Eleições SJCC

Mendonça Filho apresenta propostas para a saúde do Recife durante sabatina promovida pelo Sindhospe

O debate com o democrata foi o terceiro da série que o Sindhospe está realizando com os postulantes ao cargo de prefeito da capital pernambucana. Antes dele, já haviam sido sabatinados os candidatos João Campos (PSB) e Coronel Feitosa (PSC)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 04/11/2020 às 19:47
ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Mendonça Filho (DEM) foi governador de Pernambuco e ministro da Educação no Governo Michel Temer - FOTO: ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Leitura:

.
Eleições 2020 - .

O candidato a prefeito do Recife Mendonça Filho, da coligação Recife Acima de Tudo (DEM, PSDB, PTB e PL), deu detalhes sobre as suas principais propostas de governo para a área de saúde durante sabatina promovida pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado de Pernambuco (Sindhospe) no fim da tarde desta quarta-feira (4). O debate com o democrata foi o terceiro da série que o Sindhospe está realizando com os postulantes ao cargo de prefeito da capital pernambucana. Antes dele, já haviam sido sabatinados os candidatos João Campos (PSB) e Coronel Feitosa (PSC). Todas as entrevistas são feitas de maneira remota e transmitidas ao vivo no canal do Youtube do sindicato.

Na ocasião, como tem feito desde o início da campanha, Mendonça aproveitou o espaço para criticar as políticas para a saúde desenvolvidas pelos governos do PT e do PSB, que governam o Recife desde o ano 2000. Na visão do ex-governador, o administrador que assumir a gestão em janeiro de 2021 terá um grande desafio pela frente nesta área justamente pela condução que esses partidos deram a este setor.

>> Mendonça promete comitê para controle de gastos públicos. Grupo seria coordenado por Priscila Krause

>> ''Vamos acabar com a penúria dessas famílias'', diz Mendonça ao apresentar ideias para a área habitacional

>> Mendonça defende volta às aulas, mas critica falta de estrutura das escolas públicas municipais

>> Mendonça Filho e Priscila Krause fazem blitz em obras inacabadas das gestões do PSB e PT

"O diagnóstico da saúde na cidade é muito negativo, infelizmente. A gente tem uma cobertura do Programa de Saúde da Família de apenas 54%, o que mostra uma estagnação completa nos últimos sete anos. Ou seja, ao longo do governo do PSB praticamente a cobertura na atenção básica não evoluiu. Nós temos um quadro geral que indica uma lista de espera por exames e consultas da ordem de 231 mil, 25 mil exames de ultrassom, 17 mil consultas com cardiologistas e ortopedistas e pacientes esperando até 540 dias por um atendimento para um desses procedimentos. É um quadro que mostra o descaso da gestão atual para com a atenção básica", pontuou o candidato.

Quando começou a apresentar as suas propostas para a saúde do município, um dos programas mencionados por Mendonça foi o Saúde 24h, que pretende proporcionar atendimento à população pela manhã, à tarde e à noite, justamente para tentar acabar com as filas de espera por atendimento e exames. "Nossa estratégia passa pela ampliação do Programa Saúde da Família, lançaremos o projeto Saúde 24h, uma ação emergencial para tirar da estagnação a grande demanda por consultas, exames e cirurgias eletivas na rede municipal e isso se dá completamente pela rede pública, vinculada à Prefeitura do Recife, mas também usando da rede conveniada de unidades privadas para que se possa entregar a necessidade de base técnica e condições operacionais para atender até em três turnos", detalhou o democrata, afirmando que tirou essa ideia de um programa semelhante que já está em utilização na cidade de São Paulo.

Como forma de viabilizar a parceria com o setor privado nesse projeto, Mendonça afirmou que pretende, caso seja eleito, discutir com as empresas hospitalares que atuam na cidade a renegociação de dívidas tributárias acumuladas pelo segmento. "A gente sabe que o segmento de saúde muitas vezes acumulou passivos junto à estrutura de tributos do tesouro municipal da cidade do Recife e eu não diria a totalidade, mas parte desse passivo pode ser perfeitamente negociado, como já ocorreu em outros Estados e municípios", afirmou.

Na sabatina, Mendonça mencionou ainda propostas como o Saúde Express - que pretende usar uma rede de motoboys e entregadores para levar medicamentos a idosos e pessoas com alguns tipos de doenças - e criticou medidas adotadas pela prefeitura durante a pandemia da covid-19. "(A prefeitura) Acabou investindo na montagem de sete hospitais de campanha e eu teria feito isso de forma completamente diferente. Por exemplo, Salvador fez parcerias com o setor privado e conseguiu suprir a necessidade de leitos de UTI para o combate à covid-19 enquanto o Recife investia em hospitais de campanha, sendo que muitos deles sequer chegaram a funcionar plenamente. Muitas UTIs criadas não entraram em operação, acumulamos filas de espera e tudo isso se caracterizou em um grande fracasso em termos de atendimento à necessidade básica da nossa população", cravou o ex-ministro da Educação.

Questionado se teria algum tipo de proposta para a melhora da mobilidade no polo médico da Ilha do Leite, Mendonça informou que está aberto a estudar a situação do bairro, que inclusive disse conhecer bem, já que no passado teve um escritório no local. "Eu sei o que é o caos do trânsito naquela localidade. Nós vamos estudar, do ponto de vista de engenharia de tráfego, qual o melhor planejamento para melhorar o trânsito naquela área. Sobre a mobilidade na cidade, de uma maneira geral, eu tenho destacado bastante a importância de ciclovias, ciclofaixas e calçadas como ações prioritárias e também corredores exclusivos para os ônibus, bem como o resgate do BRT", detalhou.

Na entrevista, o postulante ainda falou sobre os desafios de governar o Recife no pós-pandemia, telemedicina, saneamento básico, entre outros temas. A sabatina completa está disponível no canal do Sindhospe.

AGENDA

Nesta quinta-feira (5), Mendonça Filho participa, às 13h, de uma live promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil/PE. Mais tarde, às 20h30, o democrata estará em uma outra live, desta vez com a Associação do Coque.

.
Eleições 2020 - FOTO:.

Comentários

Últimas notícias