Eleições 2020

Ibope/JC/Rede Globo: Marília Arraes foi a única que cresceu acima da margem de erro na terceira rodada

A petista saiu de 14% para 18%, e está numericamente em segundo lugar na disputa, atrás do líder João Campos (PSB), que aparece com 31%,. Mas a petista está empatada tecnicamente com Mendonça Filho (DEM) e Delegada Patrícia (Podemos)

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 29/10/2020 às 22:14
PH REINAUX/DIVULGAÇÃO
PT Marília Arraes cresceu fora da margem de erro: de 14% para 18% das intenções de voto - FOTO: PH REINAUX/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

A terceira rodada da Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo sobre as eleições do Recife, divulgada na noite desta quinta-feira (29), mostrou um crescimento da candidata Marília Arraes (PT) acima da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. A petista saiu de 14% - mesmo percentual nas duas primeiras rodadas - para 18%, e está numericamente em segundo lugar na disputa, atrás do líder João Campos (PSB), que aparece com 31%. Marília, porém, empata tecnicamente com a Delegada Patrícia (Podemos), com 16% e Mendonça Filho (DEM), com 13%, em uma disputa ainda embolada pelo segundo lugar.

>> Ibope/JC/Rede Globo: No Recife, João segue na liderança; 2º lugar tem empate técnico, mantendo tendência de 2º turno

>> Ibope/JC/Rede Globo: João vence todos os candidatos a prefeito do Recife em simulação do segundo turno

Marília foi a candidata que teve o maior crescimento nas intenções de voto, de quatro pontos percentuais, um pouco mais do que Patrícia que oscilou positivamente de 13% para 16%, mas dentro da margem de erro. Enquanto isso, seus outros dois adversários oscilaram negativamente: Mendonça caiu de 18% para 13% e João Campos oscilou negativamente de 33% para 31% das intenções de voto. 

Fazendo um comparativo com a rodada anterior, divulgada no dia 15 de outubro, Marília viu a sua intenção de voto ser ampliada entre os candidatos de 35 a 44 (de 12% para 22%), os autodeclarados brancos (de 14% para 23%) e os entrevistados com ensino fundamental (de 8% para 16%). 

Artes/JC
Terceira pesquisa para Prefeitura de Recife - Artes/JC

 

No cenário de eventual segundo turno, Marília Arraes vence Mendonça, empata tecnicamente com Patrícia e perde para João Campos. Ela ampliou a sua vantagem com Mendonça, que antes era de apenas um ponto percentual para nove. Agora pontua com 43% e o democrata, 34%. 

Com a delegada, a petista está numericamente abaixo, com 39%, enquanto ela tem 44%. A diferença entre as duas oscilou um ponto percentual para cima em relação a última rodada. Como adversária direta de João ela continua perdendo, mas diminuiu a desvantagem de 11 para sete pontos percentuais. Agora o socialista tem 41% e Marília 34%. 

Segundo material enviado à imprensa pela assessoria da candidata, o seu crescimento na pesquisa é um reflexo do crescimento da sua campanha nas ruas. O resultado também é atribuído ao reconhecimento do eleitorado do legado do PT que ela representa e da gratidão do eleitor recifense ao ex-presidente Lula. O apoio dele à candidatura de Marília tem sido enfatizado pela campanha nas redes sociais e na propaganda de rádio e televisão. Marília esteve em São Paulo na última segunda-feira (29) para gravar material junto com o petista para o seu guia eleitoral. 

A rejeição de Marília permanece oscilando pouco. Era 20% na primeira rodada, 19% na segunda e agora 21%. Ela era a terceira mais rejeitada no primeiro levantamento, mas desde o segundo foi ultrapassada pelo Coronel Feitosa (PSC) e segue em quarto lugar em termos de rejeição, atrás de João (33%), Mendonça (30%) e Feitosa (28%). 

>> Ibope/JC/Rede Globo: No Recife, Delegada Patrícia é a que teve maior aumento no índice de rejeição

Aliada de primeira hora de Marília, a deputada estadual Teresa Leitão (PT) considera o crescimento da candidata positivo, pois dá mais segurança sobre as chances de ela ir para o segundo turno. Teresa também comemora a rejeição relativamente baixa, enquanto a de João Campos está acima de 30%. "João não consegue baixar a rejeição, é uma rejeição consolidada. Acho que essa queda dele, uma parte (dos votos) foi para Marília", projetou a parlamentar. 

Sobre os cenários de segundo turno, Teresa minimiza os resultados, exaltando a máxima de que trata-se de uma nova eleição. Para ela, medir as intenções de voto para o segundo turno ainda no primeiro é precipitado, pois nesse caso não se leva em conta várias fatores como o apoio que os candidatos podem ter lá na frente, tanto de outros partidos como reforço da própria militância, que estará concentrada no pleito do Recife. 

"Você está pegando o voto do eleitor que não é influenciado por nada nesse momento, porque ele não sabe nem quem é que vai para o segundo turno. Tem outros ingredientes de apoio, de condição de transferência de votos, não é uma coisa só matemática. Eu acho que as chances da Marília ir para o segundo turno estão se consolidando e indo é outra eleição. Aí é o mesmo tempo de guia, isso influencia muito também", disse Teresa. 

Pesquisa

A terceira rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo foi realizada entre os dias 27 e 29 de outubro com 1.001 entrevistados. O nível de confiança, ou seja, a probabilidade dos resultados retratarem o atual momento eleitoral, é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o protocolo Nº PE 00353/2020.

Agenda

Marília fez caminhada na manhã desta quinta-feira (29) no Centro do Recife, com saída do Pátio do Livramento até a Avenida Dantas Barreto. Na ocasião, a candidata defendeu suas propostas de revitalização e ocupação da área central da capital pernambucana, que segundo ela, passa pelo diálogo com o comércio informal. 

"A Prefeitura não dialoga com o comerciante. Pelo contrário: age com truculência e trata o trabalhador informal como lixo. O descaso da atual gestão municipal, que persegue o trabalhador e não dá a mínima condição de trabalho ao recifense, reflete no abandono do Centro da Cidade", afirmou Marília. 

Durante a caminhada, Marília ouviu diversos depoimentos que convergem em direção a mesma reclamação: a truculência e a falta de parceria e políticas públicas que ajudem e estimulem os comerciantes da região.

"A partir do ano que vem, a relação entre a Prefeitura e os trabalhadores será diferente. Vamos dialogar e apresentar projetos que estimulem o pequeno negócio. O Programa Retomada, auxílio popular que irá beneficiar o pequeno negócio, é uma das propostas", disse Marília. 

A candidata estabeleceu também uma relação direta entre o estímulo ao comércio informal e ao turismo. "Um comércio organizado, em que haja uma parceria com a Prefeitura, é fundamental para devolver a vida ao Centro. É com isso que vamos estimular o turismo, o trabalho e mais visitas à nossa cidade", completou. 

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC
Artes/JC
Terceira pesquisa para Prefeitura de Recife - FOTO:Artes/JC

Comentários

Últimas notícias