AVALIAÇÃO

Ibope/JC/Rede Globo: 56% dos recifenses estão descontentes com a gestão do prefeito Geraldo Julio

Avaliações do prefeito do Recife, Geraldo Julio, e do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, seguem negativas. Especialistas avaliam que fadiga do eleitor pesa contra o PSB

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/11/2020 às 6:39 | Atualizado em 19/11/2020 às 7:03
TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
SEM ESCOLHA Socialistas não têm prioridade entre ter Raquel ou Anderson como adversários de Geraldo - FOTO: TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

A sexta rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada nesta quarta-feira (18), mostra que o modo do prefeito Geraldo Julio (PSB) conduzir o Recife continua desagradando mais da metade dos moradores da cidade. O descontentamento oscilou de 58% no levantamento anterior, do dia 14 de novembro, para 56%. O índice dos que aprovam a administração municipal variou de 37% para 39%. Outros 6% não souberam ou não quiseram responder.

>> Ibope/JC/Rede Globo: Marília aparece numericamente à frente, mas empatada no limite da margem de erro com João no Recife

>> Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo: Marília Arraes comemora resultado que a aponta numericamente a frente de João Campos com 45%

>> Ibope/JC/Rede Globo: Para socialistas, posição de João Campos é competitiva

>> Debates do segundo turno no Recife já têm datas marcadas no SJCC

A desaprovação à gestão do socialista, que está no fim do segundo mandato, é maior entre os homens (60%) do que entre as mulheres (52%). Os homens que aprovam são 37%, enquanto as mulheres somam 40%. As parcelas dos que não souberam avaliar ou não quiseram responder são 3% e 8%, respectivamente.

artes jc
pesquisa adm - artes jc

IDADE

No recorte por idade, o administração de Geraldo Julio tem maior aprovação entre os recifenses com 55 anos ou mais (47%). O maior descontentamento está entre os que estão na faixa de 25 a 34 anos (61%).

ESCOLARIDADE

Considerando a escolaridade, o levantamento registrou que o maior percentual de desaprovação está entre os entrevistados com ensino superior (61%), seguido dos que possuem ensino médio (56%). Os recifenses com ensino fundamental são os que mais aprovam a gestão (46%).

RAÇA/COR

No recorte de raça/cor, o maior descontentamento é entre os brancos (58%). A aprovação é maior entre os entrevistados que não se consideram brancos, pretos ou pardos (51%).

RELIGIÃO

Na divisão por religião, os evangélicos são os que mais desaprovam a maneira que Geraldo administra a capital pernambucana. São 58% de desaprovação contra 36% de aprovação. Entre os católicos, 55% desaprovam e 40% aprovam.

A pesquisa ainda ouviu recifenses que se disseram de outras religiões. No grupo, 54% desaprovam e 40% aprovam a gestão municipal.

RENDA FAMILIAR

Levando em conta a renda familiar, o descontentamento é maior entre os recifenses que ganham mais de cinco salários mínimos (60%) e os que ganham mais de um e até dois salários mínimos (60%).

A maior aprovação está entre os que ganham até um salário mínimo (40%) e os que ganham mais de dois e até cinco salários mínimos (40%).

CLASSIFICAÇÃO

O índice dos recifenses que consideram a gestão regular é de 40%. Os que classificam como ruim/péssima são 35%. Outros 23% avaliam como ótima/boa e 2% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

GOVERNO PAULO CÂMARA

 

HÉLIO SCHEPPA/SEI
Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) - HÉLIO SCHEPPA/SEI

A gestão do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), voltou a ser avaliada nesta sexta rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada nesta quarta-feira (18). O percentual dos entrevistados que consideram a administração estadual ruim/péssima passou de 44%, no levantamento do dia 14 de novembro, para 40%. A parcela que enxerga o governo como ótimo/bom oscilou de 19% para 18%. Os que consideram regular eram 34% e agora são 39%. Outros 2% não souberam ou não responderam.

Avaliação de cientistas políticos

Para o cientista político Alex Ribeiro, os percentuais que a pesquisa traz são reflexos da crise econômica e de uma fadiga quanto ao governo do PSB na capital, com mais força, e no Estado.

"Na capital, isso ocorre devido a alguns elementos como a crise econômica que afeta todo o País, os casos de suspeita de corrupção investigados na atual administração municipal e também o tempo do partido no poder, que naturalmente leva a um desgaste para parte da população. A negação ao governo Paulo Câmara é um pouco menor devido a força do PSB no Estado. O eduardismo tem representatividade ainda significativa em várias partes de Pernambuco. No entanto, a administração de Câmara também possui desgaste devido a elementos parecidos com a rejeição ao PSB no Recife, como a própria fadiga à administração atual e a crise econômica", afirma.

Na avaliação da cientista política e professora da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho) Priscila Lapa e do cientista política e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Arthur Leandro, a tendência é que o candidato socialista à Prefeitura do Recife, João Campos, siga evitando explorar a imagem dos dois correligionários em sua campanha para evitar desgaste.

"Geraldo Julio e Paulo Câmara continuam sumidos, fora da campanha, porque o que atraiu os aliados para o PT foi derrotar o PSB, e essa duas figuras representam muito claramente o PSB. Quanto mais isso fica exposto, mais polariza e traz desgaste para João. Quem vai tentar trazer e colar imagem é Marília contra João, para tirar popularidade", aponta Priscila.

"Paulo e Geraldo seguem com performance de moderado a ruim e não é bom explorar as imagens dos dois. O candidato do PSB, João Campos, deve mostrar a imagem de Eduardo Campos, ex-governador e seu pai, mas evitar as imagens do governador e do prefeito", analisa Arthur.

HÉLIO SCHEPPA/SEI
GOVERNADOR Auxílio temporário não pode justificar mudança definitiva - FOTO:HÉLIO SCHEPPA/SEI
ARTES/JC
Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo - FOTO:ARTES/JC

Comentários

Últimas notícias