ELEIÇÕES 2020

Ibope/JC/Rede Globo: Considerando somente votos válidos, disputa pela Prefeitura do Recife indica 2º turno

excluídos os votos brancos, nulos e indecisos, o candidato João Campos (PSB) é quem melhor pontua (38%)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/11/2020 às 19:28 | Atualizado em 09/11/2020 às 22:16
Artes/SJCC
Pesquisa para prefeito do Recife nas eleições 2020 - FOTO: Artes/SJCC

O resultado dos votos válidos da quarta rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo indica que a disputa pela Prefeitura do Recife só será deverá ser definida num segundo turno. De acordo com o levantamento, divulgado nesta segunda-feira (9), nenhum dos candidatos aparece com 50% mais um dos votos válidos para vencer a eleição no primeiro turno. 

 

A quarta rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo foi realizada entre os dias 7 e 9 de novembro. Foram entrevistados presencialmente 1001 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PE07456/2020. O levantamento foi encomendado pelo Jornal do Commercio e Rede Globo.

 

 

 

Artes/JC
Votos válidos na quarta pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para prefeito do Recife - Artes/JC

 

 

Levando-se em conta apenas os votos válidos, o que corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos, o candidato João Campos (PSB) aparece com 38% dos votos válidos. O percentual é o mesmo resultado da terceira rodada da pesquisa, do último dia 29 de outubro. Antes, João Campos aparecia com 38% e 40%, respectivamente, na segunda e terceira rodadas. 

Marília Arraes (PT) tinha 20% dos votos válidos na primeira rodada da pesquisa. Oscilou para 17% na segunda, subiu para 22% na quarta rodada e, agora, tem 24% dos votos válidos. Mendonça Filho (DEM) tinha 27% dos votos válidos; caiu para 22%, depois 15% e, nesta quarta rodada, aparece com 20%. Já Delegada Patrícia (Podemos) aparecia com 16% dos votos válidos, oscilou para 15%, depois 20% e, agora, contabiliza 13% dos votos válidos. 

 

Os demais candidatos Coronel Feitosa (PSC), Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB); Carlos (PSL); Charbel (Novo) aparecem com 1%. Já Thiago Santos (UP), Claudia Ribeiro (PSTU) e Victor Assis (PCO) não pontuaram.

O candidato Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) anunciou a retirada de sua candidatura, nesta segunda-feira (9). Ele aparece neste levantamento, pois as entrevistas da quarta rodada do Ibope/JC/Rede Globo já haviam sido realizadas. 

Intenção de votos

O deputado federal João Campos (PSB) segue liderando a disputa pela Prefeitura do Recife. De acordo os resultados da quarta rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada nesta segunda-feira (9), o candidato socialista aparece com 33% das intenções de voto, oscilando dois pontos percentuais - dento da margem de erro - em relação ao levantamento do último dia 29 de outubro. Já na disputa pelo segundo lugar, o empate técnico permanece agora entre os candidatos Marília Arraes (PT) e Mendonça Filho (DEM). A candidata petista passou de 18% para 21% das intenções de voto e o democrata, de 13% para 17%. Já Delegada Patrícia (Podemos) oscilou quatro pontos percentuais para menos, indo de 16% para 12%, tecnicamente empatada com Mendonça Filho.

Rejeição

A delegada Patrícia (Podemos) aparece agora, na quarta rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, com a maior taxa de rejeição entre os votantes do Recife. De acordo com o levantamento, a candidata do Podemos passou de 10% na primeira rodada da pesquisa, chegou a 14% de rejeição na segunda rodada, 20% na terceira e, agora, tem 40% de rejeição - o que a coloca na liderança de rejeição no Recife. O candidato João Campos (PSB), que liderava o percentual de rejeição entre os eleitores, aparece agora com 29%. Antes era rejeitado por 33% dos votantes. Já esteve com 36% na segunda rodada, e 28% na primeira.

Coronel Feitosa (PSC) permanece com 28% de rejeição. Mendonça Filho (DEM) 24% e Marília Arraes 23%. Charbel (Novo) tem 17%. Carlos (PSL) e Thiago Santos (UP) 16%. Victor Assis (PCO), Cláudia Ribeiro (PSTU) e Marco Aurélio Meu Amigo aparecem, respectivamente, com 15%, 14% e 13%. Poderia votar em todos (1%). Os que não sabem ou preferem não opinar somam agora 5%.

Artes/SJCC
Segundo turno na quarta pesquisa Ibope/JC/TV Globo para prefeito do Recife - Artes/SJCC

 

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, a tendência apontada na quarta rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada nesta segunda-feira (9), mostra o candidato a prefeito do Recife João Campos (PSB) na liderança em relação aos outros candidatos, fora da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Comparando com o último levantamento, divulgado dia 29 de outubro, João aumentou a diferença nos cenários de segundo turno, principalmente, contra a Delegada Patrícia (Podemos). Num embate direto com ela, num eventual segundo turno, João saiu de 45% para 51% e ela caiu de 38%, para 27%, contra o candidato do PSB.

 

Artes/SJCC
Segundo turno na quarta pesquisa Ibope/JC/TV Globo para prefeito do Recife - FOTO:Artes/SJCC
Artes/JC
Votos válidos na quarta pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para prefeito do Recife - FOTO:Artes/JC

Comentários

Últimas notícias