Por conta das medidas de prevenção a covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a abertura das seções eleitorais uma hora mais cedo nas eleições deste ano. Assim, desde às 7h os locais de votação já estavam abertos para receber, prioritariamente, idosos, até as 10h da manhã. Mas o que se observou a partir das 8h em Pernambuco foi o aumento na movimentação dos eleitores de uma maneira geral, todos em busca de votar o mais cedo possível.
No Colégio Dom Bosco, no Bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife, a presença de grande número de eleitores chegou a formar aglomerações diante da portaria do prédio. Alguns idosos reclamaram da falta de informação sobre a localização das seções eleitorais no local que apresenta pouco espaço para receber a grande quantidade de eleitores.
- Acompanhe ao vivo a cobertura das Eleições 2020 na Rádio Jornal
- Antes da abertura das urnas, TRE-PE reforça cuidados sanitários e documentos obrigatórios; confira
- Locais de votação em Pernambuco amanhecem com 'santinhos' sujando as ruas neste domingo (15)
- TRE-PE destaca "eleição histórica" e importância do voto da população neste domingo
- Em Pernambuco, votação começou com boa presença de eleitores no horário prioritário para idosos e grupos de risco para covid-19
- Pernambuco não tem Lei Seca na Eleição de 2020; confira as regras
- Confira imagens da votação na manhã deste domingo no Grande Recife
A alta procura fez alguns eleitores reclamarem das filas e da falta de informação. Na Associação dos Fornecedores de Cana de Açúcar de Pernambuco, no Imbiribeira, Zona Sul do Recife, vários eleitores questionaram que não acharam o nome no local de votação. Alguns chegaram a ir sem votar.
"Estou indo embora agora sem votar, por que não conseguem achar minha seção. Não conseguem achar para que numeração ela foi e não conseguem achar meu nome no TRE", falou um eleitor em entrevista à Rádio Jornal. "As seções, que antigamente existiam aqui, foram trocadas e ninguém consegue encontrar o nome da pessoa", acrescentou. O eleitor falou também que uma voluntária tentou ajudá-lo, mas que ainda não conseguiu resolver o problema. Por fim, ele disse que assim que passar a pandemia do novo coronavírus irá ao TRE para entender o que aconteceu.
Também na Zona Sul da capital pernambucana, a Faculdade Boa Viagem, também registrou imagens de aglomerações e muitas filas. Algumas seções eleitorais foram extintas e, por isso, a movimentação foi mais intensa.
De maneira geral, o TRE orientou que os eleitores que estiverem encontrando problemas para encontrar suas seções eleitorais tentem usar o aplicativo de celular e-título. Nele, há o local correto da votação e outras orientações de como chegar.
O contrário aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, local de votação de 10.750 eleitores, o espaço amplo favorece a movimentação das pessoas, sem risco de formar aglomeração.
No interior, a movimentação também foi grande. Em Caruaru, no Agreste, os idosos também comparecem em grande número nesta manhã. Assim como em muitas cidades, chama a atenção a sujeira nas ruas por conta dos santinhos jogados na rua. Em Petrolina, no Sertão, a votação também começou com forte presença dos eleitores, principalmente idosos. Segundo a reportagem da Rádio Jornal Petrolina, alguns eleitores sentiram dificuldades para achar a sala para votar.
Comentários