Eleições 2020

A partir do debate da Rádio Jornal, Daniel Coelho diz ter visto Marília Arraes 'com mais preparo para governar'

Daniel Coelho (Cidadania) ainda não emitiu uma posição oficial sobre o apoio à Marília Arraes (PT), a João Campos (PSB) ou de neutralidade na disputa do segundo turno

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 20/11/2020 às 20:10 | Atualizado em 20/11/2020 às 20:44
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Hoje, Daniel Coelho é o coordenador da campanha da Delegada Patrícia (Pode) à Prefeitura do Recife - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

 

Arte: JC
Eleições de 2020 - Arte: JC

Depois de ter coordenado no primeiro turno da eleição do Recife a campanha da Delegada Patrícia (Podemos), o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) ainda não emitiu uma posição oficial sobre o apoio à Marília Arraes (PT), a João Campos (PSB) ou de neutralidade na disputa do segundo turno. Mas durante a sua participação no Debate da Super Manhã da Rádio Jornal desta sexta-feira (20), Daniel disse ter assistido o debate entre os candidatos na última quinta (19) no mesmo local, o que o levou à percepção de que Marília aparece como candidata com mais preparo para governar a capital pernambucana.

O deputado alertou que essa constatação é sob um ponto de vista pessoal, e que é preciso aguardar as próximas movimentações na campanha. O apoio de Daniel à petista chegou a ser cogitado, mas não se concretizou até então. 

"Eu diria que está começando agora o jogo, vamos ver como se comporta cada um. Assisti ao debate com João e Marília (Na Rádio Jornal, na última quinta-feira). Até disse que mesmo discordando um pouco aí do ponto de vista ideológico dos dois partidos, mas do ponto de vista pessoal, a gente percebeu Marília com muito mais conteúdo e muito mais preparo para governar", afirmou Daniel. 

>> 'Quem não concorda com mudança vai votar em João Campos', diz Marília Arraes (PT) em sabatina

>> Datafolha: Marília Arraes lidera com 41%; João Campos tem 34% na disputa para prefeito do Recife

Daniel questionou se Marília seria capaz de desvincular a sua candidatura às "pautas atrasadas" do PT, segundo ele. "Mas, do ponto de vista pessoal, foi um debate onde ficou gritante a diferença, o preparo e a experiência. A dúvida é: Ela consegue se desvincular do PT? Vamos ver ao longo da discussão do segundo turno", projetou o parlamentar. 

>> Daniel Coelho desiste de concorrer à Prefeitura do Recife e declara apoio à Patrícia Domingos

>> Para Daniel Coelho, Recife não aceita um segundo turno de dois primos, João Campos e Marília Arraes

Daniel era um dos principais fiadores da candidatura da Delegada Patrícia à Prefeitura do Recife. Ele chegou a se colocar como pré-candidato, mas desistiu do pleito depois da pulverização das candidaturas do campo da direita na capital pernambucana, e decidiu apoiar Patrícia. 

Saneamento Básico

O cenário do segundo turno da eleição do Recife foi levantado por Daniel ao falar sobre o Novo Marco Legal do Saneamento, aprovado em julho deste ano no Congresso Nacional com voto contrário de João Campos e abstenção de Marília, por questões de saúde, mas já se manifestou contra o projeto. 

A principal mudança prevista no novo Marco do Saneamento é aumentar a concorrência no setor. A partir dele, passa ser obrigatória a abertura de licitação quando estados e municípios contratarem serviços de saneamento. O processo deve ter a participação de empresas públicas e privadas. Atualmente 94% das cidades são atendidas por estatais e apenas 6% por empresas privadas.

Daniel afirmou estar preocupado pelo fato dos dois candidatos serem contra a nova legislação. "Você ser a favor de um modelo que fez o Recife durante 50 anos ser uma das cidades com uma das menores taxas de saneamento do Brasil? Não dá para ser a favor disso", resumiu. 

"Até acho que pode ser decisivo se algum dos candidatos fizer uma mea-culpa sobre a questão do saneamento neste segundo turno, se tiver coragem, até admitir que errou, mas de uma forma geral as pautas partidárias do PT e do PSB são muito parecidas e os dois parecem ter talvez as mesmas falhas em temas centrais como equilíbrio fiscal, novo marco do saneamento. Vai ser um grande desafio para os candidatos do segundo turno abordarem o eleitor que tem uma visão mais crítica desse modelo", completou Daniel. 

O eleitor de direita recifense é justamente o que deve ser conquistado pelos candidatos João Campos e Marília Arraes, nesta segunda etapa do pleito. Os votos nos outros candidatos somaram 42,87% no primeiro turno. Desse montante, 25,11% dos votos foram para Mendonça Filho (DEM) e 14,06% para a delegada Patrícia. 

Apoios

A maioria dos candidatos que não passou para o segundo turno declarou neutralidade no pleito, incluindo Patrícia e Mendonça, além de Carlos (PSL), Coronel Feitosa (PSC) e Charbel (Novo). Nesta sexta-feira (20), porém, Thiago Santos (UP) e o PCB, partido integrante da sua coligação "Frente de Esquerda", anunciaram apoio à Marília. 

"Nesse segundo turno, em que todos os candidatos que defendiam o Fascista Bolsonaro foram derrotados demonstrando a rejeição do povo recifense ao governo de Bolsonaro, Guedes, Mourão e dos banqueiros, não podemos ficar de braços cruzados. Se o governo municipal só favorece os ricos, devemos votar na oposição para derrotá-lo nas urnas", diz trecho da resolução da Unidade Popular. 

>> Apoios à Marília Arraes não mudam o jogo no Recife, mas não podem ser ignorados, dizem especialistas

Nesta semana, Marília ganhou uma série de apoios ao seu nome por lideranças que até então apoiavam seus adversários no pleito. A lista conta com o Podemos, partido da delegada Patrícia, o ex-senador Armando Monteiro (PTB), o deputado estadual Álvaro Porto (PTB) e o prefeito reeleito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL).

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias