Iniciando a sua última semana de campanha antes do primeiro turno das eleições deste ano, o candidato do DEM à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho, visitou nesta segunda-feira (9) a comunidade terapêutica Projeto Purim, situada em um sítio no Grande Recife. No local, Mendonça reafirmou o seu compromisso no combate às drogas e no acolhimento de dependentes químicos e detalhou ações que pensa em colocar em prática caso seja eleito.
"Além de melhorar os equipamentos existentes na prefeitura, em nossa gestão faremos parcerias importantes e essenciais com as comunidades terapêuticas das igrejas, tanto a Católica quanto as evangélicas", disse o democrata. Em seu programa de governo, Mendonça detalha, entre outras ações nesta área, o programa Conte Comigo, que tem por objetivo auxiliar e orientar mães e familiares de dependentes químicos com assistência social e psicológica.
>> Ibope/JC/Rede Globo: João Campos lidera todos os eventuais cenários de segundo turno no Recife
Outra medida que o ex-ministro da Educação diz que quer implementar são parcerias para fortalecer o trabalho das igrejas na recuperação de usuários de drogas. "A droga é um inferno, que destrói tudo e afeta muitas famílias recifenses, e isso precisa de atenção especial do prefeito, o que não acontece na atual gestão do PSB. Eles fingem que o problema não existe", detalhou. Observando que esse tipo de iniciativa em geral sobrevive apenas de doações, Mendonça também se comprometeu a conceder auxílio financeiro às ONGs que combatem as drogas e comunidades terapêuticas já a partir de janeiro de 2021, se eleito.
OUTROS PROJETOS
De acordo com a equipe do democrata, "o Projeto Purim é mantido por uma agremiação cristã e abriga, atualmente, cerca de 70 internos (140, somando-se as outras unidades do projeto espalhadas pela Região Metropolitana do Recife, incluindo também casas de recuperação para mulheres)". Durante a visita, o candidato anunciou outros dois programas na área: "de ressocialização, através de parcerias com empresas para viabilizar o ingresso no mundo do trabalho e à convivência social, e o Estação Futuro, cuja meta é capacitar os jovens, auxiliando no combate à violência e no enfrentamento das drogas".
A visita teve participação da candidata a vice-prefeita na aliança Recife Acima de Tudo (DEM, PTB, PSDB e PL), a deputada estadual Priscila Krause. Os candidatos reforçaram também que além do tratamento e acolhimento dos dependentes químicos e seus familiares, haverá ainda uma forte política de incentivo a ocupação de espaços públicos com atividades para a juventude, nos moldes do projeto Estação Futuro, que Mendonça Filho implementou, quando foi governador de Pernambuco. “Vamos incentivar a educação, o lazer, a prática de esportes e a qualificação profissionais desses jovens, para afastá-los dos perigos das drogas”, contou a candidata.
Comentários