Eleições 2020

Daniel Coelho desiste de concorrer à Prefeitura do Recife e declara apoio a Patrícia Domingos

O parlamentar afirmou que a delegada é ''a novidade dessa eleição''. Indicação do vice da pré-candidata será feita pelo Cidadania

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 14/09/2020 às 11:02
Foto: Agência Câmara
O deputado federal Daniel Coelho - FOTO: Foto: Agência Câmara
Leitura:

JC
Eleições 2020 - JC

Atualizada às 14h20

O deputado federal Daniel Coelho (CID), até então pré-candidato a prefeito do Recife, lançou, na manhã desta segunda-feira (14), um vídeo nas suas redes sociais onde diz que abdica da postulação para apoiar a delegada Patrícia Domingos (Pode) nas eleições de novembro. "Patrícia é a novidade dessa eleição. Mulher combativa, corajosa, teve a coragem de combater a corrupção desses que acham que são os donos de Pernambuco e do Recife", afirmou o parlamentar sobre a policial.

Logo no início do vídeo, o deputado faz referência à família Campos-Arraes, afirmando que os "donos do poder" já haviam decidido quem governaria Pernambuco e o Recife nos próximos 20 anos. "Os donos do poder fizeram o seu velho jogo maquiavélico. Combinaram tudo, compraram partidos, apoios e tempo de TV com o seu dinheiro, combinaram quem será o próximo prefeito, combinaram quem será o próximo governador. Combinaram quem será o próximo senador. Combinaram quem vai mandar nesse Estado nos próximos 20 anos. Só que eles não combinaram com o povo. Eles esqueceram de falar com a Dona Ana, com a Dona Maria, com o Sr. José, com as pessoas simples da cidade do Recife que querem liberdade, que não aceitam ser controlados por uma família por 40 anos, que condena Pernambuco ao atraso econômico, cultural e político", declarou.

>> Eleições 2020: De olho no tempo de TV, Daniel Coelho quer levar discussão sobre unidade da oposição no Recife até o fim

>> "Dividir a oposição só favorece João Campos e Marília Arraes", diz André Ferreira sobre eleição no Recife

>> Sem acordo no Recife, grupo de oposição se une em torno de Anderson Ferreira, Raquel Lyra e Miguel Coelho

 

Mais adiante, Daniel conta que, maior do que seu desejo de concorrer à prefeitura, é sua vontade de "libertar o Recife dessa oligarquia", e diz que, por isso, resolveu abrir mão da pré-candidatura. "Neste momento, o meu grande objetivo é libertar o Recife dessa oligarquia e, para isso, alguém precisava ter um gesto de humildade, de generosidade, mostrar que a política tem que ser exercida para com o outro e não para si. E é por isso que tomei a difícil decisão de abdicar da candidatura, mesmo estando bem colocado nas pesquisas, em nome de um projeto maior. Entendo que retirando a candidatura e apoiando a candidata Patrícia Domingos a gente tem condições de ir para o segundo turno e vencer as eleições", pontuou o parlamentar.

Até hoje, o grupo de oposição ao qual o Cidadania está vinculado no Recife possuía seis pré-candidaturas à prefeitura, incluindo a de Daniel. Há algumas semanas havia um impasse em torno do nome que a maioria dos partidos apoiaria, já que tanto Daniel quanto o ex-governador Mendonça Filho (DEM) haviam se colocado à disposição. No dia 31 de agosto, porém, o PL - partido presidido em Pernambuco pelo prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira - anunciou que apoiaria Mendonça e o PSC - comandado pelo deputado federal André Ferreira - marcou a data da convenção que deve oficializar o nome do deputado estadual Alberto Feitosa no pleito, deixando Daniel completamente isolado. De lá para cá, ficou a dúvida se Daniel manteria-se na disputa ou se apoiaria um outro candidato.

De acordo com o deputado federal Ricardo Teobaldo, que preside o Podemos em Pernambuco, com a aliança, a prerrogativa de escolha do vice na chapa de Patrícia Domingos passa a ser do Cidadania. "O vice é do Cidadania. Conversamos e definimos que o vice (de Patrícia) quem indica é o Cidadania. Não temos preferência por nenhum nome, Daniel vai decidir com o partido e nos apresentar amanhã ou na quarta", declarou. O parlamentar afirmou, ainda, que a convenção dos dois partidos ocorrerá simultaneamente na quarta-feira (16), a partir das 15h, no Restaurante Catamarã, situado no bairro de São José.

Segundo turno

No vídeo, depois de ressaltar o que considera as qualidades da delegada, Daniel deixa claro que a sua intenção ao apoiar a candidatura dela é tentar barrar um segundo turno entre PT e PSB no Recife. "Deixar que essas candidaturas pulverizadas construam um segundo turno de Marília (Arraes, PT) e João (Campos, PSB) não vai ter a minha digital. Não tenho dúvidas de que esse movimento que estou tomando hoje será seguido por muitos recifenses que querem libertar essa cidade e dar um basta a esse tempo do PT e do PSB", cravou.

Para Ricardo Teobaldo, a formação da chapa do Podemos com o Cidadania aumenta muito as chances do grupo de oposição de chegar ao segundo turno, mas o ideal seria reduzir ao máximo o número de postulações no coletivo. "Eu não sei se há possibilidade de reduzir as candidaturas (no grupo de oposição), mas seria mais inteligente não pulverizar tanto os candidatos de oposição. Se isso puder ocorrer, aumenta a nossa chance de ir para o segundo turno. Mas a união do Podemos com o Cidadania já foi um passo importante para chegarmos no segundo turno, pois todas as pesquisas mostram Daniel e Patrícia muito bem posicionados", ressaltou Teobaldo.

Patrícia Domingos foi procurada para comentar a aliança, mas sua assessoria de imprensa disse que ela só se pronunciará nesta terça-feira (15), às 10h, durante coletiva de imprensa virtual que concederá ao lado do próprio Daniel. Em um post no Instagram, a delegada republicou o vídeo do aliado e escreveu que "2020 é o ano da verdadeira mudança".

Comentários

Últimas notícias