Eleição municipal

Ibope/JC/Rede Globo: Evangélicos diminuem intenção de voto em João Campos e Mendonça Filho; Marília Arraes e Delegada Patrícia crescem

O levantamento também mostra como estão os candidatos entre os religiosos, confira os números

Cássio Oliveira
Cadastrado por
Cássio Oliveira
Publicado em 30/10/2020 às 16:53 | Atualizado em 03/11/2020 às 12:21
Artes/SJCC
Pesquisa para prefeito do Recife nas eleições 2020 - FOTO: Artes/SJCC

O eleitorado evangélico do Recife foi o que mais mudou de posição na terceira rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada nessa quinta-feira (30), em relação à segunda rodada. O candidato a prefeito do Recife João Campos (PSB) perdeu oito pontos nesse segmento - foi de 35% para 27%. Já a Delegada Patrícia (Podemos) cresceu sete pontos percentuais entre os evangélicos - saiu de 15% para 22% - e, por conta da margem de erro de três pontos, para mais ou para menos, ela empata tecnicamente com João.

O cientista político e professor da Faculdade Damas Elton Gomes explica que mesmo sendo uma candidatura mais à esquerda, João segue pontuando bem entre os evangélicos por conta de suas alianças. Hoje, a Frente Popular do Recife conta com 14 partidos apoiando o nome do filho do ex-governador Eduardo Campos.

"O arco de alianças de João Campos potencializou sua capacidade de influência junto a protestantes, que votam orientados por lideranças como pastores presbíteros que têm conexões com a vida política. Já o crescimento de Patrícia se dá, pois o voto na direita tem a característica do voto útil, pragmático, é possível que com eleitores percebendo Mendonça desidratando, tenham migrado para a delegada", disse.

Em segundo lugar entre os evangélicos estão empatados Marília Arraes (PT) e Mendonça Filho (DEM), ambos com 15%. Mesmo empatados, a petista e o democrata tiveram oscilações diferentes nesta rodada da pesquisa. Enquanto Marília subiu seis pontos, pois tinha 9%, Mendonça caiu cinco, pois tinha 20% do voto evangélico.

>> Ibope/JC/Rede Globo: No Recife, João segue na liderança; 2º lugar tem empate técnico, mantendo tendência de 2º turno

>> Ibope/JC/Rede Globo: No Recife, Delegada Patrícia é a que teve maior aumento no índice de rejeição

>> Ibope/JC/Rede Globo: João vence todos os candidatos a prefeito do Recife em simulação do segundo turno

>> Ibope/JC/Rede Globo: Marília Arraes foi a única que cresceu acima da margem de erro na terceira rodada

>> Ibope/JC/Rede Globo: Mendonça cai 6 pontos desde a primeira rodada da pesquisa e é ultrapassado numericamente por Marília e Patrícia

Ainda neste segmento, Coronel Feitosa alcançou 3%. Carlos (PSL) e Cláudia Ribeiro (PSTU) ficaram com 1%, cada. Os outros postulantes não saíram de 0%.

Católicos

Já entre os católicos, João está liderando sozinho. Inclusive, o socialista aumentou o percentual dentro da margem de erro e saiu de 34% para 36%. Em seguida, Marília Arraes pontua 19% - ela tinha 15% no último levantamento.

"Entre os católicos, há uma larga vantagem para João, mas nos evangélicos isso foi reduzido por Patrícia e essa identificação com ela pode se dar pela impossibilidade ou inviabilidade de outros candidatos mais claramente identificados com esse segmento. Além disso, em relação à rodada anterior da pesquisa, Patrícia ficou mais conhecida e pontuou melhor", explicou a cientista política Priscila Lapa, da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO).

Mendonça Filho teve queda, também, entre os católicos, saiu de 20% para 13%. Enquanto isso, Delegada Patrícia cresceu um ponto, de dez para onze por cento.

Carlos, Cláudia Ribeiro e Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) pontaram 1%, cada. Os outros candidatos não saíram de 0% entre os católicos.

Entre os que se declaram de outras religiões, João tem 29%, Marília 20%, Delegada Patrícia 18% e Mendonça 10% e Carlos 2%. Os demais postulantes não saíram de 0%.

A terceira rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo foi realizada entre os dias 27 e 29 de outubro de 2020. Foram entrevistados presencialmente 1001 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PE00353/2020. O levantamento foi encomendado pelo Jornal do Commercio e Rede Globo.

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias