Eleições 2020

João Paulo declara apoio à candidatura de Marília Arraes no Recife

João Paulo foi prefeito do Recife pelo PT por dois mandatos, mas agora está filiado ao PCdoB, partido integrante da coligação encabeçada por João Campos (PSB)

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 22/11/2020 às 18:32 | Atualizado em 23/11/2020 às 16:44
Foto: Divulgação
João Paulo pediu afastamento do PT. A saída do petista estaria envolvida com a candidatura de Marília ao governo - FOTO: Foto: Divulgação

O ex-prefeito do Recife, ex-candidato à Prefeitura de Olinda nessas eleições e atual deputado estadual João Paulo (PCdoB) declarou neste domingo (22) o seu apoio candidata à Prefeitura do Recife Marília Arraes (PT). Ele saiu do PT em 2018 em meio ao imbróglio envolvendo a candidatura de Marília ao Governo de Pernambuco, que acabou sendo rifada devido a retomada da aliança entre PT e PSB no estado. Marília também recebeu apoio de 12 congregações evangélicas e do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) neste domingo (22), além do reforço do deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) no sábado (21). 

João Paulo divulgou uma nota comunicando o apoio. "Nesse momento grave da disputa, quero reafirmar os princípios que sempre defendi e declaro o apoio à coligação PT/PSOL representada na candidatura de Marilia Arraes e João Arnaldo. Entendo que a população do Recife escolheu levar ao segundo turno candidaturas do campo progressista, deixando claro que não quer Bolsonaro. E agora a população precisa conhecer com profundidade as propostas defendidas para fazer sua escolha de forma livre, consciente e soberana", afirmou João Paulo.

>> PCdoB mantém apoio a João Campos no 2º turno das eleições para prefeito do Recife

>> Deputado federal do PDT, Tulio Gadêlha declara apoio a Marília Arraes no segundo turno do Recife

Atualmente João Paulo é filiado ao PCdoB, partido integrante da Frente Popular do Recife, encabeçada pelo adversário de Marília no segundo turno, João Campos (PSB). A legenda é presidida nacionalmente pela vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos e está na vice da atual gestão municipal de Geraldo Julio (PSB) com Luciano Siqueira, que também foi vice de João Paulo.

Na última quarta-feira (18), o partido divulgou nota reafirmando o apoio a João. "Para a vitória se completar, o PCdoB defende o fortalecimento de uma política de frente ampla democrática, com a unidade das forças da esquerda e do centro político da sociedade que se dispõem ao diálogo pelo bem comum e melhoria da vida das pessoas. A Frente Popular liderada por João Campos representa estes valores", diz a nota.

No início da nota publicada neste domingo (22), João Paulo rechaça os ataques feitos ao PT, seu ex-partido. João Campos tem apostado no antipetismo neste segundo turno e subiu o tom contra a sigla na campanha, inclusive com críticas às gestões do PT no Recife, governado por João Paulo entre os anos de 2001 e 2008.

"Quem faz campanha suja no Brasil é o PT", disse João durante o debate da TV Clube, na última sexta-feira (20). "Você lembra das brigas do PT e o que ela causou na cidade do Recife", afirmou o socialista, em outro momento do debate. 

Em nota pública declaro meu apoio à coligação PT/PSOL representada na candidatura de Marilia Arraes e João Arnaldo por...

Publicado por João Paulo em Domingo, 22 de novembro de 2020

"Não podemos aceitar a negação da grande contribuição do PT na vida democrática do Brasil, nas conquistas sociais e dos maiores avanços na gestão pública não só no Recife e em Pernambuco, do qual fiz parte e me orgulho, como no Brasil, com os governos Lula e Dilma", diz João Paulo, em trecho da nota. 

João Paulo critica, de forma genérica, "práticas de campanha covardes e intolerantes, que chegavam ao eleitor em forma de matérias apócrifas, difamações e calúnias" que enfrentou ao longo da sua trajetória política e que segundo ele, estão ainda mais fortes após a eleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). "Onde as chamadas fakes news se transformaram em arma política de primeira linha, capazes de influir decisivamente no processo eleitoral e ameaçar a democracia", diz. 

Reconhecimento do PT

Por meio de nota, o Diretório do PT em Pernambuco, presidido pelo deputado estadual Doriel Barros,  agradeceu o apoio dado por João Paulo à Marília. Durante o período de pré-campanha, houve disputas internas no PT, uma ala defendendo a candidatura própria e outra a manutenção da aliança do PT com o PSB, da qual Doriel fazia parte, assim como o presidente municipal do PT, Cirilo Mota, e o senador Humberto Costa (PT). 

Na nota, Doriel reconhece o legado deixado por João Paulo no Recife quando foi prefeito e a sua coerência ao apoiar Marília. "O projeto mais adequado para o futuro do Recife entre as candidaturas progressistas que disputam este segundo turno na Capital", diz trecho da nota. 

Ele destaca também a defesa das gestões do PT feita pela candidata ao longo da campanha. "Soube honrar a memória da administração construtiva sem precedentes de João Paulo na cidade durante oito anos", afirma na nota. 

"O resultado nas urnas no primeiro turno mostrou que a maioria do povo do Recife exige essa mudança. E os resultados das pesquisas de opinião na última semana demonstram que a unificação em torno da candidatura de Marília Arraes para se tornar a primeira prefeita da cidade é o melhor caminho para um futuro melhor para o município", completa Doriel. 

Evangélicos

O apoio das congregações evangélicas veio durante uma reunião de Marília com os líderes seus líderes neste domingo (22). Essa sinalização é vista como importante pois faz um aceno para o eleitorado evangélico do Recife. De acordo com a última rodada da Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada no dia 18 de novembro, João Campos tem larga vantagem neste grupo, com 44% das intenções de voto, contra 32% da petista.

Durante o ato com os líderes das congregações, Marília voltou a acusar o PSB de agredi-la pessoalmente. "Vocês estão sendo testemunhas das agressões pessoais que estão fazendo contra mim. Essa prática não é novidade no PSB, desse pessoal que fez o que fez com o Recife, que desrespeita a cidade, as pessoas e as mulheres", afirmou a candidata.

Segundo Marília, foram feitas acusações contra a sua fé. "Queria agradecer muito a todos vocês. Não sei como tem gente que tem coragem de chegar e fazer tantas acusações contra a minha fé. Passar tantos anos sendo atacada, agredida, machuca, mas tudo isso faz a gente crescer, aprender. Para mim, mostra o quanto a gente precisa resgatar a cidade de um grupo que não tem respeito pelo povo do Recife, pelas pessoas e por mim".

Marcelo Freixo

Marcelo Freixo gravou um vídeo para a candidata, publicado nas redes sociais dela. "Olá amigos e amigas do Recife, eu sou Marcelo Freixo, deputado federal do PSOL e quero dar o meu apoio à Marília Arraes. A Marília e o João Arnaldo vão mudar a mudar a cidade de Recife. Está na hora de eleger uma mulher prefeita do Recife. Número 13, Marília Arraes.

Túlio Gadêlha

João Paulo não foi a única liderança que foi de contra a orientação do partido para declarar apoio à Marília"Marilia é mais um ponto de convergência entre projetos políticos necessários para o futuro do pais. Estamos avançando nessa direção. Em São Paulo, Ciro e Lula estão juntos no palanque de Boulos. No Ceara, PT e PDT são aliados de primeira hora. Em Pernambuco, eu e Marilia temos muita esperança no futuro que virá. É hora de deixar as diferenças de lado e olhar o que, de fato, nos une. Porque a única forma de vencer o bolsonarismo e unindo o campo progressista no Brasil", afirmou Túlio Gadêlha pelas redes sociais no sábado (21). "Feliz de ter @tuliogadelha comigo nessa caminhada. O segundo turno é nosso!", disse Marília também nas redes sociais.

Carlos Lupi manifestou-se sobre o fato no Twitter, sem citar o nome de Túlio, e lembrou da aliança entre PDT e PSB desde o primeiro turno. "Qualquer posição de qualquer companheiro diferente desta é uma posição individual e que fere a decisão conjunta da direção municipal de Recife, endossada e apoiada pela direção nacional do PDT", afirmou Lupi.

Leia a íntegra da nota de João Paulo:

"Considero deploráveis os ataques ao PT - partido do qual participei desde sua fundação e que ajudei a construir por muitos anos. Sinto-me na obrigação de repudiar esse tipo de atitude política, que não constrói, não fortalece a disputa democrática em nosso estado e enfraquece as forças do campo progressista. Respeito o PT e a sua história. Não podemos aceitar a negação da grande contribuição do PT na vida democrática do Brasil, nas conquistas sociais e dos maiores avanços na gestão pública não só no Recife e em Pernambuco, do qual fiz parte e me orgulho, como no Brasil, com os governos Lula e Dilma.

Ao longo de 49 anos de militância sempre pautei minha vida política pela consciência de classe, defesa da democracia, por melhores condições de vida para o povo e pelo fortalecimento das forças de esquerda em nosso país. Em muitas disputas eleitorais enfrentamos o jogo pesado de práticas de campanha covardes e intolerantes, que chegavam ao eleitor em forma de matérias apócrifas, difamações e calúnias. Hoje, estamos diante de uma conjuntura política ainda mais grave com a ascensão de Bolsonaro, onde as chamadas fakes news se transformaram em arma política de primeira linha, capazes de influir decisivamente no processo eleitoral e ameaçar a democracia. Numa época de inversão de valores, em que a verdade se torna a primeira vítima, como nas guerras, gastamos muito tempo e energia para desfazer as mentiras, que caminham agora com velocidade bem superior à dos fatos.

Portanto, nesse momento grave da disputa, quero reafirmar os princípios que sempre defendi e declaro o apoio à coligação PT/PSOL representada na candidatura de Marilia Arraes e João Arnaldo.
Entendo que a população do Recife escolheu levar ao segundo turno candidaturas do campo progressista, deixando claro que não quer Bolsonaro. E agora a população precisa conhecer com profundidade as propostas defendidas para fazer sua escolha de forma livre, consciente e soberana.

Pela ética na política e nas eleições!
Lute pela democracia!"

Leia a íntegra da nota do PT-PE

"O caráter político, mais do que por realizações, é formado por reconhecimento e gratidão na vida pública. Esses são os pilares que fazem a diferença na história quando homens e mulheres são lembrados e lembradas por suas contribuições à construção de uma cidade, de um Estado, de um país. Por isso não nos surpreendemos com a notícia do apoio à eleição, neste segundo turno, da candidata Marília Arraes por parte do nosso companheiro João Paulo (PCdoB), protagonista de duas gestões do Partido dos Trabalhadores no Recife que deixaram a marca indelével da legenda que mais cuidou e mais cuida do povo da Capital pernambucana.

Da mesma forma que a nossa companheira Marília, durante toda sua campanha, soube honrar a memória da administração construtiva sem precedentes de João Paulo na cidade durante oito anos, o deputado estadual e ex-candidato a prefeito pelo município de Olinda, em coligação com o PT, faz prevalecer sua coerência como liderança política forjada nas bases da luta ao lado de trabalhadores e trabalhadoras, ao longo de quase meio século, para reconhecer o projeto mais adequado para o futuro do Recife entre as candidaturas progressistas que disputam este segundo turno na Capital.

Mais do que a opinião de quem ajudou a realizar as melhores gestões do Recife e sabe o que é melhor para a cidade, a adesão do companheiro João Paulo ao projeto do PT evidencia a experiência de um líder que ao longo de sua trajetória política desenvolveu a sabedoria de que a coerência e o respeito aos próprios princípios estão acima da legitimação de qualquer projeto pessoal. E ainda de que a unificação em torno da candidatura de Marília é o melhor caminho para atender aos anseios do povo do Recife, que no primeiro turno já deixou evidente que em sua maioria não compactua com o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff; com a prisão política do presidente Lula; e com o desastre do desgoverno Bolsonaro e todas as consequências nocivas para o Brasil, que contaminam inclusive adversários com suas práticas antiéticas, sobretudo de fabricação das atualmente tão comentadas fake news.

Recebemos a adesão do companheiro João Paulo com muita satisfação e com a certeza da compreensão mútua da necessidade de que o Recife precisa sim, de mudança, porém, é preciso que seja respeitado o passado histórico dos anos de administração da cidade que construímos juntos.
O resultado nas urnas no primeiro turno mostrou que a maioria do povo do Recife exige essa mudança. E os resultados das pesquisas de opinião na última semana demonstram que a unificação em torno da candidatura de Marília Arraes para se tornar a primeira prefeita da cidade é o melhor caminho para um futuro melhor para o município.


Recife, 22 de novembro de 2020

DORIEL BARROS
Deputado estadual e presidente do Diretório Estadual do PT em Pernambuco"

Comentários

Últimas notícias