Eleições 2020

Ibope/JC/Rede Globo: João Campos lidera em todas as faixas etárias e com maior folga entre os mais jovens

O candidato a prefeito João Campos (PSB) tem maior vantagem com relação aos seus adversários entre os mais jovens (16 a 24 anos). Ele tem 43%, enquanto Marília Arraes (PT) tem 15% e Mendonça Filho (DEM) e Delegada Patrícia (Podemos), 10% cada

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 18/10/2020 às 0:00 | Atualizado em 18/10/2020 às 7:53
Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO: Arte: JC

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

A segunda rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo mostrou as intenções de voto dos candidatos à Prefeitura do Recife relativamente equilibradas no recorte por faixa etária. Assim como no âmbito geral, João Campos (PSB) lidera em todas elas, mas tem maior vantagem com relação aos seus adversários entre os mais jovens (16 a 24 anos), com 43%, seguido de Marília Arraes (PT), com 15%, e Mendonça Filho (DEM) e Delegada Patrícia (Podemos), com 10% cada. Considerando a primeira rodada da pesquisa, houve um crescimento considerável de João, que antes tinha preferência de 29% entre os jovens. Já Mendonça caiu de 19% para 10%.

Já Marília fica em segundo lugar na primeira e na segunda faixa etária (17%), mas já desce para a terceira colocação quando trata-se de pessoas de 45 a 54 anos, com 16% e no eleitorado acima de 55 anos, com 12%. A Delegada Patrícia tem um melhor índice, de 16%, na faixa de 25 a 34 anos. Ela cresceu mais na faixa etária de 45 a 54 anos, saindo de 9% para 13% da primeira para a segunda rodada. 

>> Evangélicos são os que mais votam em João Campos no Recife, segundo a pesquisa Ibope/JC/Rede Globo

>> Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo: João Campos tem menor folga em relação à Marília Arraes entre eleitorado com ensino superior

Segundo avalia a cientista política e professora da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho) Priscila Lapa, os números mostram uma identificação do eleitor jovem com o perfil de João "É alguém que faz parte dessa nova geração de políticos que utiliza de forma massiva as redes sociais para se comunicar permanentemente com a população. Marília faz esse perfil também, mas outras variáveis, como ampla base de partidos, claramente coloca João em uma posição mais vantajosa neste momento. Mendonça, definitivamente, foge desse padrão de candidato jovem e as pessoas parecem estar associando "juventude" com "algo novo", com uma nova forma de atuar na política”, afirma a cientista.

Uma das maiores discrepâncias entre as diferentes faixas etárias ocorre justamente com Mendonça Filho. Ele possui 27% das intenções de voto entre os entrevistados com mais de 55 anos e apenas 10% entre o eleitor com idade de 16 a 24 anos.

Segundo o cientista político e professor da Faculdade Damas Elton Gomes, esse fenômeno evidencia uma restrição “severa” para uma disputa majoritária, uma vez que o eleitorado brasileiro, de forma geral, está numa faixa de 18 a 35 anos. “Vendo essa dificuldade, ele (Mendonça) tem investido numa comunicação mais jovem, pois ele tem de outro lado um candidato que ele mesmo é jovem [João] e uma candidatura de esquerda do PT que rompeu com o arco de alianças de esquerda (Marília). Há uma tendência no Brasil do eleitorado jovem de votar em uma candidatura nesse espectro. Mendonça tenta superar com uma linguagem de comunicação que fale com essas pessoas, pois ele corre o risco de chegar mal ou não chegar no segundo turno. Todos estão empatados e há dificuldade para quem não tiver penetração nos jovens”, projeta o cientista.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de setembro mostram um maior eleitorado no Recife faixa etária de 45 a 59 anos, o equivalente a 27%. Mas não se sabe ainda qual será o impacto da pandemia do novo coronavírus (covid-19) no comparecimento dessas pessoas nas urnas no dia da eleição.

Pesquisa

Dados gerais da Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada na última quinta-feira (15), mostraram João Campos mais folgado na liderança na disputa pelo Recife, tendo crescido 10 pontos percentuais (p.p.), de 22% para 33% das intenções de voto. 

>> Ibope/JC/Rede Globo: João Campos lidera no Recife; Mendonça, Marília e Delegada Patrícia empatam tecnicamente em 2º

O segundo lugar, por sua vez, está indefinido e é disputado por Mendonça Filho, que caiu de 19% para 18% das menções, Marília Arraes, que permaneceu com os mesmos 15% e Delegada Patrícia, que subiu de 11% para 13%. Os três estão empatados tecnicamente, considerando a margem de erro máxima de três pontos percentuais para mais ou para menos. 

Os outros oito postulantes na disputa pela Prefeitura do Recife não ultrapassaram 1% das intenções de voto. Claudia Ribeiro (PSTU), Coronel Feitosa (PSC)Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) e Carlos (PSL) pontuam com 1%. Charbel (Novo) e Thiago Santos (UP) foram mencionados, mas não chegaram a 1%. Victor Assis (PCO) não foi citado por nenhum dos entrevistados. A intenção de voto em branco ou nulo foi de 14% e os que não souberam ou preferiram não responder à pesquisa somam 3%. 

>> Ibope/JC/Rede Globo: Delegada Patrícia é nome mais forte contra João Campos em eventual 2º turno no Recife

A pesquisa também avaliou um cenário de segundo turno. João Campos (PSB) vence numericamente em todas as simulações, mas empata tecnicamente com a Delegada Patrícia, que tem 39% das intenções de voto e o socialista, 44%. 

Patrícia está em situação de empate técnico com Mendonça, ela com 43% e ele com 38%, e também com Marília, que tem 38% das intenções de voto enquanto a delegada tem 42 %. João é mais forte no embate direto com Mendonça. O socialista pontua 48% e o democrata 33%. Já em uma disputa entre João e Marília, ele leva a melhor com 44% e ela com 33% em um eventual segundo turno entre os dois. Por fim, em uma disputa entre Marília e Mendonça, os dois tem empate técnico, com 41% e 40%, respectivamente. 


 

RODOLFO LOEPERT / DIVULGAÇÃO
CORPO A CORPO João Campos conversou com os comerciantes - FOTO:RODOLFO LOEPERT / DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias