IBOPE

Ibope/JC/Rede Globo: Para socialistas, posição de João Campos é competitiva

Ainda que os números apresentados pela pesquisa não sejam tão diferentes do acirramento evidenciado com o resultado do primeiro turno, o PSB já iniciou a convocação de suas lideranças e aliados para reforçar a campanha neste segundo turno

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 18/11/2020 às 22:27
RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
ESTRATÉGIA João Campos tem incentivado seus aliados. Collins vai mobilizar evangélicos - FOTO: RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Arte: JC
Resultado das Eleições de 2020 - Arte: JC


Sem surpresas. É como o PSB encarou o resultado da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, em que o candidato a prefeito pela Frente Popular, o deputado federal João Campos (PSB), aparece com 39% das intenções de votos, contra 45% da candidata a prefeita Marília Arraes (PT) - tecnicamente os prefeituráveis estão empatados, considerando a margem de erro. Os percentuais divulgados nesta quarta-feira (18), não trazem fatos novos que diferencie do resultado apresentado nas urnas, no domingo (15), em que o socialista obteve 29,17% contra 27,95 da petista, segundo alguns socialistas avaliam.

>>Ibope/JC/Rede Globo: Marília aparece numericamente à frente, mas empatada no limite da margem de erro com João no Recife

>> João Campos mira nos eleitores que votaram em outros candidatos do primeiro turno no Recife

Mas, ainda que não haja surpresas no cenário, o PSB já iniciou a convocação de suas lideranças e aliados para reforçar a campanha neste segundo turno. Diversas reuniões internas têm sido realizadas com vereadores eleitos, suplentes, candidatos que não se elegeram,  deputados estaduais e prefeitos da Região Metropolitana, a exemplo do prefeito eleito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB). Em suas redes sociais, Labanca pediu votos a João Campos e relembrou a amizade que seus pais possuíam, referindo-se ao ex-prefeito Ettore Labanca e o ex- governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

“João carrega o legado de seu pai, como eu do meu, nosso maior ativo, e com certeza, fará um grande governo. A nossa capital Pernambucana é importante no contexto político da área metropolitana e tenho certeza que juntos, ele no Recife, e eu em São Lourenço da Mata, faremos grandes parcerias no sentido de fazermos o melhor pelo nosso povo", declarou Vinícius Labanca, no mesmo dia em que também postou sua visita ao Palácio do Campo das Princesas, para uma reunião com o governador Paulo Câmara (PSB).

Por parte dos aliados, alguns apoios estão sendo reforçados como o do PCdoB, da vice-governadora Luciana Santos, que compõe a Frente Popular do Recife. A legenda comunista divulgou uma nota, nesta quarta-feira, declarando que continuará apoiando João Campos neste segundo turno, e fez uma crítica aos recentes apoios declarados à candidatura de Marília Arraes - Podemos, PTB, PL. 

"Agora no segundo turno das eleições, forças de direita representantes do bolsonarismo em Pernambuco decidem pelo apoio à candidata adversária da Frente Popular. Estes apoios visam desestruturar o projeto da Frente, abrir caminho para derrotar a esquerda em 2022 e tentar desmontar a estratégia progressista vitoriosa nos últimos anos. Este é o divisor de águas entre as duas candidaturas que disputam o segundo turno de nossa capital.", afirmou o partido. 

A candidata a vice-prefeita, Isabella de Roldão, também reuniu as principais lideranças do PDT para mobilizar as bases em prol de sua chapa. “Precisamos nos unir, fortalecer a nossa base e continuar no caminho do bem. O resultado virá. O tempo é curto, mas temos o candidato mais qualificado e que possui um programa de futuro para todas e todos”, afirmou Isabella. 

 Hélia Scheppa / Divulgação
Isabella de Roldão convoca militância pedetista para o segundo turno - Hélia Scheppa / Divulgação

Para o deputado federal Danilo Cabral (PSB), a campanha continuará com o mesmo tom propositivo e, com os espaços igualitários no guia eleitoral, as pessoas poderão conhecer melhor as propostas de governo de João Campos. “Temos convicção que iremos ganhar a eleição", crava o parlamentar. "No segundo turno o candidato tem uma oportunidade de explicitar melhor suas propostas. Quando João fala da preocupação com a criança, e apresenta o Hospital da Criança do Recife, o aumento no número de vagas de creche, quando fala da questão do crédito para empreendedores, tudo isso terá um espaço maior", afirmou Cabral. 

Os comparativos entre os 12 anos do PT e os oito anos do PSB à frente da Prefeitura do Recife também serão o ponto alto desta nova fase. "Geraldo tem um conjunto de avanços muito grande, o PSB tem um acúmulo de entrega a população, muito maior", completou o deputado. 

A pesquisa foi realizada de forma presencial entre os dias 16 e 18 de novembro de 2020. Foram entrevistados 1.001 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com o nível de confiança de 95%. A pesquisa, contratada pelo Jornal do Commercio e Rede Globo, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco sob o protocolo Nº PE 06514/2020.

RECORTES

A pesquisa Ibope/JC/Rede Globo aponta que as intenções de voto em João Campos, aumentam conforme diminui o grau de instrução e renda do entrevistado. Campos tem 52% entre eleitores com ensino fundamental, recuando para 33% entre os que têm ensino superior e obtém 44% entre aqueles cuja renda familiar é de até 1 salário mínimo, indo para 30% entre os que têm renda superior a 5 salários mínimos.

Além disso, o pessebista tem mais força entre eleitores que avaliam a gestão de Geraldo Júlio como ótima ou boa, registrando 63% neste segmento. No recorte por cor/raça, o candidato socialista possui 40% entre os que se declararam negros e pardos, 35% entre aqueles que se consideram brancos. No segmento religioso, João Campos tem a preferência de 44% dos evangélicos e 38% da religião católica. 

Nesta terça-feira (17), o pastor e deputado estadual Cleiton Collins (PP), reafirmou que estará apoiando João Campos, e que promoverá uma reunião com lideranças evangélicas que apoiaram o candidato Mendonça Filho (DEM), terceiro colocado nas eleições, para convencê-los a caminharem juntos ao socialista. 

“É impossível os cristãos, que defendem a família, apoiarem a Marília Arraes uma mulher que é contra a Bíblia Sagrada. A parlamentar, quando ainda era vereadora, tirou a Bíblia oficial da Casa José Mariano numa polarização. A atuação dela na Câmara com diversos temas que distorcem e desqualificam a família tradicional, sendo flexível a temas como o aborto, entre outros temas”, enfatizou o deputado estadual. 

O levantamento do Ibope também mostrou a vantagem que a candidata do PT possui a medida que a renda dos recifenses aumentam. João Campos não vence Marília em nenhum dos recortes por renda, nem mesmo no eleitorado com menor renda, no qual ele se saiu melhor nas pesquisas do primeiro turno.

Agora, o socialista e petista estão empatados no grupo com renda de até um salário mínimo, com 44%, cada. Outros 10% afirmaram votar em branco ou nulo e 2% não responderam. "Ainda assim não é um fato novo, se você for olhar o resultado de João Campos, ele saiu vitorioso nas zonas mais populares, uma ou outra é que teve um resultado mais apertado, mas ele ganhou nessas áreas", avaliou Danilo Cabral. 

O foco de fato será no antipetismo, o PSB acredita que poderá captar votos desse eleitorado mais conservador. “Como parlamentar e militante do PSB, imagino que na hora da decisão, quando o povo do Recife for escolher entre o PT e o PSB, comparando objetivamente as gestões, vai decidir por João Campos. Independente das classes econômicas, as menos favorecidas, a gestão do PSB tem feito ações voltada para todas as áreas, nós temos o que mostrar”

 

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Primeira rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para o segundo turno, mostra João Campos (PSB) com 39% das intenções de voto contra com 45% da candidata Marília Arraes (PT) - FOTO:FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
 Hélia Scheppa / Divulgação
Isabella de Roldão convoca militância pedetista para o segundo turno - FOTO: Hélia Scheppa / Divulgação

Comentários

Últimas notícias