, mas teve a presença física do presidente da CDL, Cid Lobo Mendonça, e outros diretores da instituição. 

"A preocupação da CDL e as nossas preocupações convergem. Pensar o Centro como a CDL pensa é bem parecido com o que o Recife Cidade Inteligente defende", afirmou a candidata. 

Marília ressaltou a necessidade de investimento em habitação no Centro para fazer com que as pessoas morem no bairro, aliado ao fomento ao comércio para movimentar a economia daquela localidade. "Esse é um processo que só irá acontecer com uma parceria entre a Prefeitura e parceiros que também queiram mudar a cara da nossa cidade. A CDL, o Porto Digital e setores da construção civil, por exemplo, pensam o Centro como a gente pensa. É preciso levar a habitação para o Centro"

>> 'Não dá para revitalizar o Centro sem trazer pessoas para morarem nele', diz Marília Arraes em sabatina da Rádio Jornal

Marília Arraes propõe a ocupação de cerca de 40 prédios abandonados do centro com débito de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (PTU) superior ao valor venal. Esses imóveis seriam revitalizados a partir de Parcerias Público-Privadas. Também está previsto um arrendamento familiar para servidores que trabalham no centro (com desconto no contracheque), trabalhadores da iniciativa privada ou pessoas com interesse em morar na região. 

"Podemos fazer uma parceria com a construção civil, por exemplo. Também podemos fornecer incentivos fiscais para que o comércio volte a ter o protagonismo no centro, além de fazer convênios para que trabalhadores que já são da região possam morar nessas habitações. Assim também diminuiremos o problema do trânsito na cidade", afirmou a candidata. 

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias